3

Questão do ENEM: A Verdade !


Caros amigos, sei que estavam com saudades do Vestibular, por isso estou deixando hoje mais uma questão que foi pedida no ENEM de 1999. Nela algo relativamente raro acontece, utiliza-se a Idade Média. Apesar e não ser uma questão diretamente sobre este período, ela apresenta uma discussão que até hoje se faz presente: A questão da verdade da Fé e a Verdade da Razão !

A questão de hoje acaba por cobrar a Habilidade 4 requerida pelo ENEM: Habilidade 4 - Comparar pontos devista expressos em diferentes fontes sobre determinado aspecto da cultura.

Antes de ver a resposta e o comentário, tente responder e explicar, para você mesmo, o porquê escolheu essa resposta. Somente depois leia o comentário e saiba qual a resposta certa. Então compare o que você havia pensado com o que leu sobre a questão. Agindo assim você vai estar se testando !!!

Considere os textos abaixo:
"(...) de modo particular, quero encorajar os crentes empenhados no campo da filosofia para que iluminem os diversos âmbitos da atividade humana, graças ao exercício de uma razão que se torna mais segura e perspicaz com o apoio que recebe da fé." (Papa João Paulo II. Carta Encíclica Fides et Ratio aos bispos da Igreja católica sobre as relações entre fé e razão, 1998)
"As verdades da razão natural não contradizem as verdades da fé cristã." (Santo Tomás de Aquino – pensador medieval)


Refletindo sobre os textos, pode-se concluir que:
a) a encíclica papal está em contradição com o pensamento deSanto Tomás de Aquino, refletindo a diferença de épocas.
b) a encíclica papal procura complementar Santo Tomás de Aquino, pois este colocava a razão natural acima da fé.
c) a  Igreja medieval valorizava a razão mais do que a encíclica de João Paulo II.
d) o pensamento teológico teve sua importância na IdadeMédia, mas, em nossos dias, não tem relação com o pensamento filosófico.
e) tanto a encíclica papal como a frase de Santo Tomás de Aquino procuram conciliar os pensamentos sobre fé e razão.

COMENTÁRIO:
Ao analisarmos os textos fica muito claro que a resposta correta é a “E”, isso porque ela é a única que coloca a ideia de “conciliar os pensamentos sobre fé e razão”. Uma leitura mais cuidadosa dos textos propostos para a questão, deixa ver que tanto o papa João Paulo II como Tomás de Aquino estão tentando, cada um em sua época, fazer com que a Verdade da Fé “ande junta” com a Verdade da Razão !

3 comentários :

  1. Já que estamos em Agosto, gostaria de saber como "anda" a preparação para os Vestibulares ?!? Como diria minha avó: "Mansinho, bem mansinho" ?!? Espero que não !!!!

    ResponderExcluir
  2. Mais um belo post!!!! Indicarei o blog para meus alunos, mesmo atuando em outra area (exatas)!

    ResponderExcluir
  3. acertei aee :)))))))))))))

    ResponderExcluir

Seja bem vindo !! Aqui é o lugar onde você pode dizer o que pensa sobre o que acabou de ler em nosso artigo !!

Porém:

- Capriche no português.
- Identifique-se ! Quero poder agradecer a participação.
- Evite palavrões ou palavras que tenham duplo sentido.

Copyright© 2010-2017 HISTOSOFIA - modelo por Jason Morrow