4

O que você quer de sua vida ?!


E o Fim chegou ! Não, sem previsões catastróficas, afinal “profetas do apocalipse” já são muitos neste mundo ! Na verdade esse fim é de mais um ciclo. Nós humanos necessitamos de marcos para a vida, pois se não, parece que não vivemos verdadeiramente. No fundo, é um pouco deste papel que a história assume, o de mostrar que vivemos !

Mas voltando ao fim, quero dizer que mais um ano chega ao seu término, e em nosso caso, mais um ano letivo ! Por isso, quero aproveitar esse momento onde as pessoas estão mais emotivas, afinal vivemos o FINAL do ano, e que por isso mesmo elas passam a revisar o que fizeram em sua história neste mesmo ano que termina, para propor mais um tema para a reflexão: O que você quer de sua vida ?!?

Eu sei, durante muitas vezes em sua curta existência você já ouviu esta pergunta, quando não do velho e cansado professor de história, ouviu-a de seus pais, que quando a fazem, lhe parecem muito chatos ! Eu sei também que esta pergunta lhe parece um pouco sem sentido, afinal você ainda é muito jovem e o futuro ainda lhe é muito distante ! Mas, mesmo sabendo disso, posso lhe afirmar que a história, principalmente a das pessoas “comuns”e de seus cotidianos, mostra que são sempre aqueles que vivem o presente, mas que planejam o futuro, que acabam tendo uma vida um tanto mais Feliz, e não é esse um dos principais motivos de nosso viver, buscar a felicidade ?!

Por isso pense o seguinte: Vivemos em um país que desde sua formação a preocupação com a educação foi, para dizer o mínimo, quase nula. Nossa sociedade criou um conceito, amplamente difundido para vocês jovens, que diz que “estudar é chato”, que não leva a lugar nenhum, e que “ser esperto”, levando vantagem em tudo é que é a melhor forma de viver ! Esse é um dos pontos que explica os motivos que levam o Brasil sempre a se posicionar nas últimas posições, em estatísticas mundiais, quando o assunto é educação.

Esse pouco interesse pela educação demonstrado pela nossa sociedade pode ser visto, por exemplo, em nossa recente pesquisa aqui no Blog, onde foi perguntado sobre o quanto você estudou neste ano de 2010, e a resposta vencedora, com 42% dos votos, foi que neste ano“Você fingiu bem” ! E para agravar mais ainda a situação, 10% responderam algo como: “Estudar, o que é isso ?”, somando assim 52% que admitem não terem se preocupado com os estudos neste ano ! Só para completar a informação da pesquisa, 33% disseram que “Estudaram” e somente míseros 10% afirmaram que “Estudaram Muito” !

Veja, 52% jogaram parte de sua vida pela janela, pois acordaram cedo, foram para a escola todos os dias, ficaram “presentes” nas aulas por mais ou menos 1000 horas, e não aproveitaram essa oportunidade para crescer ! Muitos neste ponto vão dizer que não havia o que aproveitar nas aulas, afinal, elas não tratam daquilo que é importante ! Pode até ser, mas você também vai aprender, infelizmente como se diz “às duras penas”, que nem tudo o que é importante para você, é para toda asociedade, e vice-versa. É por isso que cabe aqui um pensamento para ser feito durante nossas tão merecidas férias: Será que a atitude com relação a sua formação está sendo a melhor ? Será que quando chegar a hora de deixar de “querer” e passar a “viver” a vida essa atitude de hoje, de pouco interesse em aprender e de se formar bem, vai lhe ajudar ou dificultar na eterna busca pela FELICIDADE ?!? Pense nisso, e que todos tenham umas boas férias !!!!!

4 comentários :

  1. Oi prof ...tava com saudade de mim ...rsrs
    lembra daquela garota Com medo do futuro ... entaum eis aqui ela novamente.
    So que mais perdida do que o normal.. pensei em cont cOm a ideia em faser a filosofia.. mas tambem criei novos objetivos.. penso em coisas novas.. naO sei se e o melhor pra mim ..
    enfim .. vou dar O melhor de mim nesse anO ... e ver no que vai dar ...

    carina ( antes 2.C )

    ResponderExcluir
  2. Carina ( antes 2.C ) agora ?!?

    Minha cara amiga, estar perdida faz parte do jogo e, de certa forma, é até bom, pois mostra que você está preocupada com o seu futuro !!!! Tenha calma, isso é o mais importante neste momento de escolha !!!!!

    ResponderExcluir
  3. Oi professor... Tudo bem?
    Tenho pensado muito nesse tema (o que quero para minha vida) e confesso que estou bastante confusa. Eu não sei muito bem como explicar, mas eu quero ter uma vida diferente das pessoas da minha família, ninguém da minha família chegou a terminar os estudos e ter uma PROFISSÃO então... E eu não quero isso para mim... Eu gosto de estudar (menos física rs rs) e eu quero ter uma boa profissão, mas, no entanto não consigo achar nenhuma que se encaixe com o que eu quero. Eu quero uma profissão na qual eu goste de trabalhar, que ganhe um salário digno, mas que também ajude a sociedade de um jeito positivo... Andei pensando em meio ambiente, mas na verdade não sei muito bem como funciona... E também pensei sobre o curso q você falou o ano passado de petróleo (mas não achei nada a respeito desse curso), mas ainda não tenho uma idéia fixa. Não sei se presto a prova do etecap ou se faço só o vestibular (ainda falta um ano), estou totalmente perdida e com medo que o tempo passe e eu acabe não me decidindo e depois seja tarde demais.
    Espero q esse ano e ano que vem sejam o suficiente para me decidir... Só que ainda tem a prova do etecap esse ano e não sei me escrevo ou não...

    Thayllana Carla, atualmente no 2°B

    ResponderExcluir
  4. Tayllana

    Minha cara amiga ! Você já tem o que é principal : A vontade de fazer e de mudar ! É claro que a escolha não será fácil, infelizmente você vai perceber, durante a sua vida, que escolhas nem sempre são fáceis ! Mas apesar disso, elas são necessárias, afinal, isso, escolher, é parte fundamental de nossa existência ! Por isso tenha calma, pense, reflita, informe-se sobre estes cursos que você pretende fazer, tente conversar com pessoas que já trabalham nessa área, a internet pode ser um bom meio para isso ! Pois quanto mais você souber sobre essas futuras profissões, mais chances você terá de acertar ! E principalmente, não tenha pressa em resolver. Enquanto isso vá estudando e se preparando para que quando a escolha vier você possa conseguir a vaga onde desejar !

    ResponderExcluir

Seja bem vindo !! Aqui é o lugar onde você pode dizer o que pensa sobre o que acabou de ler em nosso artigo !!

Porém:

- Capriche no português.
- Identifique-se ! Quero poder agradecer a participação.
- Evite palavrões ou palavras que tenham duplo sentido.

Copyright© 2010-2017 HISTOSOFIA - modelo por Jason Morrow