34

Guia para o estudo da História - Vestibular !


Quando pensamos em estudar História para os vestibulares, uma dúvida surge: Afinal, o que devo estudar neste oceano de informações que é a História da Humanidade ?!? Realmente essa é uma boa indagação, pois não é fácil imaginar que você terá que rever toda a matéria para poder passar no temido VESTIBULAR !!!

É por causa desta angústia recorrente sofrida pelos vestibulandos e na tentativa de ajudar que gostaria de mostrar um caminho possível. É verdade que qualquer tema desta disciplina pode ser cobrado nos exames vestibulares, mas existem alguns deles que são mais frequentemente utilizados por aqueles que criam estes mesmos exames. É por isso que passo a apresentar, na visão deste humilde professor, quais seriam os principais tópicos que você deve REALMENTE SABER se quiser realizar uma boa prova de história.





Aproveitando seu interesse nos Vestibulares, veja a nossa página que trata das Competências e Habilidades cobradas no ENEM. - Competências e Habilidades: Enem






Os temas sugeridos que aparecerem com links, se clicados, abrirão outros artigos que poderão ajudar na compreensão do assunto proposto.


Uma dica inicial:

Um ponto muito cobrado pelos vestibulares atualmente está na capacidade do aluno em relacionar temas do cotidiano, tanto nacionais como internacionais, apresentados pela mídia em geral, com os fatos históricos. Isso no sentido de saber se o candidato consegue entender o mundo que o cerca e a relação histórica existente neste mesmo mundo.



Comecemos pela História do Brasil:

É importante dar ênfase às economias do açúcar e do ouro, no período colonial, e ao processo deindependência política. Também vale saber sobre a expansão do café (importante para São Paulo), sobre a primeira metade do século XX e sobre a República Velha e da Era Vargas. Não deixe também de estudar sobre os golpe militar de 1964, os 20 anos de governo de  exceção e a redemocratização do Brasil.


Agora a História Geral:

Podemos dizer que geralmente existem mais questões sobre História Moderna e Contemporânea do que sobre História Antiga e Medieval. O conhecimento de história tem sido avaliado, principalmente, através da interpretação de textos que podem ser tanto históricos como também de opinião, com citações de autores relevantes para a temática cobrada.


Relação dos tópicos mais cobrados:

Idade Antiga: a História da Grécia e de Roma, especialmente a democracia ateniense e a formação, as instituições e a decadência do Império romano.

Alta Idade Média: o islamismo, a configuração do feudalismo e a sua cultura, o poder da Igreja Católica.

Baixa Idade Média: as transformações que deram origem ao renascimento comercial e urbano e a formação do Estado Nacional.


Idade Moderna: Como foi dito, esse é um dos períodos mais lembrados na hora de serem formuladas as questões de história para os vestibulares. Por isso é fundamental saber sobre o Renascimento e a Reforma Religiosa, a Inquisição, a Revolução Comercial e o Estado Monárquico Absolutista. Neste momento rever a chamada “descoberta” da América e a relação deste fato com as mudanças que ocorreram tanto a Europa como mesmo na América é importante. Também deste período é prudente não só saber o que cada fato isoladamente significa, mas sim poder interpretar e entender os fundamentos das mudanças que estavam ocorrendo neste momento, isso para que você possa justificar os motivos das destas mudanças. Assim, por exemplo, é importante reconhecer a importância de Martinho Lutero e João Calvino para a Reforma Religiosa; de Nicolau Maquiavel, Thomas Hobbes e Jacques Bossuet para o Absolutismo. Ainda, no final da Idade Moderna, inspiradas no pensamento Iluminista, eclodem as revoluções liberais. Da mesma forma deve-se observar aos fundamentos propostos por John Locke, Montesquieu, Rousseau, Voltaire e pelos fisiocratas, como também a relevante Independência dos Estados Unidos. Isso tudo é claro sem se esquecer da Revolução Industrial e das mudanças radicais no modo de produzir e de viver das pessoas daquela época.


