0

O que pode ser feito !?

Gostaria de aproveitar essa data tão marcante de nossa história recente, para recuperar um artigo que havia publicado no meu antigo Blog. Não gosto de repetir artigos, vocês sabem, mas nesse caso penso que vale fazê-lo, pois sei que muitos não leram o artigo naquela oportunidade. Então, vamos a ele:

O Massacre na Praça da Paz Celestial


Muitos de vocês vivem dizendo que sozinhos nada podem fazer para mudar a História. É verdade, afinal, como diz um dito popular, “uma andorinha só não faz verão”. Mas apesar disso, nossas atitudes individuais acabam por influenciar as pessoas que estão ao nosso redor. E nesse momento um ato aparentemente isolado pode realmente mudar a História !!!

Veja o caso que ocorreu há 21 anos na China. Como já discutimos nas aulas, este país vive sob uma ditadura violenta disfarçada de “socialismo/comunismo”. Naquele momento o então líder da União Soviética, Michail Gorbatchov, visitava a China. Estudantes aproveitaram a ocasião para protestar contra o regime comunista e a favor de democracia e de maiores liberdades civis. Como na China daquela época, assim como na de hoje, protestos não são permitidos, o governo reagiu da maneira que ele sabe fazer bem: com violência extrema.

Na noite de 3 de junho, tropas chinesas atiraram a esmo na região onde os manifestantes se concentravam, ironicamente chamada de Praça da Paz Celestial. Não sabemos quantos morreram, afinal o governo nunca divulgou informações precisas sobre aquele acontecimento. Já no dia 5 de junho, o gesto desesperado do jovem que se coloca a frente dos tanques colocaria a China comunista do líder Deng Xiaoping na história mundial da infâmia. Nunca se soube ao certo quem era o "homem do tanque".

Infelizmente esta atitude não evitou mais massacres e repressões naquele país. Mas sem dúvida, sozinho, ele conseguiu fazer a História e colocar novamente em nossas mentes a idéia, muitas vezes esquecida, de que é possível, e necessário, lutar por um mundo mais justo. Pense nisso !!!!

Complemente sua leitura com este artigo:

Que tal opinar sobre o que acabou de ler !

Postar um comentário

Seja bem vindo !! Aqui é o lugar onde você pode dizer o que pensa sobre o que acabou de ler em nosso artigo !!

Porém:

- Capriche no português.
- Identifique-se ! Quero poder agradecer a participação.
- Evite palavrões ou palavras que tenham duplo sentido.

Copyright© 2010-2017 HISTOSOFIA - modelo por Jason Morrow