0

10% Humano

Com muita frequência ouço que vocês, jovens, não gostam mais de ler! Os meus 25 anos como professor mostraram-me exatamente o contrário, pois todos os dias encontro não um ou dois alunos lendo na escola, mas sim vários e de variados assuntos. É por isso que continuo indicando livros aqui para vocês.

Para hoje a minha indicação recai sobre um livro que não é de história, apesar de também traçar uma panorama histórico de seu objeto de pesquisa, as bactérias.

O título do livro é 10% humano de Alanna Collen. Como você já pôde perceber até aqui, o livro vai trabalhar uma questão que durante o nosso dia a dia não nos damos conta da existência, as bactérias. A autora vai apresentar algumas pesquisas recentes que começam a mostrar que a nossa tão exaltada humanidade talvez não seja "tão humana assim"! Essa forma de ver já pode ser percebida quando observamos o próprio título do livro que ao nos apresentar a quantidade de células humanas em nosso corpo, 10%, já mostra que nos compreendermos como humanos únicos pode ser algo complicado, afinal de cada 10 células de seu corpo somente uma é humana, as outras são de bactérias e fungos, por exemplo.

Para ficar mais fácil compreender o que a autora quer dizer com tudo isso, veja abaixo como ela mesma apresenta essas ideias na contracapa de seu livro.

Há muito mais coisas em seu corpo do que você poderia imaginar. Cerca de 100 trilhões delas, para ser mais exato.  
Para cada célula humana em nosso organismo, há outras nove impostoras, pegando carona. Você não é formado apenas de carne e osso, sangue e músculo, mas também de bactérias e fungos. Não é um indivíduo, mas uma colônia – um ecossistema. Somos apenas 10% humanos.
Até pouco tempo atrás, os micróbios eram vistos como invasores, inimigos, parasitas. Estávamos decididos a exterminá-los. Mas a ciência vem revelando uma história bem diferente: os micro-organismos comandam nosso corpo e evoluíram numa relação de estreita simbiose com os humanos – e é impossível ser saudável sem eles. 
Neste livro instigante e revolucionário, a bióloga Alanna Collen apresenta as últimas pesquisas científicas e mostra de que forma os micróbios que habitam o corpo determinam nosso peso, o funcionamento de nosso sistema imunológico e até mesmo nossa saúde mental. 
Além disso, mostra como as doenças modernas – obesidade, autismo, transtornos mentais, problemas intestinais, alergias e doenças autoimunes – teriam uma causa comum: o fato de não estarmos cultivando uma boa relação com nossa colônia pessoal de micro-organismos. 
Esta nova perspectiva traz uma boa notícia: ao contrário de nossas células humanas, nossa colônia microbiana pode ser alterada para melhor. Depois de 10% Humano, você nunca mais vai enxergar seu corpo – e sua vida – da mesma forma.





Leia um pouco mais sobre o assunto -  Cientistas descobrem possível relação fascinante entre bactérias intestinais e a saúde.





Esse livro vai lhe surpreender e apesar de todos os exageros que ele possa estar cometendo, afinal novas ideias sempre são mais empolgantes do que a realidade, no mínio essa obra traz à tona uma discussão da forma com estamos tratando o nosso corpo, os seres que habitam nele e a maneira como ele está respondendo com a "criação" das doenças do século XXI. Espero que gostem da leitura.






Aqui o site da editora do livro.







Gostaria de ler bons livros?

Que tal opinar sobre o que acabou de ler !

Postar um comentário

Seja bem vindo !! Aqui é o lugar onde você pode dizer o que pensa sobre o que acabou de ler em nosso artigo !!

Porém:

- Capriche no português.
- Identifique-se ! Quero poder agradecer a participação.
- Evite palavrões ou palavras que tenham duplo sentido.

Copyright© 2010-2017 HISTOSOFIA - modelo por Jason Morrow