Idade Contemporânea: a Revolução Francesa, suas causas e as suas fases, especialmente o conflito entre jacobinos e girondinos na Convenção Nacional; o Terror de Robespierre e a fase derradeira com o golpe 18 Brumário de Napoleão Bonaparte. Isso tudo para poder entender as mudanças ocorridas na política/sociedade daquela época que engendraram, em grande parte, a sociedade que conhecemos hoje.


Século XIX: a nova ordem política européia após a queda de Napoleão com o Congresso de Viena; as Revoluções liberais e nacionalistas, a Comuna de Paris, as independências na América Latina e o Imperialismo. Deste período, observe a importância do liberalismo de Adam Smith e o socialismo, especialmente de Karl Marx.


Primeira metade do século XX: a Primeira Guerra Mundial, a Revolução Russa de 1917 e a Crise de 1929 nos Estados Unidos. Deste período, observe a falência da democracia liberal e o surgimento dos Estados Totalitaristas (fascista e nazista) e a Segunda Guerra Mundial (1939-1945).


Segunda metade do século XX: a Guerra Fria, especialmente as tensões internacionais dos anos 50 e 60 (Guerra da Coréia, Revolução Cubana e Guerra do Vietnã); a Nova Ordem Mundial fundada na globalização com a desagregação do Império Soviético, como também, o neoliberalismo, as nações emergentes, o fundamentalismo islâmico e os seus reflexos internacionais, o desempenho do FMI, da ONU e da OMC e a atuação do Império Norte-Americano, além de saber sobre a Crise Financeira da Europa e dos EUA que assola o nosso mundo hoje, compreendendo a importância dos BRICs no atual cenário Mundial e a Primavera Árabe.


É isso, como vocês podem ver não é necessário saber TODA a HISTÓRIA para estar bem preparado para os exames vestibulares, mas é fundamental ter um bom conhecimento de alguns fatos marcantes e, principalmente, saber como relacioná-los com a época em que estes aconteceram, assim como também saber ligá-los com o nosso cotidiano. Boa sorte e Bons estudos. Caso precise, você sabe onde encontrar o seu velho professor de História !!

34 comentários :

  1. Diga-me agora você !!!! Estudar tudo isso vai ser moleza ou você só vai "dar um tapa" nos conteúdos de História para tentar, quem sabe, enganar o Monstro do Vestibular !!!! rs rs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito pertinente todas as recomendações, me identifiquei com este cronograma de estudos e acho que muitos que estavam sem saber por onde começar ficam aliviados ao ver este artigo.

      Ótimo blog, parabéns.

      Obrigado

      Excluir
  2. Olá professor Alexandre, também sou professora (licenciada em matemática pela UFRJ e mestrado pela PUC-RJ), chamo-me Hellen.
    Bom, decidi tentar vestibular para medicina, curso que sempre quis fazer antes da matemática(2 paixão), e não poderei fazer cursinho, então, gostaria de uma dica de livros bons de história do Brasil e Geral que possa me auxiliar. Poderia me ajudar?
    Parabéns pelo blog, muito legal suas dicas! Vou me orientar por elas ao estudar esta disciplina

    Abraço, Hellen.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hellen, primeiramente deixe-me agradecer pelos elogios ao Blog, apesar de tudo é um trabalho gratificante ! Legal saber que ainda existem pessoas preocupadas com seu sonhos, por vezes parece que todos esquecem de sonhar. Medicina, você me diz, é sua paixão. Curiosamente minha segunda paixão se parece com a sua, afinal adoro matemática e física; por isso tenho alguns estudos em História da Ciência.

      Mas deixando as divagações de lado, vamos ao que você que saber. Um bom livro para estudar História para o Vestibular, ainda mais o de Medicina, que eu possa lhe indicar, talvez “não exista”. Com isso quero dizer que a quantidade de informação histórica cobrada em um vestibular é muito extensa para ser condensada em uma única obra !

