0

Liberdade e Democracia ?

A Primavera Árabe ! Assim a imprensa passou a chamar os movimentos por “liberdade democrática” que passaram a ocorrer desde dezembro de 2010 no Oriente Médio e no Norte da África, apesar de várias nações afetadas por estes não pertencerem ao  chamado "Mundo árabe".

Esses movimentos acontecem motivados principalmente pelas péssimas condições de vida da população destes países. Por décadas governados por ditadores apoiados pelas potências econômicas ocidentais, e presos por muito tempo no “jogo da Guerra Fria”, a população destes países agora encontra condições para a luta armada contra toda essa opressão. Principalmente neste momento de crise econômica mundial onde a condição de emprego e, consequentemente, de vida, principalmente dos jovens, deteriora rapidamente. Essa luta, então, empunha a bandeira da liberdade democrática para “salvar” estes países destas condições miseráveis, mas será que isso será suficiente ? 

Isso é mais complicado do que parece ! Sem contar todos os interesses que empresas e governos ocidentais têm pelos recursos naturais destes países, não podemos esquecer que culturalmente muitos destes povos não são “frutos” do Ocidente e de toda a formação democrática deste, que nasce com os gregos antigos e que toma os contornos atuais após e com a Revolução Francesa ! Imaginar que a tomada de poder e a queda de um ditador vão mudar a história de um país, criando, do “nada”, uma Democracia representativa como conhecemos no Ocidente, pode ser um pouco de ingenuidade. Pelo contrário, agora a luta pelo poder entre os grupos rivais internos pode, em alguns casos, como da Líbia, mergulhar o país em um caos que tornará a vida da população muito pior do que já está. É por isso que a comunidade internacional deve estar muito atenta para o que vai ocorrer nos próximos meses, pois, pelo contrário, o sonho de milhões de pessoas de uma vida melhor, pode virar, mais uma vez, um enorme pesadelo !

Complemente sua leitura com:

Que tal opinar sobre o que acabou de ler !

Postar um comentário

Seja bem vindo !! Aqui é o lugar onde você pode dizer o que pensa sobre o que acabou de ler em nosso artigo !!

Porém:

- Capriche no português.
- Identifique-se ! Quero poder agradecer a participação.
- Evite palavrões ou palavras que tenham duplo sentido.

Copyright© 2010-2017 HISTOSOFIA - modelo por Jason Morrow