1

Ler ou não ler, eis a questão.


Caros estudantes, hoje gostaria de propor uma discussão que poderá se realizar tanto aqui no Blog como nas nossas aulas. O tema para essa discussão/reflexão surgiu quando pude ler um artigo que tem como título: “Qual o sentido de fazer e ler literatura hoje?” Nele o autor tenta responder a seguinte questão: “Num mundo cada vez mais veloz e fragmentado, com o encurtamento das distâncias e o encolhimento do tempo, faz sentido ainda a fabulação literária?”

Veja, essa é uma questão que em um primeiro olhar parece simples, mas que na verdade se mostra muito complexa. Por exemplo, sei que vocês constantemente são “obrigados” a ler obras ditas “literárias”, isso tanto para as aulas de Português como para as provas dos Vestibulares. Mas será que essa leitura, que para muitos é extremamente enfadonha, merece continuar a existir ? Ou será que em nossa atual sociedade não existe mais espaço para as “viagens literárias”. Pensem o seguinte, o ato de ler como algo bom não pode ser tratado como se fosse um dogma, algo que não deve ser questionado nunca ! Não deve ser feito só porque fazemos há séculos, e por isso mesmo, nos acostumamos em fazê-lo. É necessário sim pensar o motivo pelo qual lemos, ou não mais, literatura em nossos dias.

Por isso peço que vocês leiam o artigo que disponibilizo no LINK abaixo, mesmo sendo ele não muito fácil de ler, façam um esforço, e depois pensem os motivos que ainda temos para ler, ou não, ainda hoje.


Esse é o Link do artigo:

Que tal complementar a sua leitura com este artigo:

Um comentário :

  1. E você, o que pensa sobre o assunto ?! Gosta de ler literatura ou acha tudo isso um tédio imenso ?!?

    ResponderExcluir

Seja bem vindo !! Aqui é o lugar onde você pode dizer o que pensa sobre o que acabou de ler em nosso artigo !!

Porém:

- Capriche no português.
- Identifique-se ! Quero poder agradecer a participação.
- Evite palavrões ou palavras que tenham duplo sentido.

Copyright© 2010-2017 HISTOSOFIA - modelo por Jason Morrow