0

Educar para que ? Ética !


Educar para uma vida ética “feliz” e “instintiva”, assim podemos resumir o que foi exposto até aqui. Agora uma outra questão pode surgir. Mas afinal, o que é esse educar ? Como ele deve acontecer ? A resposta para essa dúvida pode ajudar a entender melhor ainda os motivos de precisarmos, principalmente em nossos dias, de uma educação que seja chamada de “ética”, ou mesmo de Universal.

Podemos dizer que, basicamente, essa educação ética ocorreu em nossa história de duas formas. A primeira ligada às religiões e a segunda a um laicismo. Como já vimos, o homem tenta usar sua razão para explicar as coisas que o cercam e com isso “apaziguar” o seu SER. Nesse processo histórico de conhecimento muitas explicações surgiram para dar conta desta vida humana, entre estas a religiosa. Em um dado momento de nossa História um monoteísmo ético surgiu. Isso quer dizer que algumas pessoas ao se questionarem o porquê das coisas passaram a acreditar que um Deus único controlava tudo aquilo que existiu, existia e existiria um dia. Esse Deus, onipotente, onisciente e onipresente prometia aos homens a “vida eterna”, sonho fortemente arraigado no instinto humano, em troca da obediência dos homens as suas vontades. Nesse ponto esse Deus entregou aos homens, via revelação, suas leis e suas vontades para que estes pudessem segui-las e assim conquistar a vitória sobre a morte. E é nesse momento que esse Deus se torna “educador” e ético. Isso porque vinha dele, o ser supremo, um conjunto de regras e valores que deveriam nortear a vida das pessoas no sentido do Certo, do Bem e da Felicidade, ou seja, uma conduta ética para os humanos.

Assim, aqueles que passaram a seguir esse Deus ético tinham agora um caminho que possibilitaria não só a realização do instinto sobrevivência, mas sim um que permitiria a Felicidade tanto no mundo dos homens como naquele que viria com a derrota do mal último, a morte.




Para saber mais acompanhe a série de artigos:
- Educar para que ?
- Educar para que ? A Vida !
- Educar para que ? Instinto.
- Educar para que ? A Razão !
- Educar para que ? Valores
- Educar para que ? Felicidade

Que tal opinar sobre o que acabou de ler !

Postar um comentário

Seja bem vindo !! Aqui é o lugar onde você pode dizer o que pensa sobre o que acabou de ler em nosso artigo !!

Porém:

- Capriche no português.
- Identifique-se ! Quero poder agradecer a participação.
- Evite palavrões ou palavras que tenham duplo sentido.

Copyright© 2010-2017 HISTOSOFIA - modelo por Jason Morrow