3

História dos Números Primos


Caros Leitores. Gostaria de indicar mais uma obra que penso valer uma leitura, afinal, como vocês bem sabem, sou apaixonado pela história da ciência e este livro trata de uma das principais bases desta mesma ciência: a Matemática !!

Eu sei, muitos já devem ter torcido o nariz só de ler esta palavra “infernal”: MATEMÁTICA. Mas se você chegou até aqui é porque não deve achar esta ciência tão “demoníaca” assim ! Sendo assim, posso indicar a leitura de um livro intitulado “A música dos números primos” – “A História de um problema não resolvido na matemática”, de Marcus Du Satoy.

Como o próprio nome sugere, esse é um livro muito mais de história da matemática do que propriamente desta matéria. Tanto é que sua leitura não necessita que você tenha um conhecimento profundo sobre matemática para acompanhar o autor. Pelo contrário, mesmo aqueles que gostam da “música dos números”, mas que têm dificuldades com a matemática, podem encontrar aqui uma saborosa leitura.

Com relação à história dos números primos, desde a Grécia antiga já se sabia que estes eram “especiais”, como se fossem “átomos” que constroem todos os outros números, pois sabemos que todos os números naturais podem ser escritos como um produto de números primos. Por exemplo, 15 = 3 x 5 (3 e 5 são primos).

Outro ponto interessante que aparece é que os números primos são inesgotáveis. Por mais que avancemos no universo dos números, nunca encontraremos o último número primo, maior do que todos os outros, depois do qual só existam números compostos.

Agora considere os primeiros primos, você consegue encontrar alguma ordem no aparente caos dessa seqüência? (2,3,5,7,11,13,17,19...) Não ?!? Então não se preocupe, afinal você está bem acompanhado. Os matemáticos vêm tentando, por milênios, decifrar o segredo por trás da distribuição dos primos, sem jamais obter uma explicação satisfatória para seu comportamento. E é exatamente a história desta busca que este livro trata.

Como último argumento para incentivar a leitura, gostaria de dizer que se você encontrar uma ordem nos números primos, poderá ser um dos humanos mais ricos do mundo !!! Afinal, toda nossa rede de criptografia na internet, que protege senhas e contas em bancos, está ligada as dificuldades envolvidas com os números primos ! Boa Leitura!!!!!!

Ps.: Caso você queira ler este livro, saiba que a biblioteca de nossa escola possui um exemplar !

Ps2.: Leia um trecho do livro neste Link em PDF - A História de um problema não resolvido na matemática.

3 comentários :

  1. Alexandre, como fanboy novato de seu blog e matemático amador particularmente interessado nos números primos, recomendo a vc um documentário que é sobre este mesmo assunto, produzido pela BBC e narrado pelo brilhante Marcus du Satoy (se não me engano, foi lançado em 2005 na mesma época do livro; e já passou aqui no Brasil com legendas no canal "TV FUTURA" acho que em setembro). Eu adorei e até já passei para um dvd meu aki.

    Espero que goste !!!!!!!!!!!!!!!!!!

    Adeus ...

    ResponderExcluir
  2. Caro len,

    Gostaria de dizer que temos algo em comum, a matemática ! Apesar de não ser nem de longe um matemático, nem mesmo amador, gosto da forma como essas disciplina encara as coisas deste universo !

    Com relação ao filme, eu já o baixei do youtube e estou pensando em usá-lo no ano que vem como parte de meu curso de história da ciência ! Mas mesmo assim, valeu pela dica, e mais, pela participação e por mostrar para alguns alunos, com os quais trabalho, que pode existir sim alguém que GOSTA de MATEMÁTICA !!!!! rs rs rs

    Mais uma vez, obrigado !!!!

    ResponderExcluir
  3. você me ajudou muito com es
    sa materia

    ResponderExcluir

Seja bem vindo !! Aqui é o lugar onde você pode dizer o que pensa sobre o que acabou de ler em nosso artigo !!

Porém:

- Capriche no português.
- Identifique-se ! Quero poder agradecer a participação.
- Evite palavrões ou palavras que tenham duplo sentido.

Copyright© 2010-2017 HISTOSOFIA - modelo por Jason Morrow