101

Cursinho pré-vestibular, vale a pena?

Talvez a pergunta que eu mais tenha ouvido nestes muitos anos como professor foi: “Vale a pena fazer cursinho pré-vestibular”? E minha resposta, invariavelmente, acaba sendo essa: depende! É exatamente isso, depende. Você que, apesar de ser ainda bem jovem, é humano, deve já ter percebido que saber qual é o melhor caminho para seguir antes de segui-lo é extremamente angustiante, como dia Sartre. E no caso da validade, ou não, de se fazer um cursinho a resposta também é complicada!

Mas apesar disso posso orientá-lo para que a sua tomada de decisão possa ocorrer um pouco mias fácil. Mas, primeiramente vamos deixar uma coisa clara. Uma parte da “culpa” de você estar passando por todo este estresse do vestibular, é dos cursinhos! Digo isso baseado na constatação de que esta espécie de “escola” consegue faturar uma montanha de dinheiro, todos os anos, vendendo a “ilusão” de que ao fazer este ou aquele cursinho você entrará na Universidade de sua preferência! Ora, isso não é totalmente verdade. Esse fato só será real caso você, que fará o cursinho, estude muuuuuuuuuuuuuuito para estar preparado para realizar os vestibulares. Mas, caso você não estude, o problema é seu! O cursinho não tem nenhuma obrigação de lhe conseguir a tão sonhada vaga, afinal, o que interessava para ele já foi conseguido: que você pagasse em dia as suas mensalidades!

É a chamada indústria do Vestibular, que tem um forte “Lobby” dentro do congresso nacional no sentido de evitar, por exemplo, que exames como o do ENEM, juntamente com programas como o do SISU, tomem o lugar do velho e lucrativo vestibular! É por isso que eu digo: parte da “culpa” de você realizar o vestibular é dos cursinhos pré-vestibulares!

Mas a questão ainda permanece. Vale, ou não, a pena fazer o tal cursinho? Vou ser aqui bem objetivo. Se você tem condições de pagar o que eles estão cobrando de mensalidade e está REALMENTE EMPENHADO EM ESTUDAR, eu diria, infelizmente, que sim. Como eles fazem parte do “esquema” vestibular, sabem como orientar seu estudo para que possa fazer as tão temidas provas. Mas, caso você não possa pagar por esse serviço que, diga-se de passagem, é bem caro, mas está REALMENTE EMPENHADO EM ESTUDAR, eu diria que a sua perda não será tão grande assim!

Veja, no fundo o maior problema não está em fazer ou não um cursinho pré-vestibular, mas sim no quanto você está disposto a estudar. Infelizmente, e nisso minha geração tem uma parte da culpa, você cresceu aprendendo que não era necessário estudar, ou se esforçar, para conseguir passar ao próximo ano letivo. Com a “progressão continuada”, infelizmente, tudo ficou muito fácil, e agora, quando é cobrado para estudar de verdade para realizar os testes dos vestibulares, não sabe como fazê-lo! Mas, mesmo com isso, é necessário para você que quer uma “posição melhor”, um “trabalho melhor”, um esforço extra nesse momento de sua vida. Se serve de consolo posso dizer que passei por um problema parecido com o de vocês, e escolhi o caminho do estudo. E hoje digo que não me arrependo em nenhum momento de ter feito esta escolha. Não é fácil estudar, eu sei, mas quando conseguimos realizar esta façanha ela é extremamente prazerosa!

Por isso, pense no que realmente você quer para a sua vida! Não fuja mais uma vez deixando para amanhã o que tem que ser decidido hoje! Afinal, cada dia que passa, caso sua escolha seja a de estudar, é um dia a menos para se preparar!

Complemente sua leitura com este artigo:

101 comentários :

  1. "cada dia que passa é um dia a menos para se preparar!" isso é ótimo :) HSAUHSAUHSAU

    ResponderExcluir
  2. Marina, minha amiga, infelizmente é verdade !!! Preparar-se, sempre é bom, com antecedência !!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. professor o q os senhor acha dessa nova moda agora de comprar os livros dos pre vestibular no site www.livrosdecursinhos.com.br ??é um bom investimento pra quem quer estudar em casa???

      Excluir
    2. O investimento nem sempre é barato ! Estudar em casa, sozinho, também não é algo nada fácil ! Mas se você realmente está disposto/a a fazer esse investimento - ESTUDAR de VERDADE - pode ser que o outro investimento, o financeiro, em alguns livros possa valer a pena !

      Excluir
    3. Conheci o site http://www.soexercicios.com.br que oferece banco de questões dos mais importantes vestibulares e concurso - ENEM, UERJ, UFF, EPCAR, PUC, ITA, USP, ESA, AFA, ESCOLA NAVAL, etc...- com as funcionalidades de gerar listas de exercícios e elaborar simulados com vídeo resoluções das questões e vídeo aulas dos assuntos que caem nas provas. Podemos criar plano de estudo personalizado com assuntos mais prováveis e os que temos mais dificuldades para tirar dúvidas. MUITO BOM!!!
      https://www.youtube.com/watch?v=JDVmwF_g7fg

      Excluir
  3. acredito eu q se a pessoa estiver disposta a se dedicar de corpo e alma aos estudos, o cursinho não é necessário.

