2

A Queda


Gostaria de aproveitar esseespaço de nosso Blog para indicar mais um filme dito “histórico”. Colocohistórico entre aspas, pois não podemos confundir, como comumente fazemos, osfatos históricos com as versões dos mesmos apresentados pelas lentes do cinema.

Com essa ressalva gostaria dedizer que o filme indicado é Der untertang, ou em português, “A Queda, asúltimas horas de Hitler”. Como o próprio nome sugere, ele vai relatar, do pontode vista de Traudl Junge, a secretária do Fuhrer, os últimos momentos da vidadeste ditador. Ela que passou alguns anos servindo Hitler, e estava com ele emseus últimos dias, pode relatar o que viu, e principalmente o que sentiu,naqueles momentos finas do Terceiro Reich.

O filme, de 2004, tem dois pontosinteressantes. O primeiro, mostrar um Hitler humano, capaz de agradecer a umfavor, ser delicado com as mulheres, ouvir canções de crianças, gostar de seuscachorros, acabando, assim, com o mito de que ele era uma figura demoníaca, nãohumana mesmo. Mas isso tudo ao mesmo tempo em que exigia de seus generaislealdade absoluta, até a morte, ao mesmo tempo em que tomava decisões cruéis e quenão se importar com o bem estar do povo alemão, que naquele momento estavasofrendo com a invasão russa em seu território.

O outro ponto interessante é ofato de esse filme ser a visão dos alemães sobre o fato. Como sabemos, ahistória costuma se escrita pelos vencedores, e os vencidos quase nunca têm aoportunidade de contar a sua versão dos fatos. Nesse sentido, essa obra é aoportunidade, após 59 anos, deste povo poder revisitar seus fantasmas natentativa de, se não exorcizá-los, ao menos conviver com eles de forma menos angustiante!

Veja o trailer do filme

2 comentários :

  1. E você, assistiu ao filme ? Deixe seu comentário aqui sobre o que achou do mesmo !

    ResponderExcluir
  2. Opa já tinha assisti, muito bom o filme,
    mostra a trajetória do governo nazista até a morte do hitler, muito bom esse filme indico!

    ResponderExcluir

Seja bem vindo !! Aqui é o lugar onde você pode dizer o que pensa sobre o que acabou de ler em nosso artigo !!

Porém:

- Capriche no português.
- Identifique-se ! Quero poder agradecer a participação.
- Evite palavrões ou palavras que tenham duplo sentido.

Copyright© 2010-2017 HISTOSOFIA - modelo por Jason Morrow