2

Questão do ENEM: Versalhes


E Viva a Revolução ! Com essa saudação vamos iniciar mais um texto que trata do tão “amado” VESTIBULAR ! Eu sei que vocês estão ansiosos, afinal, agosto está chegando e com ele o “cheiro”dos vestibulares já pode ser sentido ... Por isso, para “matar” um pouco a fome de vocês, volto hoje com uma questão que apareceu no ENEM de 2009. Ela trata,de certa forma, do período que antecede a Revolução Francesa, quando fala da questão da moradia do rei. Lembrando que o mais importante nesta questão é perceber a simplicidade da mesma! Por isso vamos logo ao que interessa:


Primeiramente é bom saber que Habilidade essa questão cobra. No caso é a de (Habilidade 3) Associar as manifestaçõesculturais do presente aos seus processos históricos. Sabendo disso, vamos à questão:

O que se entende por Corte do antigo regime é, em primeiro lugar, a casa de habitação dos reis de França, de suas famílias, de todas as pessoas que, de perto ou de longe, dela fazem parte. As despesas da Corte, da imensa casa dos reis, são consignadas no registro das despesas do reino da França sob a rubrica significativa de Casas Reais. 

Algumas casas de habitação dos reis tiveram grande efetividade política e terminaram por se transformar empatrimônio artístico e cultural, cujo exemplo é:

A) o palácio de Versalhes.
B) o Museu Britânico.
C) a catedral de Colônia.
D) a Casa Branca.
E) a pirâmide do faraó Quéops.






Quer mais algumas matéria sobre vestibulares? Então acesse aqui. 





Antes de ver a resposta e o comentário, tente responder e explicar, para você mesmo, o porquê escolheu essa resposta. Somente depois leia o comentário e saiba qual a resposta certa. Então compare o que você havia pensado com o que leu sobre a questão. Agindo assim você vai estar se testando !!!

Esta é muito fácil, sem enrolar a resposta A é a certa. Versalhes foi um dos maiores símbolos do período absolutista na França. Um palácio com inúmeros cômodos, belíssima decoração e sofisticado requinte, mostrava para o mundo como o rei francês possuía enorme autoridade sobre seu povo, além de um gosto extremamente refinado. Será todo esse luxo que vai contrastar com a miséria do povo e, quando chega a hora em 1789, tornar a situação luxo X miséria insustentável !

2 comentários :

  1. E você, está ansioso pelo VESTIBULAR ?!? Como vão os estudos e a preparação ?!?

    ResponderExcluir
  2. estou louco para que chegue o enem, tenho feito alguns simulados e arrumando aquilo que sinto dificuldade, percebo todos os dias que só estudar sem fazer exercício não é muito produtivo ! obrigado e parabéns Alexandre

    ResponderExcluir

Seja bem vindo !! Aqui é o lugar onde você pode dizer o que pensa sobre o que acabou de ler em nosso artigo !!

Porém:

- Capriche no português.
- Identifique-se ! Quero poder agradecer a participação.
- Evite palavrões ou palavras que tenham duplo sentido.

Copyright© 2010-2017 HISTOSOFIA - modelo por Jason Morrow