      Mas, sabendo disso, poderia, mesmo assim, indicar o próprio material dos cursinhos ditos “pré-vestibulares”, pois os mesmos sabem condensar o que é “mais importante”, leia-se “mais cobrado”, para saber para o Vestibular.Além deste material, posso dizer que qualquer livro didático do ensino médio pode ser útil, principalmente para estudar os temas da História Moderna e Contemporânea, além de história do Brasil após a Proclamação da República, temas que são mais cobrados nos Vestibulares.

      Além deste, deixo duas indicações que podem ajudar, apesar de serem obras mais no estilo “histórico/jornalístico” do que realmente livros de “historiadores”, por isso até mais fáceis de ler. Ambos podem dar um “panorama geral” para você. O Primeiro é o já famoso “Uma breve história do Mundo”, para a História Geral. O Segundo é “Brasil: Uma História” do autor Eduardo Bueno.

      É isso, espero ter ajudado e bons estudos para você !

      Excluir
  3. Nossa Professor muitíssimo obrigada Me ajudou muito a relembrar as matérias rsrs adorei o blog !

    Abraços ,Mariana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mariana, fico feliz por ter ajudado e agradeço sua visita aqui em nosso blog !

      Excluir
  4. Caro Professor,
    Vou iniciar os meues estudos para os vestibulares mais concorridos do Brasil no início de fevereiro.Estou muito nervosa pois,tenho medo de esquecer de estudar algo.
    Não farei cursinho,estudarei em minha casa.Lutarei,para alcançar o meu objetivo.Quando se deseja algo não há nada que possa nos impedir de fazê-lo.
    Estou terminando de ler "O colecionador de lágrimas" e então começarei a ler o livro que o senhor me deu.
    Se já estou viajando novamente pela segunda guerra mundial,então começarei a viajar pela história mundial.
    Esse mês,estou correndo atrás de todo o material para estudar.
    O senhor acha que os livros do guia do estudante são bons?
    Um grande abraço,
    Tainá.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tainá, por experiência própria, como você bem sabe, posso lhe dizer que estudar sozinho não é fácil ! Mas conhecendo um pouco você, posso afirmar que penso que pode ser possível no seu caso, afinal, você tem o mais importante, o gosto pelos estudos. Com relação ao material do guia do estudante eu não conheço todo ele. Tive a oportunidade de trabalhar com alguns textos que encontrei no material de História deste guia e posso lhe dizer que são bem didáticos, o que é importante para quem estuda sozinho.

      No mais, acho que você pode chegar ao final de 2013 com boas possibilidades de passar no vestibular que você quer, isso porque o mais importante você já tem: a vontade de continuar estudando e crescendo nesta vida !

      Excluir
  5. Acredito que a jornada não será fácil. Eu terei que aprender a conciliar trabalho e estudos. Por várias vezes, pensei em fazer um cursinho, mas acredito em minha capacidade. Conversei, com vestibulandos e enfrentarei essa jornada. A internet será uma ferramenta benéfica, pois poderei esclarecer minhas dúvidas com vídeos educativos.
    Para o Professor, também não foi algo fácil. Sentir prazer em estudar, em descobrir mundos distintos é algo inexplicável.

    Um abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tainá, no que eu puder lhe ajudar pode contar comigo. Você sabe onde me encontrar !

      Excluir
  6. Adorei seu blog e suas dicas são muito proveitosas. Farei o vestibular da UFPR e da UTFPR e pretendo fazer um cursinho, mas gostaria de algumas dicas de livros sobre as Ciências Exatas, que é o que mais terá no vestibular que farei.

    Obrigado, Janderson Marques

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Janderson, muito obrigado por compartilhar conosco aqui no Blog um pouco de seus projetos/sonhos. Como você bem sabe a caminhada não é fácil, mas o resultado é muito prazeroso. Com relação a uma indicação de livro na área das ciências exatas para o vestibular, confesso que não me sinto confortável para fazer tal “prescrição”. Mas se quiser ler alguns livros que tratam, também, das ciências exatas, mas com um viés mais histórico/filosófico eu poderia indicar três que gostei muito. O primeiro é de um prêmio Nobel e Química de nome Ilya Prigogine – As leis do Caos. O segundo é além de tudo Histórico, pois está inserido nas mudanças que ocorreram com o Iluminismo europeu. O autor é Fontenelle e o título Diálogo sobre a pluralidade dos mundos. E finalmente um livro do famoso Einstein: A teoria da relatividade especial e geral. Este, um livro de divulgação de suas idéias escrito pelo próprio Einstein para o público em geral, e por isso mesmo, mais fácil de compreender. Espero que goste.

