2

Educar para que ?


Essa talvez seja a dúvida mais frequente entre todos aqueles que se intitulam educadores. Também essa é a questão que mais ouvi em todos esses anos no qual me intitulo professor, principalmente quando ela surge na boca dos alunos que querem sempre saber o porquê devem estudar isso ou aquilo. Mas o que talvez esses mesmos alunos não saibam é que a resposta à indagação feita não é tão simples assim.

Para tentar lançar uma luz sobre o problema proposto é que vou usar esse espaço de nosso Blog para propor uma linha de raciocínio que possa, se não resolver definitivamente o problema, ao menos levar a uma reflexão mais aprofundada. Como sei que textos longos não combinam com a “agilidade” do mundo virtual e nem com a pouca paciência demonstrada por alguns leitores dos “novos tempos”, pretendo dividir minha argumentação em capítulos que serão publicados aos poucos, para que assim não venha a desanimar aquele que, mesmo de férias, ainda se interessa pelo assunto.

O problema pode ser apresentado a partir do momento em que tentamos seguir os passos dos antigos filósofos gregos quando estes pretendiam encontrar qual a “essência” de tudo, e consequentemente, qual a do próprio homem. Ao agirmos assim a questão da “essência” do educar se faz presente em nossa reflexão. É por isso que talvez um bom começo para o nosso estudo seja compreender o que este educar tem de relação com esse animal racional chamado Homem. Para tanto, uma pergunta se faz necessária: O que é o homem ?


Para saber mais acompanhe a série de artigos:
- Educar para que ? A Vida !
- Educar para que ? Instinto.
- Educar para que ? A Razão !

2 comentários :

  1. Quando penso que vc me dará respostas, saio com mais perguntas! Gostei do blog, pelo menos através dele posso acompanhar suas reflexões. Abs, Carolina Bracco.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minha grande amiga Carolina, que saudade !!!! Você diz esperar respostas, mas sabe, pois lhe conheço um pouco, que se as tivéssemos teríamos não uma vida “verdadeira”, que merece ser vivida, mas sim uma de “segunda mão” que já foi usada, pensada e respondida por outros viventes e que agora é simplesmente apresentada para nós !!!!

      Excluir

Seja bem vindo !! Aqui é o lugar onde você pode dizer o que pensa sobre o que acabou de ler em nosso artigo !!

Porém:

- Capriche no português.
- Identifique-se ! Quero poder agradecer a participação.
- Evite palavrões ou palavras que tenham duplo sentido.

Copyright© 2010-2017 HISTOSOFIA - modelo por Jason Morrow