    é claro q é uma ajuda e tanto, mas como o professor salientou, os gastos que se tem tbm são enormes.

    ResponderExcluir
  4. Fazendo ou não, a dedicação é a mesma. Até porque o fato de estar fazendo cursinho não garante vaga em uma universidade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. não garante mais ajuda a você se esforçar mais, por que, você não vai jogar seu dinheiro fora a toa né, ai quem sabe se vai ou não garantir!?

      Excluir
  5. Carlos e Marina, nada como ficar mais velho e começar a perceber melhor esse mundo !! É isso, estudar é o único caminho !!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo plenamente com o caro professor hoje estou com 26 anos e me arrependo de não ter acordado antes, acabei meu ensino médio com 15 anos se tivesse atenta hoje ja poderia esta terminando a facul escolhi mas beleza agr e foco e foco e chegarei la, mas como diz o ditado se conselho fosse bom vendia-se

      Excluir
  6. so queria complementar que estudo sim é muito importante... Mais como um estudante recem formado e vendo que meus estudos de nada foram validos, vejo que a busca por uma ajuda sim é necessária, pois a dificuldade de se estudar sozinho é grande, creio eu que cada um vem com seu cada qual, e a ajuda nem sempre sai barata, mas cai entre nois internaltas, alunos, pais, e etc, um encino de uma escola publica nem chega perto de uma aparticular (se não o governo não dava vagas extras parar alunos oriundos de escolas publicas), espero estar certo disso e não me equivocar em ter acordado depois de anos que percisava de um encino melhor!
    um forte abraço! e minha opinião é essa e 2011 estarei cursando um curso pre-vestibular e estarei aqui denovo postando meu sucesso ou fracasso!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Veja bem a ortografia, ENSINO, se escreve com S, não com C.

      Excluir
    2. INTERNAUTAS, e não internaltas. Essa até doeu na alma!

      Excluir
    3. Kkkkkkkkkk .... cômico. A tal pessoa quis se expressar corretamente usando palavras Nao utilizadas com frequencia em nosso cotidiano, mas nen as palavras sabe escrever corretamente! Palavras simples e super utilizadas. Observei isso também. De maneira alguma sendo sarcastico com o ato, mas a ignorância foi extrema para quem ja obtem um grande conhecimento como ele, pegou mal. Ler antes de publicar è sempre bom.

      Excluir
    4. Existe uma grande diferença entre mas e "mais"... "internaltas", "encino" "nóis" "denovo" Esse Grilo exagerou na dose de erros, hein? rsrss

      Excluir
    5. "Mas CAI entre nois" KKKKKKKKKK rachei e olha que eu não gosto de corrigir as pessoas. Apesar da gramática tensa a idéia do comentário dele é super válida.

      Excluir
  7. Eu estou com uma grande dpuvida neste caso!!
    Eu estou fazendo Eng. de Produçaõ na Faculdade Anhanguera de São José dos Campos, mas fico pensando se já está difícil pagar o 1° semestre então imagina pagar 5 anos SOZINHA, meu Deus!!
    Infelismente não tenho ajuda de ninguém para pagar a particular, e essa universidade não é ainda aprovada pelo MEC e a melhor aqui na minha região é muitooo cara, nem sonhando cabe no meu orçamento.
    Enfim estou pensando em trancar a faculdade e começar um curso Pré-Vestibular, mas não sei se faço isso, meu minha cabeça está explodindo por causa desta dúvida..
    E professor o que o senhor acha? Vale a pena??
    ME AJUDAAAAAAAAAAAAAAAAA...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vc pode contratar o fies, é bem melhor

      Excluir
    2. meu tenta o casdvest, prevest da unesp são cursinhos gratuitos e pre vestibulares de excelência. Eu faço o casd e compensa muito fazer cursinho, abre muito a cabeça e você fica com uma base muito boa pra faculdade. também sou de sjc.

      Excluir
  8. REJANE

    Em toda a sua fala o que mais me preocupou foi você dizer que "essa universidade não é ainda aprovada pelo MEC". Se essa aprovação não sair será um problema ! No mais, o cursinho é como eu disse, se você estiver muito pronta para estudar pode valer à pena, do contrário ... Quem sabe um curso técnico em uma área próxima da que você quer pode ser um caminho inicial para uma futura universidade "mais conceituada" ! Às vezes esse curso técnico pode abrir portas para um emprego que ajudaria a financiar a faculdade !

