6

Alemanha vitoriosa !


Como sabemos, afinal esses são temas que vocês gostam de estudar, a Alemanha se envolveu nas duas grandes guerras do século XX e foi derrotada em ambas. Na primeira, terminou tendo que assinar o tratado de Versalhes que lhe impunha o ônus de toda a Guerra. Na Segunda, o sonho nazista, que não era compartilhado por todos os alemães, como muitas vezes pode parecer, de um mundo “perfeito”, baseado, entre outras coisas, em uma interpretação dos valores de um suposto mundo antigo Greco/Romano, e que levaria a Alemanha à liderança dentro da Europa e do Mundo, foi derrotado.

Agora, em pleno século XXI, a Alemanha “venceu”. Hoje em plena crise européia, a Alemanha dita às regras! Isso porque muitos países aproveitaram, em um passado recente, um momento de “bonança”, principalmente do pós-guerra, para gastar mais do que podiam, criando a ilusão de que estariam vivendo muito “bem obrigado”, mas que agora se sabe que gastavam mais do que podiam, o que os levou a “falência”.

Não foi pela guerra, muito menos pela violência ou coerção que os alemães chegaram à liderança. Foi sim por disciplina, por uma organização e principalmente por saber aproveitar as oportunidades de crescer dentro do mercado comum europeu, que este país pode ser hoje considerado “vencedor”.

É lógico que sabemos que a História é dinâmica, haja vista a própria Segunda Guerra onde a Alemanha Nazista esteve muito próxima de vencer em um determinado momento, mas que no final acabou por sucumbir às forças aliadas. Mesmo assim ouvir o depoimento hoje de um cidadão grego que diz que se eles aceitarem as mudanças impostas pela Comunidade Européia, liderada pela Alemanha, para poder “salvar” a economia grega, estariam se tornando “escravos” dos alemães por muito tempo ! Ou ainda saber da existência de um movimento que nasce na França e que questiona a “liderança” alemã neste momento da história européia, é no mínimo interessante e faz pensar. Afinal, o mundo muda, a história acontece e aquilo que parecia improvável em um momento pode acabar por ser histórico em outro ! Assim é o viver.

6 comentários :

  1. Realmente "aquilo que parecia improvável em um momento pode acabar por ser histórico em outro !...". é impressionante essa "vitória" da Alemanha.
    Valeu professor continua postando mais assuntos!

    ResponderExcluir
  2. Caro Gabriel,

    Isso mostra que "vencer" e "perder" sempre são conceitos muito subjetivos e momentâneos, e o que é improvável hoje pode ser a regra de amanhã !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. só nao dizem que a alemanha "vitoriosa"esconde 5 trilhões de euros em dividas!!pesquisem...

      Excluir
    2. Caro Carlos Jabu,
      Sem dúvida a Alemanha deve estar endividada, assim como muitos países da zona do euro, e fora dela, como os EUA. Mas isso não impede que seja vista como “vitoriosa” dentro do caos que se tornou a economia européia. Para se ter uma ideia da gravidade da situação, a Inglaterra, que nem faz parte do euro, anunciou que vai diminuir a tributação das grandes fortunas com a desculpa de aumentar o investimento, por parte destes “ricos”, na economia inglesa ! Mas como quando impostos são diminuídos alguém tem que “pagar o pato”, e no caso vai ser o povo, que vai ter os serviços prestados pelo governo reduzidos !

      Excluir
    3. professor,
      O mundo inteiro esta endividado,para um pib mundial de cerca de 68 trilhoes(US$)existe mais de um quadrilhãode US$ circulando na economia mundial que não existem.somente na china existem 64 milhoes de apartamentos vagos,que foi uma maneira que o mundo inteiro fez para alavancar mais este dinheiro que não existe.a alemanha é a maior interessada para que não se desfaça o euro.não tem cabimento rebaixar a nota da italia,ou espanha por exemplo!e manter a da alemanha ou frança mais alta.estão todos no mesmo barco,ou seria possivel o titanic afundar só a popa e manter a pro flutuando?as pessoas se iludiram com credito para consumir mais e mais,a conta chegou.só se tem riqueza produzindo e gerando riqueza.abs carlos jabu ps*nao consegui publicar sem ser anonimo.

      Excluir

Seja bem vindo !! Aqui é o lugar onde você pode dizer o que pensa sobre o que acabou de ler em nosso artigo !!

Porém:

- Capriche no português.
- Identifique-se ! Quero poder agradecer a participação.
- Evite palavrões ou palavras que tenham duplo sentido.

Copyright© 2010-2017 HISTOSOFIA - modelo por Jason Morrow