2

O terror chamado AVALIAÇÃO !

Vamos aqui ser sinceros! Ninguém gosta de ser avaliado, mesmo aqueles que se mostram pessoas extremamente competitivas têm problemas com a avaliação, principalmente quando esta mostra as fragilidades e as dificuldades dos avaliados.


Mas continuemos aqui sendo sinceros. Esse é um mundo capitalista! O sonho utópico de uma sociedade onde o que importa não é a sua extrema produtividade, ou ainda o quanto você tem, não se realizou e para muitos jamais se realizará graças, ao que alguns gostam de chamar, a natureza humana! Esse pensamento diz que por sermos animais, apesar de racionais, nossos instintos de sobrevivência são muito fortes em nossa espécie, como em muitas outras, e que por isso sempre estaremos lutando não para o bem estar comum, mas sim pela “vitória” individual de cada um. A vida quer viver!

Eu particularmente não sou totalmente adepto dessa ideia, mas posso dizer que ela é muito bem usada nos nossos dias pelo que chamamos de mundo capitalista. Não vamos ser ingênuos, no nosso horizonte não aparece nenhuma possibilidade de mudança que possa repentinamente transformar essa nossa realidade competitiva. Isso, é lógico, não quer dizer que isso nunca irá ocorrer, só quer dizer que não está próximo de nossa geração. Sendo assim, quer você goste ou não, o mundo fora das paredes de nossa escola vai lhe cobrar exatamente essa competitividade. E então você deverá escolher em que nível quer participar deste nosso jogo chamado sociedade. Caso queira jogar como “líder”, como aquele que “manda” e que pode ter “todos” os seus desejos materiais atendidos, você terá que mostras a cada dia que é “merecedor” desta posição que ocupa. Para tanto terá que, como diz o dito popular, “matar um leão todos os dias”, ou seja, você será constantemente avaliado, e avaliado, e avaliado ...


Veja o que isso pode causar - Dia de volta às aulas é o que mais tem suicídio de jovens no Japão.


Alguns poderão dizer que isso não é justo! Mas não estamos aqui tratando de justiça, mas sim daquilo que é. Pelo menos daquilo que é hoje a nossa organização social. E será nela que você terá que viver e, por isso, ser inúmeras vezes avaliado para poder “provar” sempre alguma coisa. É exatamente aqui que gostaria de chegar. Todos vocês conhecem minha posição utópica sobre “avaliações”, sou completamente contra qualquer uma. Isso porque penso que os humanos deveriam não viver para ter, mas sim viver para ser, para descobrir, para aprender...  Mas apesar desse meu desejo, nada muda em nossa realidade. As avaliações continuam a existir. É por isso que penso que a nossa Avaliação Unificada (Provão) foi no mínimo útil. Isso porque você sentiu na pele como ser avaliado é difícil. Como não estar preparado direito para os “testes da sociedade” pode lhe fazer muito mal! Por isso, caso você queira viver nessa nossa sociedade, é necessário que você aproveite esse momento onde ainda a avaliação é só um “teste menor”, para refletir um pouco mais sobre o que você vai querer aqui nessa sociedade. Como já discutimos nas aulas, existem inúmeros caminhos, uns com mais cobranças, outros com menos cobranças. Bastará você responder a simples questão: O quanto você precisa TER para viver ? Lembre-se, ter mais significa ser mais avaliado. Ter menos, por outro lado pode diminuir essa tensão. Mas não se esqueça que ambos os lados têm seus benefícios e suas tragédias!

2 comentários :

  1. E você o que pensa disso ?!?! Em que posição vai atuar nesse nosso jogo social ???

    ResponderExcluir
  2. ESSE PROVÃO NÃO FOI TÃO DIFÍCIL ASSIM!

    ResponderExcluir

Seja bem vindo !! Aqui é o lugar onde você pode dizer o que pensa sobre o que acabou de ler em nosso artigo !!

Porém:

- Capriche no português.
- Identifique-se ! Quero poder agradecer a participação.
- Evite palavrões ou palavras que tenham duplo sentido.

Copyright© 2010-2017 HISTOSOFIA - modelo por Jason Morrow