    ResponderExcluir
  9. Fiz o cursinho ano passado (junto com o colégio) e apenas me acomodei, não estudei o quanto deveria estudar. Eram mais ou menos 3~4 horas dedicadas ao curso por dia (tempo de aula, para se arrumar e locomover de casa ao curso) e eu achava, de forma errada, que era o suficiente. Esse ano estou estudando sozinho e está sendo bem mais proveitoso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara,eu também estou fazendo isso.Creio que seja uma boa estudar sozinho,se o o indivíduo ter uma noção,organização e material dos conteúdos do vestibular.Pensei em fazer cursinho,porém tenho quase certeza que vai me atrapalhar nesse ano que estou concluindo o 3° ano do ensino médio.

      Excluir
  10. Caro Amigo !

    Apesar de eu não saber que é você, poderia dizer que seu depoimento é muito valioso para os jovens que ainda estão com tempo para realizar um "estudo de verdade", não deixando para amanhã o que podem fazer hoje !

    ResponderExcluir
  11. Eu concordo, cursinho pré-vestibular não é necessario se você se dedicar e estudar muito , Estuda que passa!

    ResponderExcluir
  12. professor.. eu tenho uma grande duvida. estou no terceiro ano do ensino medio numa escola estadual. mas o ensino nao e bom, mas numa cidade proxima existe o instituto federal. onde voce sai com o medio e o tecnico formado. mas ai eu vou ter que voltar no primeiro ano e comeca tdo de novo. vale a pena levando em conta a qualidade do indtituto? ou voce acha que um cursinho recupera o que eu nao aprendi na escola estadual? ME AJUDA NESSA RESPOSTA PROFESSOR.

    ResponderExcluir
  13. Anônimo, pena que você não deixou seu nome para que pudesse agradecer sua participação. Mas comentando o que você pergunta, eu diria que a resposta vai depender de seu projeto de vida. Com isso quero dizer que dependendo da área que escolher, você pode estudar em um cursinho e ir direto para uma faculdade que lhe dará um diploma de ensino superior, o que em alguns casos é muito melhor que um diploma técnico. Mas se você não pretende fazer uma faculdade, ou se a área escolhida for somente técnica, eu diria que vale a pena você descobrir se estando formado não pode fazer somente o curso técnico, sem ter que cursar novamente todo o ensino médio. Algumas escolas permitem isso !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. beim. o que eu queria saber de verdade é se um cursinho extensivo por exemplo, pode me esnsinar o que a estadual nao me ensinou? e outra pergunta.eu quero fazer engenharia mecanica. mas eles dizem que quem possui o ensino superior junto com o tecnico tem mais chances de um emprego. isso é verdade?

      Excluir
    2. Pessoal, por favor me ajudem. Irei ser curto e grosso, conclui o ensino médio ano passado, e no começo desse ano ingressei na Universidade São Judas no curso de engenharia de produção, mas desisti há pouco tempo, pois não conseguir acompanhar os estudos. Admito que não sei muita coisa que fiz no ensino médio.
      Bem, estava pensando se vale a pena entrar agora na anglo para fazer um curso preparatório, e em fevereiro voltar para a universidade, ou até tentar a bolsa em uma pública, eu juro que quero fazer engenharia, não pretendo fazer um curso mais `` fácil ``, a pergunta vocês me aconselham a fazer o cursinho preparatório na anglo, e eu consigo cursar engenharia e concluir ?
      Obrigado desde já.

      Excluir
  14. ME AJUDA AI PROFESSOR... A E MEU NOME É EDUARDO

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Eduardo,

      No seu caso posso lhe dizer que aquilo que você vai aprender em um curso técnico na área de mecânica, pouco lhe ajudará caso você resolva fazer uma faculdade de Engenharia Mecânica. O curso técnico seria útil caso você não pretendesse fazer faculdade agora, ou não quisesse fazê-la, ou mesmo se pretendesse usar esse curso para arrumar um primeiro emprego na área e depois, quem sabe, conseguir uma bolsa de estudos para o curso de Engenharia pela própria empresa que lhe contratou. Do contrário, voltar três anos no Ensino Médio não me parece uma boa alternativa ! A única questão que fica é que boas faculdades de Engenharia ou são caras, as particulares, ou são bem concorridas como as estaduais USP, UNICAMP e UNESP. Por isso cabe você decidir o quanto deseja fazer a faculdade ou somente o curso técnico.

      Excluir
    2. O meu principal objetivo e a faculdade de engenharia, por isso eu queria voltar ao instituto, pois a base do ensino medio de la e melhor do que onde eu estudo atualmente, e com isso prestar um bom vestibular e entrar na faculdade estadual.mas ao mesmo tempo prefiro terminar o terceiro ano e entrar em um curso pre-vestibular. Voce acha que pra fazer um curso pre-vestibular e entrar na estadual preciso de uma boa base, que o instituto pode me oferecer, ou devo terminar o medio onde estou e entrar depois num cursinho pre vestibular, eu tenho chances? ME AJUDA NESSA ESCOLHA, ELA VAI DECIDIR MINHA VIDA! EDUARDO

      Excluir
    3. Caro Eduardo

      O que você me pede não está ao meu alcance, afinal, em última instância é você que vai escolher ! Mas poderia ainda dizer uma coisa. Se você leu meu texto acima percebeu que não existe “milagre”, ou seja, entrar em engenharia em uma universidade pública como a UNICAMP a USP ou a UNESP não é impossível, mas requer de você MUITO estudo e DEDICAÇÃO, mesmo para aquele que fez um bom Ensino Médio isso é necessário ! Agora, não esqueça que existe sempre a possibilidade de conseguir algum tipo de bolsa em uma escola particular de engenharia, o que também é muito bom em seu caso.