      Excluir
  7. Olá Alexandre.
    Primeiramente quero dizer que gostei muito do seu blog
    e já li diversas postagens. Achei todas muito produtivas
    e me fizeram esclarecer muita coisa que estava latente em mim.
    Enfim, meu nome é Maysa, estou no 3° ano do ensino médio
    e trabalho como bolsista de iniciação cientifica para o CNPq
    na área de sociologia. Prestei a Fuvest recentemente em 2012
    como treineira ( só para sentir o drama ) e acertei
    somente 31 questões, o que me deixou extremamente triste.
    Mas neste ano de 2013, estou empenhada em prestar novamente,
    mas a fuvest não é minha prioridade, vou tentar unesp, unicamp e
    UFABC para Artes Cênicas. Então fiz a prova para ganhar bolsa ou desconto do cursinho ETAPA, porque pensei " Se quero entrar em uma faculdade pública ou federal preciso fazer cursinho para ter uma boa base ", Porém minha irmã que já fez o cursinho ETAPA por 1 ano e não conseguiu entrar na USP ( que era o sonho
    dela ), enfim ela me disse que eu nao deveria fazer isso
    porque alem de ser caro eu não iria conseguir conciliar o
    teatro, escola e cursinho, e além de tudo iria " jogar dinheiro
    para o alto " ... Então agora não sei o que fazer. Não
    quero sustentar uma empresa milionária, e não gastar dinheiro
    atoa, também não sei se meus pais vão conseguir pagar o cursinho
    porque é realmente CARO. Porém, meu futuro esta em jogo.
    Tenho medo de estudar sozinha e nao conseguir me
    empenhar o suficiente, porque nao vou ter a base do cursinho
    para dizer o que eu devo estudar e ter as boas aulas.
    Tenho ótimos professores apesar de estudar em uma escola pública,
    mas não vai ser o suficiente, sei disso.
    Me ajude, preciso de uma Luz, rs.
    Será que consigo estudar por conta própria ?
    E sera que vou ter que deixar de lado minha atividade
    predileta que é o teatro ??
    O que eu faço ??? rs
    ( desculpe, acho que escrevi demais )
    Obrigada pela atenção. Parabéns pelo blog, de verdade !!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Maysa, agradeço imensamente aos elogios sobre o nosso Blog. Agora com relação as suas dúvidas posso dizer que elas no fundo são pertinentes. Fazer ou não cursinho é uma decisão muito pessoal. Passa, principalmente, por ter VONTADE e TEMPO para poder se dedicar a tão árdua empreitada. Fazer o terceiro ano, mesmo que seja só para passar, juntamente com o teatro, algo que você parece gostar e ainda por cima o cursinho pode ser demais ! Veja, eu disse PODE, isso porque muito da resposta, se vale ou não fazer um cursinho nestas condições, passa por você e pela sua vontade/dedicação. Você, assim como muitos que me escrevem sobre este assunto, está entrando em uma fase da vida onde as cobranças e as responsabilidades só tendem a crescer, isso quer dizer que a escolha ou não da realização neste ano de um cursinho, que é caro, como você mesma disse, depende muito do que você realmente quer. O exemplo de sua irmã é somente um exemplo, isso porque cada um se comporta diferente quando enfrenta realidades semelhantes. Com isso quero dizer que o que aconteceu com ela necessariamente não vai acontecer com você.
      Eu sei que até aqui eu não falei o que você queria ouvir, se é correto ou não fazer o cursinho. Posso lhe garantir que eu não tenho essa resposta, isso vai depender muito mais de uma análise profunda sua sobre você mesma, descobrindo, portanto, o que você realmente quer em seu futuro. Como não sei qual o curso que você escolherá, artes cênicas ou sociologia, como você mesma disse, não posso ir mais longe me minha análise. Mas posso, para finalizar, dizer que talvez em seu caso possa ser possível, pelo que você apresentou, entrar em uma Universidade via SISU/ENEM. Caso isso esteja nos planos, posso dizer que, por enquanto, estudar para o ENEM sozinha ainda é um pouco mais fácil do que para vestibulares como os da USP, Unicamp e Unesp. Por isso, peço que você realmente pense sobre seus projetos para o futuro, e quando resolver o que fazer, não tenha medo de encarar o que quer que seja para poder continuar estudando!

