7

Questão do ENEM: Os BRICs

Salve jovens amantes dos VESTIBULARES !!!! Estamos aqui hoje para realizar aquilo que vocês mais gostam ... Estudar para o Vestibular !!! Como eu sei que a emoção é grande por estar participando deste momento, vou logo ao que interessa, sem ficar "enrolando vocês" !!
Na última questão sobre o ENEM eu havia tratado sobre a crise de 1929. Hoje, com o agravamento de nossa atual crise, por causa dos PIIGS, quero manter o foco na questão econômica, só que agora falando um pouco de nossa atual realidade. Para tanto a questão de hoje tem como tema a HISTÓRIA ECONÔMICA, tratando mais especificamente dos BRICs. Além disso, ela também cobra a Habilidade 7: Identificar os significados histórico-geográficos das relações de poder entre as nações.

Antes de ver a resposta e o comentário, tente responder e explicar, para você mesmo, o porquê escolheu essa resposta. Somente depois leia o comentário e saiba qual a resposta certa. Então compare o que você havia pensado com o que leu sobre a questão. Agindo assim você vai estar se testando !!!

Figuram no atual quadro econômico mundial países considerados economias emergentes, também chamados de novos países industrializados. Apresentam nível considerável de industrialização e alto grau de investimentos externos, no entanto as populações desses países convivem com estruturas sociais e econômicas arcaicas e com o agravamento das condições de vida nas cidades. As principais economias emergentes que despertam o interesse dos empresários do mundo são: Brasil, Rússia, Índia e China (BRIC). Tais países apresentam características comuns, como mão-de-obra abundante e significativas reservas de recursos minerais.

Diante do quadro apresentado, é possível inferir que a reunião desses países, sob a sigla BRIC, aponta para

(A) um novo sistema socioeconômico baseado na superação das desigualdades que conferiam sentido à ideia de Terceiro Mundo.
(B) a razoabilidade do pleito de participarem do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU).
(C) a melhoria natural das condições sociais em decorrência da aceleração econômica e da redução dos níveis de desemprego.
(D) a perspectiva de que se tornem, a médio prazo, economias desenvolvidas com uma série de desafios comuns.
(E) a formação de uma frente diplomática com o objetivo de defender os interesses dos países menos desenvolvidos.

Comentário: Mais uma questão onde a maior habilidade do aluno tem que ser a de interpretação e a de estar atualizado, além disso, ela também cobra a Habilidade 7. A Resposta correta é a D. Isso porque a resposta A fala da "superação das desigualdades" o que contradiz o texto. A resposta B e a E falam de questões que nem são citadas no texto, como o "conselho de Segurança da ONU" e uma possível "frente diplomática contra a pobreza", quem dera fosse verdade !!!. Já a resposta C fala em "melhoria natural das condições sociais", o que também vai contra o que afirma o texto, quando ele fala que estes países têm "estruturas sociais ... arcaicas"  !!!
Para saber mais o porquê as outras respostas não são corretas, ouça o nosso Podcast abaixo.

Podcast


Complemente sua leitura com estes artigos:

7 comentários :

  1. Gostaria de saber, de vocês, se os nossos "podcasts" estão sendo úteis para seus estudos ?!? Deixe um comentário dizendo sobre isso !!!

    ResponderExcluir
  2. Futura Psicologa 3°A
    Professor estou adorando os "podcasts"
    inclusive o single do começo. rsrsrs
    Paraabééns !!!!!
    Apesar do seu blog me deixar cansaaadaaa
    eu ainda venho lhe visitar sempre que posso xD !

    ResponderExcluir
  3. Marielem ... Valeu pelo retorno sobre os "podcasts" ... Prometo que quando for reformular o site vou lembrar de você e da página branca .... rs rs

    ResponderExcluir
  4. Parabéns pelos podcasts, acho uma maneira muito legal de aprender para quem tem que enfrentar muito tempo dentro do onibus.

    ResponderExcluir
  5. Continue assim. Ótimos podcasts, parabéns

    ResponderExcluir
  6. nossa, sou futura pediatra e sou grata por esses podcasts aprendo muito com eles!
    OBRIGADOO MESMO!

    ResponderExcluir

Seja bem vindo !! Aqui é o lugar onde você pode dizer o que pensa sobre o que acabou de ler em nosso artigo !!

Porém:

- Capriche no português.
- Identifique-se ! Quero poder agradecer a participação.
- Evite palavrões ou palavras que tenham duplo sentido.

Copyright© 2010-2017 HISTOSOFIA - modelo por Jason Morrow