      Excluir
    4. Valeu professor. eu queria dizer que estou muito motivado a estudar, e quando voce diz que nao é impossivel eu completo que é possivel.e que se for o caso de eu precisar estudar muito eu estudo. O problema é a inseguranca de saber que eu fiz um pessimo ensino medio. mas acho que perder tres anos da minha vida não vale a pena. e todo mundo fala que eu estou olhando pra tras e que eu devo olhar para frente. Eu acho que essas pessoas estao certas. espero que voce tambem ache! EDUARDO

      Excluir
  15. Creio que seja uma boa estudar sozinho,se o o indivíduo ter uma noção,organização e material dos conteúdos do vestibular.Pensei em fazer cursinho,porém tenho quase certeza que vai me atrapalhar nesse ano que estou concluindo o 3° ano do ensino médio.
    O QUE VOCê ACHA SOBRE ISSO PROFESSOR?
    Rodrigo-RS

    ResponderExcluir
  16. Ola, quero muito fazer um cursinho mais quero sabe se compensa mesmo pelo fato de ser apenas 4 meses, ja me falaram que e muito corrido mais que vale apena, quero me dedicar e estudar pra ano que vem tentar um vestubular!

    ResponderExcluir
  17. Professor bom dia.

    Estou em um grade dilema em minha vida se é que pode se dizer assim rs.
    Eu sou de Curitiba-PR, eu comecei esta semana um cursinho pré vestibular pois estou a 6 anos sem estudar nada e muita coisa esqueci durante todo este tempo, porém estou com uma grande dúvida, todos os cursinhos da cidade e acredito que em todos os estados direcionados as FEDERAIS no meu caso (UTFPR e a UFPR), tanto é que os exercícios são direcionados exclusivamente a ela, no meu caso que vou tentar uma faculdade particular, no que este estudo direcionado a UFPR pode me ajudar? Já que praticamente todos os professores falaram a mesma coisa "este curso é direcionado somente a UFPR e UTFPR.

    Fico no aguardo de sua ajuda, desde já agradeço.
    Att Juliano

    ResponderExcluir
  18. Olá professor,

    Estou no 3º ano da faculdade de Direito, 6º semestre. A faculdade não é das melhores e eu não me dediquei o quanto deveria, agora o resultado é que me sinto como se não soubesse nada, e que foi tempo perdido. O sistema do curso é para formar advogados, apenas, não juristas, e não é isso que quero. Estou pensando em trancar a faculdade para fazer um cursinho e prestar USP. Quero estudar no Largo São Francisco, o curso tem uma grade fenomenal, lá formaram-se inúmeros homens públicos, presidentes, doutrinadores, e os professores de lá são os autores das doutrinas que tenho que estudar aqui.
    O senhor acha que vale a pena?
    Desde já agradeço imensamente pela preciosa atenção.
    Danielle G.

    ResponderExcluir
  19. PROFESSOR, TENHO 44 ANOS E ESTOU QUERENDO ENFRENTAR A CARREIRA DE DIREITO, AS VEZES FICO ASSUSTADA COM TANTOS COMENTÁRIOS SE EU ESTOU ASSUSTADA IMAGINE OS JOVENS.

    ResponderExcluir
  20. Olá Professor,

    Estudo em um colégio estadual, no qual eu acrdito não me fornecer uma boa base para vestibulares federais. Estudo pela manhã, sou estagiária pela tarde, e penso em fazer um cursinho a noite.
    Tenho uma imensa vontade de estudar, de vencer esta batalha de ingressar na faculdade, porém receio que o cansaço pode me prejudicar em ambos os casos. Qual sua orientação?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carol, infelizmente nesse nosso mundo contemporâneo, a vontade de mudar inevitavelmente terá sempre que vencer o cansaço !

      Excluir
  21. gostaria de saber se , para passar em uma boa faculdade é necessario fazer um 3 ano dedicado ou fazer o 3 junto com o cursinho , lembrando que em alguns dias da semana no 3 ano temos aulas no período da tarde e o cursinho á noite , obrigada desde já.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não existe uma resposta fácil ! Isso vai depender muito de você e de sua vontade em lutar por aquilo que deseja !

      Excluir
  22. Olá Boa Noite,queria saber sua opinião professor...
    "Será que no 2º ano do ensino médio já devo investir em cursinho pré-vestibular?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hortência, isso depende muito de que curso você pretende fazer na faculdade. Por exemplo, se for medicina, talvez, caso você possa pagar pelo cursinho, seja interessante começar um cursinho juntamente com o segundo ano.

      Excluir
  23. Boa noite professor.