      Excluir
  8. Olá, estou no ultimo ano, portanto esse é ano de vestibular. Quero prestar para História, e confesso que desde o começo do ano estou muito nervosa com medo de não passar. Bom, pretendo passar na UNICAMP. Tenho estudado de tudo, afinal, o vestibular usa todas as matérias, e as dicas aqui citadas já estão na minha lista.
    Vi em um comentário acima que uma pessoa pediu livros ao qual serviriam de ajuda na hora do estudo, meu pedido é quase igual, poderia indicar livros que são importantes ler durante o curso de história? Gostaria de ir adiantando um pouco, e me preparar um pouco mais.
    Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Patrícia, obrigado por participar de nosso blog. Já com relação ao seu pedido, gostaria de dizer que a paciência é uma virtude pouco cultivada em nossos dias, mas que, como historiadora, você deverá tê-la. Sendo assim, nesse momento seria melhor você se dedicar aos estudos para o vestibular, afinal, você escolheu estudar em uma ótima Universidade que possui um vestibular um tanto trabalhoso. Ao mesmo tempo você deve cultivar sua paciência, pois em breve “infinitos” textos e livros serão apresentados para você e lhe abrirão, na hora certa, novos mundos a serem explorados ! Tenha calma !

      Excluir
  9. Ola Professor!
    Eu sou Alex, irei prestar vestibular para o curso de Historia no ano que vem. Achei muito bom seu artigo, e tambem um pouco assustador pelo fato de ter muito conteudo pra estudar rsrs. Gostaria de saber como eh a dinamica das aulas na faculdade! Grato.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tudo bem Alex!

      Primeiramente obrigado por visitar esse nosso blog. Agora com relação a sua pergunta, posso lhe dizer que estudar história é algo realmente fascinante. Também posso lhe afirmar que apesar de todos os pesares, e são muitos em nossa sociedade, ser um educador em história é algo muito gratificante e que vale a pena ser muito bem feito.

      Já com relação a sua pergunta, posso lhe dizer que estudar história é algo que requer de você muita dedicação a leitura e a interpretação. Você vai perceber que cada fato histórico é apresentado de diferentes formas por diferentes fontes e de diversas maneiras. Nesse ponto o trabalho do historiador é buscar dentro dessa multiplicidade o que realmente pode ser considerado como fato histórico. É por isso que, em grande parte, nosso trabalho, quando pesquisadores, é bastante solitário e analítico.

      Excluir
  10. Oi professor! Estou no último ano do ensino médio e esse ano é o temido ano dos vestibulares. Eu estudo em Escola Técnica Estadual e não pretendo fazer cursinho por questão de ser caro, então pretendo estudar em casa. Mas ando com algumas dúvidas na área de história como: É mais importante saber mais sobre o Brasil(períodos, colonização, era vargas, JK, dentre outros) ou é preciso estudar mais de um modo geral, não focando só no Brasil? Eu já venho estudando faz algum tempo.. Já estudei Roma, Grécia, Islamismo, Renascimento, Reforma, Revolução Industrial e Francesa... Mas estou com medo de a história do Brasil ser mais importante e eu não esteja dando a devida atenção. Meu foco é o ENEM, pois quero faculdade federal(UFU) e pretendo passar pelo SISU. O que e senhor poderia me falar sobre o assunto?
    Obrigado desde já e parabéns pelo blog, muito proveitoso!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro amigo(a)

      Para se prestar qualquer vestibular é fundamental que você tenha um bom conhecimento da História do Brasil, principalmente do período que vai desde a Revolução de 1930 até os nossos dias. No mais, o que você tem estudado em história geral está realmente no caminho certo.

