2

Educar para que ? A Vida !


A orientação inicial que alguém recebe da educação também marca a sua conduta ulterior.

Platão

No post anterior havíamos encerrado com uma indagação: O que é o homem ? Platão citado logo acima deixa uma pista para resolvermos a nossa questão de fundo sobre o sentido da educação, mas não diz nada, ao menos não nessa passagem, sobre o que seja esse mesmo homem.

Para começar podemos dizer que o homem é um ser vivo. Essa condição, aparentemente simplória, marca profundamente o motivo de nossa necessidade de educação. Com isso quero dizer que quando observamos a vida como um todo, percebemos que ela “faz” um esforço tremendo para continuar a viver, ou seja, a vida quer essencialmente viver ! Isso pode parecer óbvio e mesmo tolo quando dito assim, mas quando passamos a olhar o mundo que nos cerca e vemos que por todos os lados a vida se esforça em criar inúmeras formas diferentes para se manter, mesmo em momentos de grandes catástrofes como na extinção dos dinossauros, fica claro que ela não se “importa” com esse ou aquele indivíduo, ou mesmo com essa ou aquela espécie, mas sim está “preocupada” em se manter viva a “qualquer custo”. Isso sem dúvida é importante para poder explicar um pouco de quem nós somos e o porquê de nossa necessidade de aprender.

Então como condição essencial temos que a vida quer viver ! É exatamente por isso que essa mesma vida vai criando maneiras para que isso ocorra. Como já ficou claro em nossos dias, adaptações foram sendo feitas, aleatoriamente é verdade, durante toda a evolução da vida na Terra, e essas produziram a diversidade de espécies que possibilitam uma certa “segurança” de que a vida vai continuar a existir mesmo em casos extremos. E uma dessas adaptações é chamada de homem.


Para saber mais acompanhe a série de artigos:
- Educar para que ?
- Educar para que ? Instinto.
- Educar para que ? A Razão !

2 comentários :

  1. Quão simples é,nós temos necessidade de aprender simplesmente por que vivemos,só por estar habitando esse planetinha azul.
    vlw professor pelo texto simples mas direto Bruno aqui 1c

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir

Seja bem vindo !! Aqui é o lugar onde você pode dizer o que pensa sobre o que acabou de ler em nosso artigo !!

Porém:

- Capriche no português.
- Identifique-se ! Quero poder agradecer a participação.
- Evite palavrões ou palavras que tenham duplo sentido.

Copyright© 2010-2017 HISTOSOFIA - modelo por Jason Morrow