    Tenho 16 anos e algumas dúvidas que estão me angustiando.
    Tracei algumas metas para os próximos anos, mas como o senhor falou,
    saber qual é o melhor caminho antes de segui-lo é um tanto difícil.
    Então eu meio que estou me arriscando um pouco ao seguir com meus planos. Mas antes vou explicar como está minha situação.

    A minha rotina para o ano de 2013 está organizada dessa maneira:

    a. Curso de Aprendizagem Industrial de Desenhista Arquitetônico, no Senai, no período matutino (duração de 1 ano);
    b. Curso técnico em Informática no IFSC no período vespertino (duração de 2 anos);
    c. 3º ano do Ensino Médio no período noturno.

    Agora vou explicar o porquê dessas ocupações.
    Decidi fazer o curso no Senai para conhecer uma nova área e para juntar dinheiro para fazer um curso pré-vestibular, pois os alunos podem receber meio salário mínimo para estudar e eu ainda estou em dúvida sobre qual graduação fazer.
    Quando ao técnico no IFSC, além de também conhecer outra área, conto com a formação técnica para poder estagiar no ano de 2014 a fim de continuar juntando dinheiro para o pré-vestibular.
    E o único período que ficou disponível para eu terminar o Ensino Médio foi o noturno.

    Pois bem, iniciando o ano de 2014, continuo cursando o técnico e pretendo encontrar um emprego de meio período para continuar juntando dinheiro para o pré-vestibular.

    E então em 2015, já formada no técnico e com uma quantia guardada no banco, saio do emprego e inicio um pré-vestibular extensivo no período da manhã, e uso o período entre a tarde e a noite para estudar o conteúdo do dia e fazer exercícios (uma média de 6h - 8h).

    Por enquanto eu estou tentando estudar sozinha algumas apostilas do Sistema de Ensino Anglo que minha mãe encontrou no lixo e trouxe pra mim. O problema é que não sei se estou estudando direito, nem me sinto muito estimulada a estudar tanto. Um dos motivos de fazer o cursinho é o de receber estímulo dos professores, pois eu adoro prestar atenção em aulas realmente boas.

    Eu já tenho noção de que se tem que estudar muito. Mas acho que só escrevi toda minha situação para receber aprovação do senhor. A verdade é que não me sinto muito estimulada, mas eu sei que parar de estudar só vai piorar minha vida.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jessica, na verdade você já tem tudo muito bem estruturado em sua cabeça. Agora se vai dar certo, como você mesma lembrou, é impossível saber sem antes colocar em prática seu projeto. Agora posso lhe garantir que o mais importante aqui não é saber onde seus planos vão lhe levar, mas sim caminhar na direção que lhe parece a melhor.

      Mas para deixá-la menos angustiada posso dizer que um bom planejamento, como parece ser o seu, aumenta e muito as chances de se conseguir aquilo que se deseja. Por isso, caminhe e boa sorte !

      Excluir
  24. Caro Professor Alexandre,
    É muito bom ver pessoas como você instruindo jovens e adultos que querem se preparar para uma boa faculdade. Infelizmente, hoje em dia no país que habitamos são poucas as pessoas que se ‘importam’ com isso.
    Depois de ler sua explicação sobre “Cursinho pré-vestibular” ainda fico na dúvida a respeito de algumas coisas, como o fato de que breve estarei cursando o 2º ano do ensino médio e estou muito confusa se devo ou não fazer um curso pré-vestibular no 3º ano. O meu caso é um pouco diferente, estudei em escola pública até o 9º ano e durante o 7º, 8º e 9º tive um aprendizado na área de exatas muito escasso, agora graças ao meu bom DEUS e aos meus pais estou estudando em uma escola integrada ao sistema de ensino Objetivo e é muito difícil para mim – nas minhas condições – habituar-me nas áreas de exatas, fiquei em recuperação no segundo e terceiro trimestre (entrei no final do primeiro e como resultado não obtive nota neste), mas com muita dedicação consegui ser aprovada. Minhas dificuldades variam das simples até as mais complexas, como meu aprendizado não foi muito aprofundado em matemática no ensino fundamental ele implica agora também em química e física, ás vezes não sei resolver questões que os outros alunos resolvem facilmente, sem complicação alguma. Isso me preocupa deveras, pois meu sonho é ser aprovada em Medicina na USP. Será que sou capaz? Qual a melhor indicação para mim? E em relação aos cursos pré-vestibulares qual se encontra em melhor posição atualmente? Anglo, Etapa ou Objetivo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jaqueline,

      Primeiramente gostaria de agradecer sua participação aqui em nosso blog. Gostaria também de parabenizá-la pela fluência que seu texto apresenta. Sou professor há mais de duas décadas e raramente, infelizmente, encontro alunos do ensino médio, como você, que são capazes de se expressar tão bem com as palavras, por isso, mais uma vez parabéns !

