0

O centésimo e a Ciência


Chegamos ao centésimo post !!!!! Vocês são humanos e sabem o quanto nós gostamos de simetria ! Tanto que dentro da matemática escolhemos alguns números que, sem saber muito o motivo, acabam por nos agradar mais. É assim com o número 1, a unidade, o 2 a dualidade, o três, a trindade, que para muitos é o símbolo da perfeição, o cinco, uma “mão cheia”, o dez, duas mãos cheias , uma dezena, e seus múltiplos, como aqui hoje, o centésimo post !

Para este artigo “tão especial”,gostaria de trabalhar uma questão que venho pensando já há alguma tempo. Como não poderia deixar de ser, ela envolve a ciência e sua história, e tem relação com a vontade do homem em ser “Deus”. Sabemos que a nossa espécie “se acha”, como vocês gostam de dizer. Tanto é verdade que uma das possíveis interpretações do “mito católico” da expulsão do paraíso, diz que os humanos, no caso Adão e Eva, apesar de terem “TUDO” no Éden, não tinham aquilo que só Deus poderia ter: O CONHECIMENTO.

É por isso que desde o momento de nossa escolha pela possibilidade de conhecer, e a conseqüente expulsão do paraíso, o homem tem tentado encontrar a resposta que o coloque no mesmo patamar de Deus. Para que isso ocorra é necessário que tenhamos o conhecimento de TUDO, criando, quem sabe, uma TEORIA DO TUDO !!!!!!

É aqui que as coisas secomplicam. Quando nossa espécie passa a querer fazer com que a ciência se torne uma “nova religião”, onde os sacerdotes seriam aqueles que agora não são mais versados em latim, a língua da Igreja Católica, mas sim em matemática avançada, a língua da nossa atual ciência, e que trabalham em busca da RESPOSTA FINAL, penso que algo está errado !

Por toda minha vida não consegui imaginar que um dia, seja hoje, amanhã ou daqui a mil anos, o homem possa realmente descobrir como TUDO funciona em nosso Universo. Isso pelo fato de que somos seres limitados pela própria existência. Não podemos “enxergar” TUDO, mesmo com os melhores equipamentos óticos; não podemos entender TUDO, mesmo com a matemática, ou a filosofia “mais avançada”, isso pelo simples fato de que somos parte do todo e não o todo completo!

É por isso que nesse nosso artigo de número 100, gostaria de propor uma reflexão: O que queremos com a nossa ciência ? Gostaríamos que ela gastasse todos os seus recursos, humanos e materiais,em busca da “RESPOSTA FINAL”? Ou seria preferível tentar ir encontrando “respostas parciais”, sem sonhos de grandeza divina, mas que ajudassem a nossa espécie a viver uma vida melhor e mais digna? Acho que esta é uma questão importante para o nosso futuro ! Pensem nela.....

Para ajudar na compreensão deste assunto, penso que a leitura de um artigo do Físico Marcelo Gleiser, pode ajudar:

Que tal opinar sobre o que acabou de ler !

Postar um comentário

Seja bem vindo !! Aqui é o lugar onde você pode dizer o que pensa sobre o que acabou de ler em nosso artigo !!

Porém:

- Capriche no português.
- Identifique-se ! Quero poder agradecer a participação.
- Evite palavrões ou palavras que tenham duplo sentido.

Copyright© 2010-2017 HISTOSOFIA - modelo por Jason Morrow