1

Internet ajuda ou atrapalha os estudos?

Caros amigos, sem dúvida essa é uma questão que vai trazer inúmeras polêmicas durante vários anos ainda. Mas para não ficar "em cima do muro" posso já dizer que sou a favor da utilização da internet para melhorar nossos estudos.


O problema maior não está se a internet é boa ou não para o aprendizado. Uma ferramenta capaz de comportar praticamente todo o conhecimento humano não pode ser deixada de lado como se fosse algo supérfluo, pelo contrário, devemos estimular seu uso para que possamos cada vez mais aprender com nosso erros e acertos ao utilizá-la, na tentativa de transformar essa internet em algo que vá além das redes sociais.

Talvez um problema grave no uso dessa ferramenta esteja na pouca maturidade dos jovens que a utilizam para os estudos. Como exemplo posso usar a minha experiência nesse ramo. Como aluno, que ainda sou em vários cursos, a internet, com a possibilidade do EAD (Educação à Distância), se mostra fantástica pois possibilita que eu tenha acesso a um conhecimento que de outra forma teria pouca chance de obter.









Por outro lado, como professor que utiliza essa ferramenta com jovens do Ensino Médio tenho uma experiência não tão favorável. Isso porque desde cedo percebi que a noção de que todos eles são "nativos digitais" é uma falácia, isso porque muitos jovens sabem apenas usar o básico das redes sociais e dos jogos. Quando são mais exigidos apresentam muitas dificuldades para realizar tarefas que vão além do que estão acostumados, como encontrar "conhecimento" nesta vasta rede, por exemplo.

É aqui que minha tese se sustenta. O problema não é saber se a internet deve ou não ser usada na educação, como já disse, ela deve, a questão talvez esteja em que para se estudar "sozinho", defronte a um PC ou a um celular a maturidade deve ser maior do que aquela exigida para aprender em uma sala de aula convencional. Isso porque nesta modalidade existe um professor "fiscalizando" e orientando esse mesmo jovem para que ele realize seu trabalho, o que não acontece no EAD, pois o fiscal passa a ser a sua própria consciência/maturidade coisa que muitos jovens, pela própria condição de juventude ainda não possuem.


Abaixo deixo dois LINKS para matérias que podem ajudar a melhorar seus estudos na internet.


Um comentário :

  1. E você, como lida com a internet em seus estudos? Ela mais atrapalha ou ajuda na sua produção?

    ResponderExcluir

Seja bem vindo !! Aqui é o lugar onde você pode dizer o que pensa sobre o que acabou de ler em nosso artigo !!

Porém:

- Capriche no português.
- Identifique-se ! Quero poder agradecer a participação.
- Evite palavrões ou palavras que tenham duplo sentido.

Copyright© 2010-2017 HISTOSOFIA - modelo por Jason Morrow