10

O Fascismo e o Futebol !

Em pleno século XXI !! Depois muitos perguntam por qual motivo devemos nos preocupar em estudar o passado, afinal, ele é só passado ! Essa talvez seja uma das possíveis respostas: Para saber que coisas “ruins” podem voltar a acontecer. Vou aqui aproveitar a indicação feita pela amiga Tainá, que pediu para falarmos um pouco sobre “As guerras existentes no Mundo”, unindo a esse tema um outro que anda ocorrendo nos campos de futebol por toda a Europa.

Neste artigo vou falar sobre um fenômeno que, infelizmente, tem ocorrido nos campos europeus. Neles manifestações fascistas ganham cada vez mais adeptos assustando muita gente que achava que este passado fora enterrado após a Segunda Guerra Mundial. Infelizmente parece que não foi. Isso fica claro quando vemos que no dia 15 de março de 2010, em rodada válida pelo campeonato italiano de futebol, o jogador argentino Mauri Zárate, do Lazio, causou polêmica ao saudar a torcida de sua equipe com um gesto fascista, realizado com o braço direito enquanto os times se aqueciam em campo. Essa saudação é aquela mesma feita pelos alemães quando o então Fiher, Adolf Hitler, se apresentava em público !

O Nazifascismo (A extrema-direita)

Mas antes de continuarmos analisando esse fato no futebol, penso que cabe aqui uma breve explicação histórica sobre o que foi o fascismo. Genericamente o fascismo foi uma doutrina totalitária desenvolvida por Benito Mussolini na Itália, a partir de 1919. O Fascismo tinha como principais características o totalitarismo, a liderança carismática, o corporativismo, o nacionalismo, o militarismo e o expansionismo. Nele não havia a liberdade individual, pois o que importava não era o “bem-estar” do indivíduo, mas sim o da Nação que deveria, portanto, estar acima de qualquer interesse. Normalmente esse regime acaba por se construir sobre a idéia de um partido único, que, “sabendo o que é melhor para o povo”, não precisa de concorrentes e nem de democracia. É por isso que, tanto na Alemanha como na Itália, a oposição aos partidos nazifascistas foi duramente massacrada ! Esse movimento nasce em uma época de extremos problemas sociais e econômicos, afinal, a crise de 1929 havia destruído as economias de muitos países europeus que já estavam muito enfraquecidas por causa da Primeira Guerra Mundial. O caos sempre é um bom terreno para o extremo !

Com isso, podemos dizer que o movimento do Fascismo, e do Nazismo, usava da violência e do controlo rígido social para realizar aquilo que queria. É nesse contexto que a Segunda Guerra Mundial vai acontecer. É também nele que mais de 40 milhões de pessoas vão morrer durante os seis anos de guerra, entre eles milhares de judeus que serão exterminados nos campos de concentração nazistas !

E a saudação de Mauri Zárate ?!

Nesse caso o jogador, que não pôde entrar em campo por ofender um árbitro, assistiu ao jogo nas arquibancadas, próximo aos "ultras", torcedores extremistas do Lazio. O incidente, porém, não é um caso isolado. Nos últimos anos, a relação entre partidos políticos de extrema-direita, grupos neonazistas e futebol vem se tornando cada vez mais estreita em vários países do velho continente, fazendo soar um preocupante alerta. Recentemente um livro lançado na Europa, “Diário de um Skinhead – Um infiltrado no movimento neonazista”, feito por um jornalista que se infiltrou nesses movimentos, mostrou como os líderes neonazistas europeus arrebanham jovens envolvendo-se com aquilo que eles mais gostam, como a música e o futebol. Passando-se por um skinhead, Antonio Salas, o jornalista, pôde ver como a violência e a xenofobia são extremamente valorizada nesses grupos, a tal ponto de em jogos do Real Madrid a torcida de extremistas do “Ultrassur” entoar músicas como “seis milhões de judeus na câmera de gás, seis milhões a mais...” (em alusão ao número de judeus mortos no Holocausto) e promovendo, ainda, episódios de violência contra estrangeiros que vão aos jogos !!!!!! É isso, temos que pensar. Será que queremos que coisas como o Holocausto ou mesmo a Segunda Guerra Mundial voltem a ocorrer ?!? Se não tomarmos cuidado ......

