4

Questão do ENEM: Iluminismo

Como estão vestibulandos ? Espero que estudando !!!! Para ajudar-lhes nesse processo vou analisar hoje uma questão sobre um tema que é recorrente em vários vestibulares: As Idéias Iluministas. Como um dos movimentos que ajudou a formar, em parte, a nossa atual sociedade. O iluminismo se mostra muito importante para se entender as revoluções burguesas que marcaram o final da Idade Moderna e o início da Contemporânea.

Essa questão cobra a habilidade H13 - Analisar a atuação dos movimentos sociais que contribuíram para mudanças ou rupturas em processos de disputa pelo poder. Sendo assim, vamos à questão 21 do ENEM de 2007:


Em 4 de julho de 1776, as treze colônias que vieram inicialmente a constituir os Estados Unidos da América (EUA) declaravam sua independência e justificavam a ruptura do Pacto Colonial. Em palavras profundamente subversivas para a época, afirmavam a igualdade dos homens e apregoavam como seus direitos inalienáveis: o direito à vida, à liberdade e à busca da felicidade. Afirmavam que o poder dos governantes, aos quais cabia a defesa daqueles direitos, derivava dos governados. Esses conceitos revolucionários que ecoavam o Iluminismo foram retomados com maior vigor e amplitude treze anos mais tarde, em 1789, na França.

(Emília Viotti da Costa. Apresentação da coleção. In: Wladimir Pomar. Revolução Chinesa. São Paulo: UNESP, 2003 (com adaptações)).

Considerando o texto acima, acerca da independência dos EUA e da Revolução Francesa, assinale a opção correta.

(A) A independência dos EUA e a Revolução Francesa integravam o mesmo contexto histórico, mas se baseavam em princípios e ideais opostos.
(B) O processo revolucionário francês identificou-se com o movimento de independência norte-americana no apoio ao absolutismo esclarecido.
(C) Tanto nos EUA quanto na França, as teses iluministas sustentavam a luta pelo reconhecimento dos direitos considerados essenciais à dignidade humana.
(D) Por ter sido pioneira, a Revolução Francesa exerceu forte influência no desencadeamento da independência norte-americana.
(E) Ao romper o Pacto Colonial, a Revolução Francesa abriu o caminho para as independências das colônias ibéricas situadas na América.


Antes de ver a resposta e o comentário, tente responder e explicar, para você mesmo, o porquê escolheu essa resposta. Somente depois leia o comentário e saiba qual a resposta certa. Então compare o que você havia pensado com o que leu sobre a questão. Agindo assim você vai estar se testando !!!

Além de cobrar a Habilidade 13, a questão apresenta a necessidade do conhecimento básico do Iluminismo e a atenção na leitura das respostas, principalmente com relação a data das revoluções. Com isso, podemos já dizer que a resposta correta é a C. Isso porque ela trata das “teses iluministas” que são a base para “a luta pelo reconhecimento dos direitos considerados essenciais à dignidade humana.” Essas ideias de Liberdade, Igualdade e Fraternidade, que nascem no contexto do Iluminismo, se mostrarão importantes para a formação do pensamento revolucionário, tanto na Independência dos EUA, em 1776, como na Revolução Francesa, em 1789. As respostas A e B se mostram absurdas, principalmente quando falam em “princípios e ideais opostos” e “apoio ao absolutismo esclarecido”. Já as respostas D e E sofrem de anacronismo, ou seja, colocam os eventos da Revolução Francesa anteriormente aos da Revolução Americana.

4 comentários :

  1. Gostei muito do auxílio na resolução, quando você mandou ler novamente o texto do enunciado vi que não tinha prestado atenção nas datas e ia errar!

    ResponderExcluir
  2. Parabéns. Gostei muito!

    ResponderExcluir

Seja bem vindo !! Aqui é o lugar onde você pode dizer o que pensa sobre o que acabou de ler em nosso artigo !!

Porém:

- Capriche no português.
- Identifique-se ! Quero poder agradecer a participação.
- Evite palavrões ou palavras que tenham duplo sentido.

Linha do Tempo - - Click nos Links abaixo e aprenda mais sobre cada época da História !
Copyright© 2010-2014 HISTOSOFIA - modelo por Jason Morrow