      Agora com relação à sua dúvida gostaria de dizer que, como o próprio texto diz, não é fácil saber qual o caminho certo. Assim como você quer fazer, eu fiz a minha graduação na USP, a diferença é que a minha paixão pelas humanas levou-me ao estudo da História e da Filosofia, campos do conhecimento que nem de longe têm um vestibular tão concorrido como o de medicina. E é por essa extrema concorrência que garanto que você precisará fazer cursinho, infelizmente.

      Você deve saber que o curso que você escolheu vai colocar em seu caminho alguns anos de “estudo” preparatório para o vestibular. Você acompanha, com certeza, casos de jovens que ficam por dois, três, quatro e até mesmo cinco anos fazendo cursinho e se preparando a cada ano para se sair bem no vestibular de medicina. Eu conheço, por exemplo, uma ex-aluna que ficou quatro anos se preparando e prestando o vestibular até que no final de seu quarto vestibular conseguiu a tão sonhada vaga na USP. Sem dúvida foi cansativo, mas posso lhe garantir que ela não se arrepende nem um minuto da escolha que fez.

      Portanto Jaqueline, no seu caso o cursinho será fundamental pois lhe fornecerá o “caminho das pedras” para passar em tão concorrido vestibular. No mais, APROVEITE MUITO esse tempo que você está cursando uma escola que, por trabalhar com o sistema Objetivo, já vai lhe colocar no rumo deste caminho do “estudo” para o vestibular.

      Excluir
    2. Muito obrigado professor Alexandre, estou extremamente grata com a sua resposta. Parabéns pelo seu trabalho e continue assim, pois são pessoas como você que fazem do Brasil um país um pouco melhor.

      Excluir
  25. Professor, me ajude estou com uma dúvida. Quem faz cursinho pré vestibular particular, perde a cota na faculdade por ter estudado a vida toda em escola pública ? Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fernanda, primeiro obrigado por sua participação em nosso Blog. Já com relação a sua pergunta, posso lhe dizer que tenho quase certeza que você não perde a possibilidade das cotas, isso porque o cursinho não é uma "escola" no sentido de lhe dar um "diploma". Sua formação, aquela que você vai apresentar em seu Histórico Escolar na Faculdade será toda ela feita em escola pública, por isso, o cursinho não interfere em nada !

      Excluir
  26. Bom dia, sou uma boa aluna e atualmente irei ao 2° médio, estou com grande dúvida em relação aos cursinhos,se devo começar a fazêlos ou não. Quanto a minha intenção aos curisnhos pré vestibulares é aprimorar minha interpretação de texto, e rapidez ao responder questões. Porém tenho medo dos cursinhos atrapalharem o meu ritmo de estudo e não conseguir dar conta, por favor, me ajude!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Infelizmente você não deixou seu nome para que eu pudesse lhe agradecer pela participação. No entanto, sobre a sua dúvida, não creio que o cursinho seja o melhor lugar para que você melhore seu desempenho na interpretação de textos, isso porque os cursinhos trabalham muito mais a “informação”, ou seja, a quantidade de “coisas” que você deve saber para poder passar em um vestibular. É claro que trabalham com a produção de textos e com a leitura/interpretação das obras literárias obrigatórias, mas ensinar como interpretar textos é algo que um único ano, com a quantidade avassaladora de informação apreendida, não pode ser suficiente.

      Excluir
    2. Professor Alexandre, o senhor poderia me esclarecer se então vale a pena comprar material pré vestibular, e o que me ater nos estudos em casa?
      Desde já agradeço mto pelas respostas! Ass: Úrsula

      Excluir
    3. Professor, não seria interessante eu fazer cursinho pelo menos uma vez na semana, já que pretendo fazer medicina? Por favor, gostaria mto da sua ajuda, pois estou mto confusa! Ass: Úrsula

      Excluir
    4. Úrsula, agradeço a participação e a exposição de suas dúvidas/angústias aqui em nosso blog, afinal, esse “sofrimento” pelo qual você passa é comum a muitos jovens como você. Já com relação as suas dúvidas penso que posso respondê-las de uma única vez. Isso porque você mesma já deu a resposta ao dizer que quer fazer medicina. Nesse caso, infelizmente, cursinho passa a ser quase que obrigatório e não somente uma vez por semana. Para você ter uma ideia do que penso leia a resposta que escrevi logo acima para outra “angustiada” de nome Jaqueline que também que prestara para medicina e veja se concorda.

