0

Os contos de fadas e os nossos dias !


Que lugar sobrou para os contos de fada em uma sociedade onde tudo parece ser “realmente miserável” ? Essa pergunta pode parecer soar estranha, mas mesmo assim ela se mantém ! Como, em um mundo aparentemente tomado pela superficialidade, pela rapidez da vida e pela “depressão” os contos de fadas podem se manter ?

Neste mundo onde por muitas vezes a realidade parece rivalizar com a ficção, será que ainda existe lugar para os contos de fada ? A resposta é sim ! E por quê ? Pelo simples motivo de que estes contos, aparentemente ingênuos em um primeiro olhar, trazem consigo importantes “imagens” e “conceitos” que ajudam tanto aos adultos, mas principalmente as crianças, a formarem um aprendizado sobre as relações da vida, mesmo que de forma inconsciente. Isso acontece principalmente quando nos identificamos com esta ou com aquela personagem de um determinado conto, e quando esta mesma personagem deve resolver algo aparentemente impossível para obter um bem comum, ou uma realização posterior ! Agindo assim, aquele que desfrutou do conto pode agora interiorizar aquilo que aprendeu de forma mais simplificada !

Se você quiser saber uma pouco mais sobre este assunto, que para os alunos do terceiro ano é tema de nossas discussões iniciais sobre o século XX, pode ler um clássico sobre o assunto: A Psicanálisedos contos de fadas de Bruno Bettelheim, ou ainda entrar no LINK abaixo que vai tratar um pouco melhor sobre este tema tão interessante ! Espero que goste ...

Que tal opinar sobre o que acabou de ler !

Postar um comentário

Seja bem vindo !! Aqui é o lugar onde você pode dizer o que pensa sobre o que acabou de ler em nosso artigo !!

Porém:

- Capriche no português.
- Identifique-se ! Quero poder agradecer a participação.
- Evite palavrões ou palavras que tenham duplo sentido.

Copyright© 2010-2017 HISTOSOFIA - modelo por Jason Morrow