0

Educar para que ? A Razão !


Até esse momento de nossa busca pela explicação do sentido de sermos educados, vimos que a vida em nosso planeta “faz de tudo” para continuar viva, a tal ponto de ter “criado” mecanismos e instintos que possibilitam a realização dessa tarefa. E o homem, ser vivo, está condicionado a esses mesmos mecanismos, mas não determinado por eles ! Isso porque além de animais instintivos nossa espécie desenvolveu uma ferramenta poderosa para continuar vivo, a razão.

Como animas racionais que vivem em comunidade e que estão, ao menos parcialmente, “libertos” da determinação dos instintos, os homens passam a fazer algo que, aparentemente, nenhuma espécie viva aqui na Terra faz, perguntar o porquê das coisas ! Aqui sim somos nós, os humanos. Agir instintivamente é sempre agir de forma a não se importar com a ação realizada, mas no caso dos humanos, por vezes, o motivo da ação importa muito mais do que a própria ação. E é aqui, quando o homem passa a se questionar, passa a se maravilhar com o universo que o cerca, que podemos dizer que somos uma espécie diferente, que podemos dizer que somos humanos e que, portanto, talvez “necessitemos” de educação.

Neste momento um esboço de resposta para a nossa questão inicial passa a se apresentar. O homem, animal, sem dúvida, racional e que se admira, talvez precise da educação para poder “abastecer” com respostas o seu ser que admira e anseia por compreender os motivos de tudo isso ! A educação aparece então como sendo um “remédio” para “apaziguar” o SER do homem. Mas como isso é possível ?


Para saber mais acompanhe a série de artigos:
- Educar para que ?
- Educar para que ? A Vida !
- Educar para que ? Instinto.

Que tal opinar sobre o que acabou de ler !

Postar um comentário

Seja bem vindo !! Aqui é o lugar onde você pode dizer o que pensa sobre o que acabou de ler em nosso artigo !!

Porém:

- Capriche no português.
- Identifique-se ! Quero poder agradecer a participação.
- Evite palavrões ou palavras que tenham duplo sentido.

Copyright© 2010-2017 HISTOSOFIA - modelo por Jason Morrow