      Excluir
  27. Ola Professor estou com uma dúvida enoooorme. tenho 16 anos Conclui ano passado o ensino médio em uma escola Estadual, aonde o estudo não foi bom. Ano passado mal tive aulas de biologia e de física. sem falar que no 2º ano toda a escola passou quase 6 meses sem aulas de algumas matérias. Fiz o Enem e não tive uma boa pontuação, não consegui passar em nenhum vestibular como já era o esperado. Agora me veio a dúvida do que fazer um pré vestibular ou uma universidade privada ? eu já não sei o que fazer, eu ate tento estudar em casa, mais não consigo de jeito algum estudar sozinha. Penso que nunca vou conseguir passar em uma instituição pública. ´Não me sinto preparada, sinto que não sei o suficiente pra nada. estou muito triste e não quero ficar sem estudar este ano, e o pior não sei o curso o qual quero fazer realmente. Queria muito área de saúde, mais ja estou percebendo que me dou melhor na Área de humanas. São tantas as dúvidas que me rodeiam. O que faço ??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isabel

      A primeira coisa que você deve fazer é ficar calma. As dúvidas que você tem são todas elas normais para pessoas que, como você, estão sofrendo forte pressão social para escolher aquilo que farão “por toda a vida”! Sabemos que por vezes a formação adquirida no ensino médio não é a melhor, isso por inúmeros motivos, e que por isso uma complementação pode ser necessária para que se possa passar em uma Universidade Pública. Agora como você mesma diz, estudar sozinho não é fácil, e os cursinhos têm os problemas que apresentei no texto. Nesse sentido, infelizmente, eu não posso dizer o que você deva fazer, pois isso seria injusto com você, o máximo que posso dizer é que a sua angústia é totalmente normal e advém da sua necessidade humana de escolher algo que lhe parece totalmente incerto. Mas posso lhe garantir que a sua escolha sempre será a melhor possível naquele determinado momento.

      Excluir
  28. Olá, professor!
    Primeiramente gostaria de agradece-lo por fazer essa postagem. Muitos outros jovens como eu também estão com muitas dúvidas.
    Meu nome é Gabriel, moro em Porto Alegre e sou estudante do 3º ano do Ensino Médio. Eu pretendo cursar o Ensino Médio durante a manhã, estagiar durante a tarde e cursar um Pré Vestibular durante a noite. Eu imagino que as horas de estudo diário que terei ao fazer o E.M. e o Pré Vest me ajudarão de forma mais eficaz do que se eu esperar me formar nesse ano para só no ano que vem começar o Pré Vest. Eu sei que eu iria ficar cansado durante a tarde nos primeiros meses por causa do estágio, mas cogito parar o mesmo perto do mês de agosto para poder estudar por ainda mais tempo durante o dia. Acho que a carga horária diária de "estudo do E.M + estudo durante a tarde + Pré vestibular durante a noite" seja a forma mais efetiva de conseguir os melhores resultados possíveis pra mim. Não consigo estudar sozinho porque não sei por onde começar um estudo próprio para o Vestibular e não sei se estaria estudando da forma correta se tentasse. Estou REALMENTE disposto a estudar dessa forma.
    O que o senhor pensa sobre a minha opinião? Estou equivocado em algum ponto?
    Obrigado mais uma vez.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro amigo, sem dúvida ao maior problema de sua teoria é o cansaço e a falta de tempo para REALMENTE estudar aquilo que você vai ver no cursinho, mas se não é possível abdicar de nenhuma das tarefas pode ser que uma tentativa seja válida !

      Excluir
  29. Olá Professor! Sua postagem foi muito boa. Queria passar uma informação... Hoje em dia existem inúmeros cursinhos pré-vestibulares ÓTIMOS E totalmente gratuitos. Como o Cursinho da FEA- USP, e tantos outros da UNESP. É só você pesquisar. É claro, para entrar o aluno precisa ao menos saber o básico, pois há o processo seletivo... Bom é uma dica para aqueles que não tem condições financeiras e precisam de uma base para estudar, que é meu caso... Estou realmente DISPOSTA, e sinto que esse ano vou garantir minha vaga na UNESP (meu sonho)... Enfim, boa sorte á todos vestibulandos! :)

    ResponderExcluir
  30. Oi professor, gostaria que você me desse alguns conselhos, estou muito na dúvida, pois a minha situação é meio paradoxal, envolve questões finânceiras e até sentimentais. Por favor, leia meus lamentos rsrsr.
    Bem, é o seguinte não possuo uma situação financeira muito boa, porém sempre fui esforçado na escola. Mas no vestibular vi que não passava de mais um dos frustrados que acabou de sair da escola pública. Sem dinheiro e sem esperança, a frustração roeu toda a minha vontade para estudar, me colocando em conflito com meus sonhos e a realidade. Me perdi em minhas frustrações e fiquei dentro do meu quarto até meus 18 anos, indo para os 19. Vejo jovens da minha idade na faculdade isso só exponência a minha frustração. Me sinto, estranho, burro e etc... imagina se eu fizer o cursinho e não passar? Eu estou muito frágil. Não aguento mais sentir o gosto da frustração!
    E ainda tem mais! Há problemas na minha família que são bem complicados de se explicar aqui, mas, fica como uma váriavel que me atrapalha muito.
    E ainda estou muuuuito indeciso sobre qual curso irei cursar. Estou em duvida em eng. Civil e eng. Computação.

