0

Educar para que ? Valores


A educação como resposta para “apaziguar” o SER do homem. Assim o nosso post anterior definiu uma das possibilidades da educação. Mas como bem sabemos pela nossa História, esse “apaziguamento” não é tão simples assim. Isso porque esse mesmo homem não é totalmente um ser “lógico/racional”, pois se assim fosse, ele poderia constantemente aprender com o erro/acerto do outro e partir disso para criar modelos de vida cada vez mais logicamente sustentáveis e “perfeitos”. Mas como essa mesma História deixa claro, não é bem isso que ocorre. Isso acontece pois, como já vimos, o homem não é um ser totalmente determinado pelo instinto de “sobrevivência”, mas é sim condicionado por este, e isso proporciona que nem sempre a lógica/razão seja o norte das decisões humanas, muito pelo contrário.

É exatamente por isso que a educação pode assumir um segundo papel importante em nossa sociedade. Para além do satisfazer o Ser do homem pelo conhecimento, ou como nas palavras de Aristóteles, “todos os homens, por natureza, almejam o conhecimento”, a educação pode tentar “garantir” que com maior frequência o homem faça aquilo que é “certo” socialmente, isso porque, como já vimos, nem sempre a “lógica” do que é “certo” está presente nas decisões de cada um de nós.

É claro que essa educação não tem por objetivo fixar definitivamente o certo ou mesmo a Verdade, pelo contrário, ela por vezes não está preocupada, pelo menos não em nossos dias, em discutir a existência da Verdade ou das verdades, mas sim em mostrar “possibilidades” de se trabalhar com aquilo que é possível, que é certo, naquele momento histórico. Neste ponto a educação converge para uma parceria interessante com os nossos instintos, isso porque instintivamente, como já foi demonstrado, queremos a vida e não a morte e a educação pode ajudar, portanto, a criar condições para a “manutenção” desta mesma vida desejada. Isso ocorre quando essa educação trabalha com valores que chamamos de éticos.



Para saber mais acompanhe a série de artigos:
- Educar para que ?
- Educar para que ? A Vida !
- Educar para que ? Instinto.
- Educar para que ? A Razão !

Que tal opinar sobre o que acabou de ler !

Postar um comentário

Seja bem vindo !! Aqui é o lugar onde você pode dizer o que pensa sobre o que acabou de ler em nosso artigo !!

Porém:

- Capriche no português.
- Identifique-se ! Quero poder agradecer a participação.
- Evite palavrões ou palavras que tenham duplo sentido.

Copyright© 2010-2017 HISTOSOFIA - modelo por Jason Morrow