0

Educar para que ? Instinto.


O homem como uma das adaptações da vida, assim terminamos o post anterior que tentou mostrar que “essencialmente” a vida quer viver. Aqui um pouco mais sobre essa vida em geral pode ajudar a explicar melhor a necessidade humana de se educar.

Para “garantir sua existência” a vida dotou os seres vivos animais de instintos. E podemos dizer que os dois mais poderosos, como não poderiam deixar de ser, são o da sobrevivência a “qualquer custo”, veja a longa discussão sobre a eutanásia em várias sociedades atuais, e o da reprodução. Ambos os instintos podem ajudar a entender um dos principais movimentos que muitos animais, assim como o homem, fizeram durante as suas jornadas evolutivas, o movimento de criar bandos/sociedades.

Ao criar a coletividade para o viver, os seres que agiram assim garantiram que os dois instintos apresentados pudessem ser colocados em prática. Viver em grupo garante não a sobrevivência do indivíduo, mas sim a da espécie. É o caso, por exemplo, de algumas espécies de peixes que quando são atacadas por seus predadores se reúnem em um cardume compacto para poder se proteger. Essa ação com certeza não garante a sobrevivência daquele indivíduo que foi devorado, mas sim que muitos sobreviverão para poder realizar posteriormente o segundo instinto apresentado, o da reprodução sexuada; reprodução essa que necessita de mais de um indivíduo para ser realizada com sucesso.

Assim podemos dizer que o homem como um ser vivo pertencente ao reino animal também está sujeito aos instintos mais “primitivos” que garantiram, ao menos até aqui, que sua espécie se mantivesse viva. É claro que não devemos afirmar que a única explicação para que os homens “optassem” em viver em comunidade seja o instinto. Sem dúvida a nossa capacidade racional desenvolvida durante milênios, assim como as nossas necessidades, tem forte influência na construção daquilo que denominamos hoje civilização. Mas negar o nosso instinto animal como sendo algo sem importância também é deixar de lado uma forte explicação para o porquê vivemos juntos em nossas sociedades.


Para saber mais acompanhe a série de artigos:
- Educar para que ?
- Educar para que ? A Vida !
- Educar para que ? A Razão !

Que tal opinar sobre o que acabou de ler !

Postar um comentário

Seja bem vindo !! Aqui é o lugar onde você pode dizer o que pensa sobre o que acabou de ler em nosso artigo !!

Porém:

- Capriche no português.
- Identifique-se ! Quero poder agradecer a participação.
- Evite palavrões ou palavras que tenham duplo sentido.

Copyright© 2010-2017 HISTOSOFIA - modelo por Jason Morrow