      Excluir
    2. Obrigado pela resposta ^^

      Excluir
  11. Oii , queria uma dica de livro de historia bom referente a economia e politica, porque vou fazer um vestibular e sempre cai questões referente a esse assunto

    ResponderExcluir
  12. Muito bom! Estava completamente perdido e você me deu uma luz de onde começar, e me despertou vontade de estudar! Gostei da maneira como relacionou os assuntos. Parabéns!

    Abraços

    ResponderExcluir
  13. Muito bom. Está me ajudando muito este estudo. Estou me preparando para o vestibular 2014, essas matérias me ajudaram, certo?

    ResponderExcluir
  14. e na questao da redação? o que fazer?

    ResponderExcluir
  15. oiiiiii gostaria de ajudaaa na questao da redação pro vestibular de historia!

    ResponderExcluir
  16. Oi meu nome é Lisandra tenho 42 anos concluí o curso de Letras em 1986 e não estu- dei mais, estou bastante enferrujada será que tenho chances estudando em casa?

    ResponderExcluir
  17. Lisandra, como disse no texto "Cursinho pré-vestibular, vale a pena?" estudar é realmente o que importa. É lógico que tanto tempo longe pode trazer alguns problemas, mas a vontade e o empenho podem amenizar essa questão.

    ResponderExcluir
  18. Gostaria de uma indicaçao de livro de história mundial para conhecimento. Viajo o mundo e tenho vontade de relembrar o que estudei no colégio. se puder indicar um livro, agradeço. Ludmyla

    ResponderExcluir
  19. Ludmyla, um bom livro, fácil de ler, em um estilo um pouco jornalístico seria "Uma Breve História do Mundo" de Geoffrey Blainey

    ResponderExcluir
  20. Amei, eu tô no 3º ano do Ensino Médio e quero ser professora de história e isso me ajudou bastante, muito obrigado, Professor Alexandre.

    ResponderExcluir
  21. Olá Professor!

    Me chamo Roberto e estou passando por que me senti motivado parabeniza-lo pelo excelente BLOG! Riquíssimo e bem objetivo!

    Estou começando a estudar para Fuvest, não vou fazer cursinho por questões financeiras, e por acreditar que com disciplina, metodologia organização (dentre outras coisas...) é possível passar. Eu estava com algumas dúvidas quanto ao que estudar mas os seus conselhos me ajudaram bastante. Mais uma vez PARABÉNS pelo excelente trabalho que desenvolve aqui!

    ResponderExcluir
  22. Olá, professor! Me chamo Fabricio.
    Gostei muito das suas dicas e direcionamentos para o vestibular, mas gostaria de lhe perguntar, se de hoje até a prova do Enem deste ano, daria pra fixar uma boa quantidade de informações na mente. Eu gosto muito de leitura, mas não tenho praticado muito devido ao meu tempo que era tomado pelo meu trabalho e a faculdade de Arquitetura que fazia. Tranquei a faculdade e sai do trabalho pra poder ter mais tempo de estudar e me dedicar pro Enem. História sempre foi uma paixão pra mim, mas já faz um bom tempo que não leio a respeito (desde 2007). Pode, por favor, me indicar alguns livros, ou ate mesmo me dar algumas dicas pra conseguir focar mais na Historia ate Novembro? To fazendo cursinho a noite e durante o dia estudo em casa.
    Agradeço muito desde já e continuarei seguindo suas dicas. Forte abraço e fique com Deus.

    ResponderExcluir

Seja bem vindo !! Aqui é o lugar onde você pode dizer o que pensa sobre o que acabou de ler em nosso artigo !!

Porém:

- Capriche no português.
- Identifique-se ! Quero poder agradecer a participação.
- Evite palavrões ou palavras que tenham duplo sentido.

Linha do Tempo - - Click nos Links abaixo e aprenda mais sobre cada época da História !
Copyright© 2010-2014 HISTOSOFIA - modelo por Jason Morrow