3

Impostos !

Você que acaba de acessar essamatéria em nosso blog sabia que está pagando imposto para isso ? Pois vejamos, se você está acessando de casa, em seu computador particular, podemos dizer que ao menos você está pagando o imposto sobre a energia elétrica, para ligar seu PC, além do imposto pago juntamente com a conta de seu provedor de internet, e também o imposto sobre o valor pago pelo uso da banda larga, ou ao menos, pelo uso da linha telefônica para o acesso discado !

Isso é lógico sem falar do imposto pago na compra de seu PC, do software que você usa para fazer funcionar seu computador e sua internet, da mesa na qual seu PC está instalado, da cadeira que você senta para poder “desfrutar” deste momento, etc ... etc ...etc ... Ficaríamos aqui por horas e horas descrevendo os impostos que pagamos em nosso cotidiano e que, infelizmente, muitas vezes não damos conta de perceber.

Mas os impostos, como já foi dito por alguém, são um mal necessário. Afinal, se queremos que nosso país funcione bem, BEM ?!?, é necessário que o governo arrecade impostos para poder nos oferecer a excelente saúde pública que temos, o ótimo transporte, principalmente nas grandes capitais, a educação de qualidade oferecida em nossas escolas públicas, a segurança de primeira, entre outras “benfeitorias”que estamos acostumados a usar ! Ou será que não ?

Como curiosidade, saiba que desde antes de cristo já se cobravam impostos. No Egito a rainha Cleópatra cobrava impostos sobre comércio de Pófiro (uma espécie de pedra preciosa de grande beleza), e estes eram fundamentais para assegurar todo luxo e conforto do palácio da jovem rainha. No Brasil Em 1534 foram criadas as Provedorias da Fazenda Real (extintaem 1770 pela Coroa Portuguesa), que foram as primeiras repartições tributárias por aqui. Na época, parte desses tributos arrecadados era destinada a Coroa Portuguesa. Hoje o brasileiro é sufocado por mais de 70 impostos ! A lista é grande, mas vejamos alguns exemplos IPI (imposto sobre produtos industrializados), ICMS (imposto sobre circulação de mercadorias e serviços), ISS (imposto sobre serviços de qualquer natureza), IPTU (imposto sobre a propriedade predial e territorial urbana), FGTS (fundo de garantia sobre tempo de serviço) entre outros mais.

Para se ter uma ideia, até domingo passado, dia 29 de maio, os brasileiros, em média, trabalharam para pagar os impostos devidos este ano, ou seja, por 149 dias trabalhamos só para pagar impostos ! A partir de ontem, segunda dia 30 de maio, podemos trabalhar, finalmente, para poder viver com o dinheiro que ganhamos ! Será que isso não é muito ? Faça uma pesquisa e descubra como os demais países lidam com essa questão do imposto. Mas para adiantar, podemos dizer que os mais de 600 bilhões que já pagamos este ano transformam o Brasil no país que mais cobra impostos na América Latina !

Para poder acompanhar quanto os governos, tanto federal, estaduais e municipais estão arrecadando, deixo um LINK muito interessante que mostra um IMPOSTÔMETRO, que vai segundo a segundo calculando o quanto nós pagamos ..... É assustador !

3 comentários :

  1. vitor cunha gonçalves9 de julho de 2011 19:47

    Olá!
    Adorei o site, possui diversas informações interessantes.
    Sobre os impostos de nosso país, a verdade é que isso provavelmente não mudará.
    Por que isso provavelmente não mudará? Pois bem, não mudará porque é atravéis desses impostos que as universidades públicas continuaram sendo beneficiadas.

    ResponderExcluir
  2. Caro Vitor

    Concordo plenamente quando você diz que é com o valor pago em impostos que as nossas Universidades Públicas podem continuar existindo. Assim como nossa educação básica, nosso transporte, nossa saúde pública, entre outras. Sem dúvida, todas estas coisas demandam enormes recursos para serem bem gerenciadas. Mas pensemos, enormes recursos nós brasileiros disponibilizamos via impostos para os governantes “gestores”, mas e a qualidade destes serviços, como anda ?

    ResponderExcluir
  3. Eu tenho acompanhado a proposta da diminuição da cobrança de juros , talvez isso ja nao seja um inicio de mudança ? Não achei um grande passo, mais pelo menos foi um passo.
    Você concorda ?

    Abraço.

    ResponderExcluir

Seja bem vindo !! Aqui é o lugar onde você pode dizer o que pensa sobre o que acabou de ler em nosso artigo !!

Porém:

- Capriche no português.
- Identifique-se ! Quero poder agradecer a participação.
- Evite palavrões ou palavras que tenham duplo sentido.

Copyright© 2010-2017 HISTOSOFIA - modelo por Jason Morrow