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Competências e Habilidades: Enem

Desde a criação, em 1997, dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN's), que visavam propiciar subsídios à elaboração de um currículo com uma proposta “mais abrangente” para a educação brasileira, nasceu a idéia de que era necessário para qualquer método, proposta ou educador saber o "que se quer ensinar", "como se quer ensinar" e "para que se quer ensinar". Desta forma surgia o que ficaria conhecido como Competências e Habilidades na educação. Essas, portanto, são as bases para que um aluno possa aprender durante toda a sua vida de estudos, para que, somente então possa ser considerado “bem formado”.


Essa ideia inovadora, que evita a “decoreba”, nasceu juntamente com a Conferência Mundial de Educação para Todos realizada em 1990 na Tailândia, onde a UNESCO definiu os quatro pilares da Educação que deveriam orientar todos os países que concordassem com eles. Esses pilares são: “Aprender a Conhecer”, “Aprender a fazer”, “Aprender a viver com os outros” e “Aprender a Ser”.

Nesse sentido podemos dizer que a educação em nosso país deveria, partindo das idéias apresentadas, criar em vocês habilidades de pensar, correlacionar, julgar, analisar e problematizar a vida como um todo, para que possam, então, criar as habilidades necessárias para aprender a ser, a aprender e a viver com o outro. Isso para que qualquer um educado nestes moldes pudesse se tornar em um cidadão pleno que contribui para a sociedade em que vive. Agora para que essa educação se realize, o educando deve desenvolver um conjunto de habilidades que o levará a uma competência determinada.

Mas e no nosso caso, a História e as ciências Humanas, quais seriam as habilidades que vocês devem adquirir para que possam ser considerados aptos neste modelo educacional ? O MEC estabelece quais são elas nos PCNs. Vamos vê-las.





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Neste caso o "H" significa Habilidade.


Matriz de Referência de Ciências Humanas e suas Tecnologias

Competência de área 1 - Compreender os elementos culturais que constituem as identidades

H1 - Interpretar historicamente e/ou geograficamente fontes documentais acerca de aspectos da cultura.
H2 - Analisar a produção da memória pelas sociedades humanas.
H3 - Associar as manifestações culturais do presente aos seus processos históricos.
H4 - Comparar pontos de vista expressos em diferentes fontes sobre determinado aspecto da cultura.
H5 - Identificar as manifestações ou representações da diversidade do patrimônio cultural e artístico em diferentes sociedades.

Competência de área 2 - Compreender as transformações dos espaços geográficos como produto das relações socioeconômicas e culturais de poder.

H6 - Interpretar diferentes representações gráficas e cartográficas dos espaços geográficos.
H7 - Identificar os significados histórico-geográficos das relações de poder entre as nações
H8 - Analisar a ação dos estados nacionais no que se refere à dinâmica dos fluxos populacionais e no enfrentamento de problemas de ordem econômico-social.
H9 - Comparar o significado histórico-geográfico das organizações políticas e socioeconômicas em escala local, regional ou mundial.
H10 - Reconhecer a dinâmica da organização dos movimentos sociais e a importância da participação da coletividade na transformação da realidade histórico-geográfica.

Competência de área 3 - Compreender a produção e o papel histórico das instituições sociais, políticas e econômicas, associando-as aos diferentes grupos, conflitos e movimentos sociais.

H11 - Identificar registros de práticas de grupos sociais no tempo e no espaço.
H12 - Analisar o papel da justiça como instituição na organização das sociedades.
H13 - Analisar a atuação dos movimentos sociais que contribuíram para mudanças ou rupturas em processos de disputa pelo poder.
H14 - Comparar diferentes pontos de vista, presentes em textos analíticos e interpretativos, sobre situação ou fatos de natureza histórico-geográfica acerca das instituições sociais, políticas e econômicas.
H15 - Avaliar criticamente conflitos culturais, sociais, políticos, econômicos ou ambientais ao longo da história.

Competência de área 4 - Entender as transformações técnicas e tecnológicas e seu impacto nos processos de produção, no desenvolvimento do conhecimento e na vida social.

H16 - Identificar registros sobre o papel das técnicas e tecnologias na organização do trabalho e/ou da vida social.
H17 - Analisar fatores que explicam o impacto das novas tecnologias no processo de territorialização da produção.
H18 - Analisar diferentes processos de produção ou circulação de riquezas e suas implicações sócio-espaciais.
H19 - Reconhecer as transformações técnicas e tecnológicas que determinam as várias formas de uso e apropriação dos espaços rural e urbano.
H20 - Selecionar argumentos favoráveis ou contrários às modificações impostas pelas novas tecnologias à vida social e ao mundo do trabalho.

Competência de área 5 - Utilizar os conhecimentos históricos para compreender e valorizar os fundamentos da cidadania e da democracia, favorecendo uma atuação consciente do indivíduo na sociedade.

H21 - Identificar o papel dos meios de comunicação na construção da vida social.
H22 - Analisar as lutas sociais e conquistas obtidas no que se refere às mudanças nas legislações ou nas políticas públicas.
H23 - Analisar a importância dos valores éticos na estruturação política das sociedades.
H24 - Relacionar cidadania e democracia na organização das sociedades.
H25 – Identificar estratégias que promovam formas de inclusão social.

Competência de área 6 - Compreender a sociedade e a natureza, reconhecendo suas interações no espaço em diferentes contextos históricos e geográficos.

H26 - Identificar em fontes diversas o processo de ocupação dos meios físicos e as relações da vida humana com a paisagem.
H27 - Analisar de maneira crítica as interações da sociedade com o meio físico, levando em consideração aspectos históricos e(ou) geográficos.
H28 - Relacionar o uso das tecnologias com os impactos sócio-ambientais em diferentes contextos histórico-geográficos.
H29 - Reconhecer a função dos recursos naturais na produção do espaço geográfico, relacionando-os com as mudanças provocadas pelas ações humanas.
H30 - Avaliar as relações entre preservação e degradação da vida no planeta nas diferentes escalas.

Se você quiser ver toda a Matriz de Referência de todas as Áreas do conhecimento propostas pelo ENEM, basta clicar no link abaixo:

6 comentários :

  1. Luana: Nossa profº parece ser meio complicado viu !?

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  2. Luana, posso lhe garantir que parece mais complicado do que é realmente !!!! Você vai perceber isso quando observar os exercícios resolvidos e comentados do ENEM !!!!

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  3. Parabens pelo blog!!!!1 Tera minha visita regular!!!

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  4. Fernando,agradeço pelos comentários e pela indicação do Blog para os seus alunos ! Apesar de ser da área de humanas, também sou apaixonado pela matemática e pela física, principalmente quando estas estão relacionadas à História da Ciência !

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  5. Adorei o blog parabéns professor

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  6. cumprimentando-o cordialmente.
    e elogiando-o pelo belo trabalho que exerce e por cobrir a carência que eu e muitas pessoas tem diante de um temido vestibular...
    grata.

    Gleice

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