Veja o vídeo que mostra a torcida Ultrassur se manifestando:



Visiste o site dos "ultras" do Real Madrid
http://www.ultras-sur.es/

O livro "Diário de um Skinhead":
Editora planeta

Sobre Guernica, em minha resposta ao comentário da amiga Kelen Munhoz, logo abaixo, veja o quadro:
Guernica

DIGA SEMPRE NÃO PARA QUALQUER FORMA DE VIOLÊNCIA !!!!!!


http://www.umsabadoqualquer.com/

10 comentários :

  1. Hola professor! Que delícia poder ler um artigo tao interessante e atual! Ver tocar o dedo numa ferida que insistem em cubrir mas que ñ faz nada mais que aumentar.Esse fenômeno é real e também me preocupa. Depois da crise pela qual passa Europa e principalmente Espanha, é muito comum escutarmos de muitos cidadaos que a culpa é dos estrangeiros que vêm roubar-lhes o trabalho, além de utilizar os serviços públicos (dando mais gastos ao governo). Cada vez que ouço um comentário racista, xenófobo e discriminatório penso que estamos indo pelo mesmo caminho.... a sociedade, ñ amadureceu (finge que o fez).... a ferida está coberta mas ñ se fechou.... na verdade, só aumenta... Necessitam dum "bode expiatório" que leve a culpa das desgraças.... na verdade, a História se repete, de novo!

    ResponderExcluir
  2. Minha cara amiga Kelen, fico imensamente feliz em ver sua participação aqui em nosso Blog, sempre com comentários extremamente pertinentes! Eu posso falar sobre esses assuntos, da xenofobia, da crise européia, do crescente preconceito, mas sempre de uma perspectiva “de fora”, afinal, esses movimentos são intensificados, neste momento, em uma Europa que tenta sobreviver ao próprio capitalismo que ela engendrou ! Mas você, minha amiga, tem uma perspectiva que não posso mostrar para meus jovens alunos; você vive atualmente na Europa e em um país que sofre em demasia com a crise, a Espanha. Infelizmente, como você muito bem disse, essas são feridas que, apesar de todos os ganhos sociais que o povo europeu conquistou, fazem questão de não se fecharem ! E feridas abertas, você sabe muito bem, afinal acabou de vislumbrar o sofrimento em Guernica, acabam sempre por gerar mais violência !

    ResponderExcluir
  3. Finalmente futebol no blog hein professor, kkkkkkkkkkkkk, pena q de uma forma tão triste.

    A Lazio é famosa há tempos destes atos fascistas, o carequinha da foto no topo da página, Di Canio, se declarava adepto do fascismo e sempre fazia esse tipo de saudação, principalmente contra a Roma, arquirrival.

    Pena q não é só isso, tem também xenofobia, racismo, violência nos estádios, a sociedade ainda não despetou totalmente.

    ResponderExcluir
  4. Carlos, parece que as pessoas não gostam de se libertar daquilo que não presta ... Prometo falar de futebol, em outro artigo, da forma como ele merece: com Alegria !!!!

    ResponderExcluir
  5. Precisando de alguma ajuda ou qualquer coisa sobre futebol só pedir, tamo smp por aqui no blog e é por causa do maldito ou não, vício no futebol q tô fazendo Jornalismo.

    ResponderExcluir
  6. Carlos, sempre que precisar de ajuda lhe pedirei, com certeza !!! Ainda mais sobre futebol !!!!

    ResponderExcluir
  7. Esse post ficou fantastico parabens um dos melhores daqui!

    ResponderExcluir
  8. Web Master Jaderson, valeu pelo eleogio !!! Mas diga-me: Por que esse post lhe atraiu tanto ?!?

    ResponderExcluir
  9. Acontece muito na Itália, em Espanha, França, Portugal e na Europa de leste esse tipo de Ultras, tendencialmente nacionalistas, fascistas e nazis...

    em Portugal:

    http://www.youtube.com/watch?v=h4ejfMeqPVA

    São uma resposta á imigração.

    ResponderExcluir
  10. Anônimo

    Muito obrigado pela sua participação, mas da próxima vez gostaria que você se identificasse para que eu possa agradecer sua participação !

    Concordo com você, sem dúvida toda a sociedade que está sendo pressionada, principalmente economicamente, como é o caso da Europa hoje, acaba por reagir de forma agressiva e autoritária, principalmente com aqueles que vem de fora, que na visão destes mesmos europeus, vem para “roubar seus emprego” !

    ResponderExcluir

Seja bem vindo !! Aqui é o lugar onde você pode dizer o que pensa sobre o que acabou de ler em nosso artigo !!

Porém:

- Capriche no português.
- Identifique-se ! Quero poder agradecer a participação.
- Evite palavrões ou palavras que tenham duplo sentido.

Copyright© 2010-2017 HISTOSOFIA - modelo por Jason Morrow