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Educar para que ? A nossa Ética !


A noção de um Deus ético que julga e que sabe tudo sobre as pessoas possibilitou que as nossas primeiras civilizações pudessem continuar a realizar o instinto vida de uma maneira muito mais elaborada, de uma maneira humana. Tanto que até os nossos dias vemos que esse Deus ético ainda influencia sobremaneira a forma como as pessoas encaram a existência humana aqui na Terra, seja para acreditar nesse Deus, seja para negá-lo.

Mas como já havíamos visto, a educação ética via religião não é a única existente. Desde a Modernidade, principalmente, um questionamento das religiões, e consequentemente de seus Deuses, surgiu de forma mais sistemática. A chegada ao poder de uma classe mais preocupada com as “delícias” dessa vida do que com as promessas de uma realização futura no post mortem, criou a necessidade de uma “nova educação” para os “novos valores”. É aqui que a educação para o trabalho, a educação “útil”, vai ganhar força para suprir as necessidades dessa nova sociedade emergente. A valorização do prazer imediato, o fetiche colocado sobre a mercadoria, a desconstrução de um discurso ético/religioso somada a ideia de conhecimento “útil” vai moldar as primeiras décadas de nossa época. Lentamente a força de uma ética vinda de um Deus supremo vai se não desaparecer ao menos perder muito do vigor. No lugar um vácuo aparece. As noções de Bem e Mal, Certo e Errado e Verdade e verdades passam a não ser tão mais claras assim para as pessoas. É nesse sentido que podemos dize que o homem adoece. O seu SER não está mais apaziguado, pois não consegue mais encontrar respostas para as suas questões mais profundas, mesmo quando esse mesmo homem as procura na religião. E é neste momento que uma educação ética deve acontecer.



Para saber mais acompanhe a série de artigos:
- Educar para que ?
- Educar para que ? A Vida !
- Educar para que ? Instinto.
- Educar para que ? A Razão !
- Educar para que ? Valores
- Educar para que ? Felicidade
- Educar para que ? Ética !

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