7

Para inglês ver


Para aqueles que não conhecem, existe uma expressão aqui no Brasil que é usada quando queremos dizer que algo foi feito só para “enganar” alguém ou alguma situação; que foi feito só de "forma demagógica". Isso é mais ou menos igual a quando você afirma, todo final de ano, que no próximo vai estudar muito para não ficar “pendurado” no final, mas, como sempre acontece, você acaba por não cumprir aquilo que prometeu ! Essa expressão é “Para inglês ver”.


As origens desta frase são incertas, mas uma possível explicação pode ser encontrada neste link, “para inglês ver”. No mais não é disso que quero tratar nesse nosso artigo. Na verdade essa introdução tenta mostrar a maneira como vejo o recente “upgrade” que o nosso país conquistou com relação a sua posição frente ao PIB mundial. Passamos para o sexto lugar neste ranking; se você não acompanhou a divulgação, leia este link “Brasil supera Reino Unido e se torna 6ª maior economia, diz entidade”. Agora o Brasil está na frente da Inglaterra como país mais rico !

Mas será que isso é verdade ? Sim e não ! Sim, pois o nosso PIB realmente, neste momento, está ligeiramente maior do que o dos ingleses. Mas não, porque a nossa posição frente ao IDH nos coloca 54 posições atrás dos mesmos ingleses ! Para saber mais sobre esse ranking leia “Lista de países por Índice de Desenvolvimento Humano”. Isso mostra que temos um imenso problema.

Com Isso quero dizer que temos um país que fica cada vez mais rico, mas uma população que continua extremamente pobre. Só para se ter uma ideia, 11% dos brasileiros detém 85% da riqueza nacional, ou seja, 11% ficaram mais ricos e “passaram a Inglaterra” ! Só isso já diz tudo, mas se não bastasse ainda temos que observar que nossa atual melhora com relação ao PIB não está ligada a um avanço nas estruturas produtivas e de exportação de nosso país, muito menos nas condições de vida da população em geral. Pelo contrário, esse nosso novo “milagre econômico” muito se deve ao crescente consumo por parte do mundo, e especialmente pela China, de commodities tanto metálicas como agrícolas. É a exportação de nossa soja, nosso minério de ferro e de nosso petróleo que tem feito a riqueza do Brasil aumentar, e não o investimento em educação, em infraestrutura ou na produção. Na verdade, temos mais do mesmo. Ainda continuamos exportando matéria prima, assim como fazíamos com o açúcar, com o café, com a borracha, e com muitos outros produtos.

Neste momento alguns podem dizer que não se pode resolver séculos de injustiça social em poucos anos, e que o Brasil, mesmo com a estrondosa diferença social e com a contínua exportação de commodities, está melhor hoje do que já esteve no passado. Possa até concordar, mas quando olho ao meu redor e vejo como o nosso povo ainda é pouco incentivado a se tornar cidadão, em grande parte por não ter seus direitos básicos atendidos, se comportando, por muitas vezes, como se fosse um “súdito”, não posso deixar de pensar que esta melhora é só “para inglês ver” ! E você o que acha ?

Complemente sua leitura com:
- Uma Sociedade Moderna ?

7 comentários :

  1. Passando para conhecer o blog, muito legal e com ótimo conteúdo!

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pelo post e pelo trabalho!!

    ResponderExcluir
  3. :) Lógico que minha opinião como a de muitos é de que esta melhora é só "para inglês ver"!

    ResponderExcluir
  4. Matheus e Gabriel

    Agradeço a visita de vocês aqui em nosso espaço. Espero que retornem e que possam contribuir mais com seus comentários e pontos de vista !

    ResponderExcluir
  5. Po professor que isso, eu que agradeço pelo simples fato do Senhor estar nos conscientizando de uma forma tão interessante. Seu Blog é excelente! Possui vários assuntos interessantes, e concerteza irei ver todos eles.
    Valeu

    ResponderExcluir
  6. Francisco

    Olá Alexadre,

    Muito interessante este blog,linguagem fácil, uma beleza.
    parabéns!!

    ResponderExcluir
  7. Inglês hoje em dia é muito importante, para qualquer função do mercado de trabalho! Principalmente as áreas que envolve tecnologia!

    ResponderExcluir

Seja bem vindo !! Aqui é o lugar onde você pode dizer o que pensa sobre o que acabou de ler em nosso artigo !!

Porém:

- Capriche no português.
- Identifique-se ! Quero poder agradecer a participação.
- Evite palavrões ou palavras que tenham duplo sentido.

Copyright© 2010-2017 HISTOSOFIA - modelo por Jason Morrow