Cursinho pré-vestibular, vale a pena?

Talvez a pergunta que eu mais tenha ouvido nestes muitos anos como professor foi: “Vale a pena fazer cursinho pré-vestibular”? E minha resposta, invariavelmente, acaba sendo essa: depende! É exatamente isso, depende. Você que, apesar de ser ainda bem jovem, é humano, já deve ter percebido que saber qual é o melhor caminho de antemão, ou seja, mesmo antes de tê-lo percorrido é extremamente angustiante, pois nunca temos acesso a essa resposta.

Mas apesar disso posso orientá-lo para que a sua tomada de decisão ocorra de uma maneira um pouco mais suave. Primeiramente vamos deixar uma coisa clara. Uma parte da “culpa” de você estar passando por todo este estresse do vestibular, é dos cursinhos! Digo isso baseado na constatação de que esta espécie de “escola” consegue faturar uma montanha de dinheiro, todos os anos, vendendo a “ilusão” de que ao fazer este ou aquele cursinho você entrará na Universidade de sua preferência! Ora, isso não é totalmente verdade. Esse fato só será real caso você, que fará o cursinho, estude muuuuuuuuuuuuuuito para estar preparado para realizar as provas. Mas caso você resolva fazer o mais fácil que é não estudar, o problema é seu! O cursinho não tem nenhuma obrigação de lhe conseguir a tão sonhada vaga, afinal, o que interessava para esta instituição já foi alcançado: que você pagasse em dia as suas mensalidades!





Você realmente quer fazer um curso universitário?





É a chamada indústria do Vestibular, que tem um forte “Lobby” dentro do congresso nacional no sentido de evitar, por exemplo, que exames como o do ENEM, juntamente com programas como o do SISU, tomem o lugar do velho e lucrativo vestibular! É por isso que eu digo: parte da “culpa” de você realizar o vestibular é dos cursinhos pré-vestibulares!

Mas a questão ainda permanece. Vale, ou não, a pena fazer o tal cursinho? Vou ser aqui bem objetivo. Se você tem condições de pagar o que eles estão cobrando de mensalidade e está REALMENTE EMPENHADO EM ESTUDAR, eu diria, infelizmente, que sim. Como eles fazem parte do “esquema” vestibular, sabem como orientar seu estudo para que possa fazer as tão temidas provas. Mas caso você não possa pagar por esse serviço que, diga-se de passagem, é bem caro, mas está REALMENTE EMPENHADO EM ESTUDAR, eu diria que a sua perda não será tão grande assim!

Veja, no fundo o maior problema não está em fazer ou não um cursinho pré-vestibular, mas sim no quanto você está disposto a estudar. Infelizmente, e nisso minha geração tem uma parte da culpa, você cresceu aprendendo que não era necessário estudar, ou se esforçar, para conseguir passar ao próximo ano letivo. Com a “progressão continuada” tudo ficou muito fácil, e agora, quando é cobrado para estudar de verdade para realizar os testes dos vestibulares, não sabe como fazê-lo! Mesmo assim é necessário para você que quer uma “posição melhor” na sociedade, um “trabalho melhor”, um esforço extra nesse momento de sua vida. Se serve de consolo posso dizer que passei por um problema parecido e escolhi o caminho do estudo. E hoje digo que não me arrependo em nenhum momento de ter feito esta escolha. Não é fácil estudar, eu sei, mas quando conseguimos realizar esta façanha ela é extremamente prazerosa!





Cursinho pré-vestibular online e gratuito!





Por isso pense no que realmente você quer para a sua vida! Não fuja mais uma vez deixando para amanhã o que tem que ser decidido hoje! Afinal, cada dia que passa, caso sua escolha seja a de estudar, é um dia a menos para se preparar!
Copyright© 2010-2020 HISTOSOFIA - modelo por Jason Morrow