6

Na Ciência Confiamos ?!

Essa polêmica é para lá de velha! Haja vista que, já na Idade Média, quando a Igreja Católica governou parte doque chamamos hoje de Europa, podíamos ver um dos fundadores da tradiçãocatólica, Santo Agostinho, dizendo que: “Agora menciono uma outra forma detentação ainda mais variada e perigosa.(...) existe também a tentação damente(...) que por vaidade e curiosidade, realiza experimentos com o auxílio docorpo, em busca de conhecimento esabedoria(...).

Como podemos ver no trecho acima,Agostinho condenava como pecador todo aquele que usasse da mente para conhecer !Para ele, somente a Fé leva “ao verdadeiro conhecimento”.

Essa “condenação” do “fazercientífico”, de certa forma, está presente até os nossos dias. Isso mesmo quandosabemos que outros homens desta mesma Igreja, como São Tomás de Aquino, ou opróprio Papa João Paulo II, tentaram diminuir essa rivalidade dizendo que aciência é uma atividade “importante” para a vida humana. Mas mesmo assim, aspolêmicas se Deus criou o Homem, ou se o Universo Surgiu de uma Explosão ou foicriado pó Deus, ainda são fortes pelo mundo afora.

É por isso que hoje, gostaria dedeixar um LINK para uma pesquisa realizada pelas revistas científicas Nature eScientific American, feita em 18 países, inclusive no Brasil, e que indica queas pessoas acreditam na ciência e nos cientistas. Sem dúvida, esse é um fato aser comemorado, afinal a ciência deixou de ser coisa de “bruxo”, condenada pelaInquisição, para tomar seu lugar na vida e na mente das pessoas. Mas, por outrolado, também não posso deixar de notar que o nosso século tem “vangloriado” o cientistaquase como se esse fosse “infalível” ! Com isso, quero dizer, por exemplo, quea indústria da mídia aproveita a figura do cientista, vestido com o seu jaleco branco,para dar credibilidade aos produtos e as informações que ela quer vender. Não éincomum frases do tipo “testado cientificamente”, ou ainda “recomendado peloscientistas”, aparecerem junto à própria imagem do cientista, em comerciais,para tentar dar credibilidade a um produto que se quer vender !

Essa forma de agir assusta, poiscria a idéia de que o cientista é quase um Deus, pois ele é “infalível”. Issoporque o seu trabalho é “exato” e “preciso” ! Ora, qualquer pessoa que saiba omínimo de ciência sabe que ela é feita de erros e acertos, em um processocontínuo de mudanças que transforma o “científico” de hoje na superstição deamanhã ! É por isso que olhar para a ciência é importante na hora derespondermos nossas dúvidas, mas saber que ela é um produto da mente e do trabalhohumano, e por isso passível de erro, é fundamental. Isso para que esta mesmaciência garanta que ela tenha sempre o melhor deste processo: a dúvida, e não odogma!

Pensem um pouco, qual a suarelação com a nossa ciência. Será que ela ainda lhe faz pensar ou ela já setornou um “dogma” em sua vida ? E não deixe de ler o artigo indicado.

Pesquisa


Aproveitando o tema, faça um teste e veja se você sabe mais de ciência do que os universitários americanos !

6 comentários :

  1. Pois é professor...a vida e suas mudanças, acabo de me dar conta de que nem as "Ciências Exatas" são EXATAS!Mas, sobre a Pesquisa, o que mais me chamou a atenção foi o fato das pessoas confiarem mais em assuntos mais teóricos, digamos assim, como as Teorias da Evolução e do início do Universo, do que em assuntos mais presentes,"reais", que estão acontecendo nos dias de hoje!"O SER HUMANO É FANTÁSTICO!"

    ResponderExcluir
  2. Minha cara amiga Renata ! Talvez essa noção de que nem as ciências ditas "exatas" são tão exatas assim, possa ser uma "revelação" ao humano. Infelizmente parece que desperdiçamos parte de nossas vidas querendo controlar tudo ao nosso redor ! Talvez não possamos fazê-lo, e isso não torna a vida nem melhor nem pior ! Somente torna a vida, vida !! É isso ....
    E com relação as pessoas preferirem assuntos mais "teórico", talvez possa ser explicado pelo motivo que estes podem levar os humanos a "sonharem" mais. Como exemplo, podemos citar a questão do nascimento do Universo ! Quer mais "viagem" do que esta ?!? rs rs rs

    ResponderExcluir
  3. Que bom que a ciências está sendo vista assim pela sociedade com uma parte mais "verdadeira", mas tambem tem sua parte ruin, ninguem é dono da verdade, caso isso aconteça a ciências passaria ser um DEUS para a sociedade, dona da RAZÃO.

    ResponderExcluir
  4. Jaderson, é por isso que cada vez mais temos que saber sobre as descobertas científicas, para podermos "controlar" nossa ciência, e os nosso cientistas !

    ResponderExcluir
  5. Sem a Ciência talvez,nunca poderíamos ter tido tal evolução em várias áreas como a tecnológica.
    Sem ela não poderíamos ter avançado.
    Apesar,da ciência estar sendo vista com uma boa visão pela sociedade é importante lembrar que ela pode ter o seu lado ruim e tais consequências.
    A ciência não deve ter a ideia de que ela é "Dona da verdade" senão isso talvez quem sabe pode trazer a ira da igreja?.

    ResponderExcluir
  6. Cara Amiga do "A Arte do Saber e Aprender", rs rs rs. Enquanto nossa espécie trabalhar no sentido da busca do conhecimento, tanto faz se pela ciência, pela filosofia, ou mesmo pela religião, teremos alguma chance ! Agora, quando colocamos qualquer um destes conhecimentos como sendo "verdade absoluta", como "dogma", aí sim temos problemas graves, pois fica difícil poder continuar a conhecer .....
    É por isso que ninguém pode ser "dono da verdade", como você mesma diz, para que nossa espécie possa sempre continuar a perguntar e a responder !

    ResponderExcluir

Seja bem vindo !! Aqui é o lugar onde você pode dizer o que pensa sobre o que acabou de ler em nosso artigo !!

Porém:

- Capriche no português.
- Identifique-se ! Quero poder agradecer a participação.
- Evite palavrões ou palavras que tenham duplo sentido.

Copyright© 2010-2017 HISTOSOFIA - modelo por Jason Morrow