3

A difícil escolha de uma profissão !

Eu sei, escolher aquilo que você fará pelas próximas décadas em sua vida, não é fácil !! Durante todo o tempo que trabalho como educador tenho acompanhado esse sofrimento por parte, principalmente, dos alunos que cursam o último ano do Ensino Médio. Já tratamos da questão da validade, ou não, em se fazer um cursinho pré-vestibular no artigo “Cursinho pré-vestibular, vale a pena?”. Agora acho que posso ajudar, um pouco que seja, com a dificílima tarefa de escolher uma “CARREIRA PROFISSIONAL”.

De início gostaria de dizer que apesar desta escolha lhe parecer extremamente árdua, ela é necessária, pois, como já dissemos, se você abre mão de escolher, permite que alguém faça por você ! Com isso, podemos dizer que apesar de todo o sofrimento você acabará encontrando o seu caminho! E saiba, ele não é “eterno”, afinal sempre é possível mudar !

Com essas palavras reconfortantes, ao menos eu espero que sejam, posso dizer que a melhor maneira de escolher uma profissão é com tempo e com muita pesquisa. Quando vocês chegam ao ensino médio acabam por ter três anos para pensar sobre o assunto. Mas como esse período é extremamente conturbado em suas vidas, afinal vocês são “aborrecentes”, digo, adolescentes, o tempo passa tão rápido que quando percebem já chegou o último ano do Ensino Médio. É exatamente nesse momento que “bate o desespero”! A cobrança por parte da sociedade, dos professores, dos pais e até as suas próprias, acaba por enlouquecer qualquer um. É neste ponto que, infelizmente, muitos desistem e acabam por deixar que a vida “escolha por eles”.

Por isso, é fundamental que vocês que “ainda” estão no primeiro ano passem, mesmo que de forma lenta, a pensar sobre o assunto, usando aquilo que ainda têm de mais precioso: O TEMPO PARA PENSAR!

Mas, como disse acima, não basta o tempo para realizar uma boa escolha, é necessário, também, saber usá-lo bem. É aqui que entramos no segundo ponto: A PESQUISA! É fato que as profissões “socialmente bem aceitas” são as mais procuradas. Com isso, quero dizer que algumas áreas do conhecimento, como a Medicina, a Engenharia, a Odontologia, o Direito, entre outras, acabam por ser a escolha mais “cômoda” que vocês podem fazer. Isso porque todos ficarão felizes em ter mais um médico ou um dentista na família! Além disso, essas profissões acenam sempre com ótimos rendimentos. Que maravilha! É a aceitação social aliada ao bom salário! Parece fácil demais.

Aqui cabe um velho ditado popular: “Quando a esmola é demais o santo desconfia”. E é para desconfiar mesmo. Como vocês que pensam em seguir estas carreiras não sabem praticamente nada sobre como é REALMENTE ser um médico ou um advogado, acabam escolhendo por pura ilusão! Escolha muito ruim! É por isso que digo que ao aliar o tempo que vocês têm ao estudo sobre aquilo que pensam querer fazer como profissão, aumenta, e muito a chance de acertar.

Além disso, gostaria ainda de dizer que vale muito prestar atenção naquelas profissões que não “estão na moda”. Existem campos onde vocês podem desenvolver plenamente a sua potencialidade ganhando bons salários. Basta que deixem essa preguiça, característica de vocês, de lado e passem a se informar em sites, revistas, programas de TV, em testes vocacionais ou mesmo com outros profissionais que já atuam no mercado de trabalho, como é exercer verdadeiramente aquela profissão. Garanto que se fizerem isso, as coisas serão mais fáceis quando o fatídico terceiro ano chegar, ao menos no que diz respeito à escolha de sua profissão.

Para ajudá-los um pouco mais, estou criando em nosso BLOG uma seção destina exclusivamente ao ESTUDO DAS PROFISSÕES. Nela colocarei, semanalmente, dicas de sites, vídeos, entrevistas, enfim, o que encontrar e que seja relevante para ajudar nesta tão complicada escolha. Espero que gostem !!

Complemente sua leitura com estes artigos:

3 comentários :

  1. é mulecada do 1º ano, escutem o Alexandre, pq quando chegar no 3º, a cabeça vai quase explodir de tanta preocupação com isso, por isso é bom chegar nessa fase com tudo planejado

    ResponderExcluir
  2. é mulecada do 1º ano, escutem o Alexandre, pq quando chegar no 3º, a cabeça vai quase explodir de tanta preocupação com isso, por isso é bom chegar nessa fase com tudo planejado [2]
    ESCUTEEEEM O BOM E VELHO , ALEXANDRE! HAUSUA

    ResponderExcluir
  3. Vejam meus jovens alunos como a experiência é importante em nossa vida !!Tanto o Carlos como a Thais sabem, agora, o quanto é difícil essa escolha !! Por isso, não deixem para amanhã o que você pode fazer hoje !!

    ResponderExcluir

Seja bem vindo !! Aqui é o lugar onde você pode dizer o que pensa sobre o que acabou de ler em nosso artigo !!

Porém:

- Capriche no português.
- Identifique-se ! Quero poder agradecer a participação.
- Evite palavrões ou palavras que tenham duplo sentido.

Copyright© 2010-2017 HISTOSOFIA - modelo por Jason Morrow