2

Quer aprender Física jogando ?!

Caros amigos, tenho que lhes dizer que achei um jogo muito interessante, principalmente para aqueles que, como eu, adoram aprender cada vez mais sobre a nossa “física de cada dia!” Nesse momento muitos estarão dizendo que Física é coisa de doido! Que aprender isso é praticamente impossível! Mas eu peço, não tirem conclusões precipitadas. Cumpram antes as missões que, como capitães de naves miniaturizadas, vocês serão chamado para realizar.


O jogo desenvolvido por um grupo brasileiro de pesquisa na área de Física Experimental de Altas Energias ligado à UNESP, além de ser grátis, tem por objetivo ensinar os conceitos Básicos da Física das Partículas Subatômicas. Veja o que esta equipe diz sobre o jogo:

Sobre o jogo

Durante o último século, as experiências realizadas em diversos aceleradores de partículas foram capazes de ampliar e aprofundar nossa visão sobre o interior da matéria. Hoje sabemos que prótons e nêutrons, que compõem o núcleo atômico, são partículas compostas de quarks, constituintes ainda mais fundamentais. Seis quarks (up, down, strange, charm, bottom, top), seis léptons (elétron, múon, tau e seus três respectivos neutrinos), além das partículas responsáveis pelas interações forte, fraca e eletromagnética (glúon, W, Z e fóton), formam o quadro atual das partículas subatômicas. Esse cenário é muito distinto daquele ensinado hoje em dia nas escolas do ensino médio. A visão que os estudantes possuem da estrutura da matéria permanece estagnada no conceito atômico do início do século passado.

Uma solução encontrada para diminuir essa defasagem de quase um século de conhecimento foi a criação de um jogo educativo que permitisse ao jogador aprender os conceitos básicos sobre a composição da matéria através da tarefa de construir partículas subatômicas a partir de seus constituintes mais fundamentais. Reduzido à escala subatômica, o pequeno demiurgo comanda uma nave miniaturizada e tem como uma de suas primeiras missões capturar partículas, usando um sofisticado “campo de energia” e, em seguida, levá-las ao laboratório para que sejam analisadas.

Enquanto se diverte cumprindo essas missões, o jogador acaba aprendendo conceitos de partículas elementares, como léptons e quarks, a composição dos hádrons (principalmente prótons e nêutrons), o conceito de carga de cor e a interação forte que ocorre entre mésons e bárions, o decaimento de partículas e noções de escala subatômica. Vale destacar que este jogo foi desenvolvido no Brasil.
Neste momento em que o LHC trabalha para podermos validar, ou não, o Modelo Padrão de Partículas, além de, quem sabe, conhecermos mais um pouco sobre os segredos da matéria, esse jogo tem tudo para ser um sucesso entre todos aqueles que são interessados em aprender !

É isso, espero que gostem. Abaixo deixo um pequeno vídeo que mostra como é o jogo. DIVIRTAM-SE

PS.: Para aqueles que quiserem mais informação sobre O Modelo Padrão, que é uma teoria que explica as partículas e as forças fundamentais, basta entrar neste site: A Aventura das partículas. Posso lhes garantir que vocês vão aprender muito !

PARA JOGAR, CLICK AQUI !

Veja o vídeo do jogo

2 comentários :

  1. jean lovizaro 1° ADONIRAN BARBOSA
    po professor show de bola esse jogo em , até eu q amo de paixao fisica ( mentira ) kkkkkkkkkk , mais ate eu gostei viu
    dahora memso legal
    abraçaoo

    ResponderExcluir
  2. Jean, legal que tenha gostado !!!! Afinal, aprender se divertindo sempre é melhor !!!!

    ResponderExcluir

Seja bem vindo !! Aqui é o lugar onde você pode dizer o que pensa sobre o que acabou de ler em nosso artigo !!

Porém:

- Capriche no português.
- Identifique-se ! Quero poder agradecer a participação.
- Evite palavrões ou palavras que tenham duplo sentido.

Copyright© 2010-2017 HISTOSOFIA - modelo por Jason Morrow