    Iai? Vale a pena fazer cursinho no meu caso? O que fazer quando você se encontra super estressado, uma visão pessimista do mundo e de seu futuro, se sentir completamente sozinho e triste(pode ser até depressão, não sei!) e completamente desproporcional a esta sociedade? Estou com medo... Por favor, me ajude.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro amigo, vejo que seu problema extrapola a questão de estudar ou não em um cursinho. A maior questão aqui é a sua extrema decepção com tudo e a sua fragilidade em “não conseguir”. É claro que nem aquele que dedicasse todo o tempo livre para estudar estaria garantido como aprovado em qualquer vestibular. Existem muitas variáveis que vão além do simples aprender, coisa que você parece saber bem. Em seu caso penso que antes de enfrentar uma maratona de estudos e um vestibular você deve primeiro procurar ajuda para reencontrar o equilíbrio de seu SER. Afinal, somente equilibrado você poderá dar os passos necessários para se tornar aquilo que deseja ser!

      Excluir
  31. Bom Dia Professor Alexandre; estou a mais de 13 anos sem pegar um livro depois de nao conseguir passar no pre vestibular, entao decidi e vim para Europa trabalhar e ajuntar um dinheiro retonar e tentar outra vez , mas precisso de uma orientacao por onde comesar nao quero pagar cursinho quero estudar em casa. O Sr. poderia ajudar a me organizar com as materias como devo proceder a organizar quero fazer fazer faculdade de Direito na UFES.
    Obrigado pela sua atencao.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro amigo, você poderia olhar o post indicado abaixo, penso que ele pode lhe ser útil.


      http://www.histosofia.com.br/2013/01/guia-estudo-historia-vestibular.html

      Excluir
  32. Bom dia Professor,
    Sou a Bianca, estou no 3º ano do Ensino Médio, Trabalho e estudo a noite e gostaria de fazer um cursinho pré-vestibular nos fins de semana, pois escola pública não é bem lá aquelas coisas. Pretendo cursar Engenharia Mecânica e queria ir bem no Enem para conseguir entrar em uma faculdade boa.
    Mas tenho dúvidas em fazer o cursinho ou estudar em casa.
    Gostaria de uma opinião.
    Desde já agradeço.

    ResponderExcluir
  33. Oi professor,
    Esse ano estarei realizando o vestibular e enem, estou pensando em não fazer curso preparatório pois minha irmã fez ano passado e disse que não ajudou em nada pois os assuntos abordados no cursinho não caíram tanto em vestibular quanto enem. Decidi estudar em casa, porém não sei nem por onde começar, gostaria de saber se você tem alguma dica de sites, livros, etc.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Dani, olhe os LINKS indicados abaixo, penso que podem ser úteis.


      http://www.histosofia.com.br/2013/01/guia-estudo-historia-vestibular.html

      http://www.histosofia.com.br/2010/04/competencias-e-habilidades-enem.html

      http://www.infoenem.com.br/

      Excluir
  34. Boa tarde, gostei do blog do senhor e gostaria de fazer uma pergunta.
    Terminei meu ensino médio faz um bom tempinho já, estou com 25 anos só que meio enferrujado nos estudos, estou afim de fazer um cursinho no segundo semestre para ver se entro um pouco no ritmo novamente para depois no final do ano prestar vestibular.
    Nesse meu caso vale a pena fazer? Acho que vai me ajudar bastante não é? e claro como o senhor comentou tem de ter esforço da minha parte também pois como disse estou bem enferrujado, obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo, nunca é tarde para aprender ! E isso não é só um chavão. Leia o artigo abaixo.

      http://g1.globo.com/jornal-da-globo/noticia/2013/03/cerebro-molda-suas-funcoes-e-capacidade-pelo-constante-uso.html

      Excluir
  35. Boa noite, Alexandre... estou no ultimo ano e estou me preparando para o vestibular. No meu caso, eu ganhei a bolsa para fazer o cursinho pré vestibular, de graça, já tive aulas e esta sendo muito puxado. Na verdade, estou em pânico porque comecei a fazer um curso dentro de uma empresa, qual não posso relaxar, tem média, matérias e estou aprendendo muito lá. No meu cursinho pré vestibular, um dos meus professores nos avisou "Devem estudar mais 4 horas por dia", sinceramente, fico mais insegura quando vejo tantos alunos nervosos, resultado disso, estou estressada por estar sobrecarregada, sei que, devo ter uma organização, caso ao contrário não irei absorver nenhum conhecimento. Se tiver algum conselho, pela sua experiência ficarei feliz :) Obrigada. Ana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ana, o conselho que tenho para lhe dar é o mais simples e o mais difícil de realizar: Tenha calma ! É isso, não adianta nada você estudar 4, 5 ou mesmo 24 horas por dia se você não conseguir sentir algum prazer em fazer isso, se todo o seu dia se resumir a cobrança, cobrança e mais cobrança. Nós humanos reagimos muito mal a essa forma de viver, por isso tente encontrar prazer no que você faz e faça, também, aquilo que lhe traz prazer.

      Excluir
  36. Na vida em tudo temos que nos esforçar, se é estudar sozinho ou em um cursinho pré vestibular, tudoé esforço, e no que se diz a se preparar mais, é muito bom sim vc investir nos estudos, principalmente para muitos como eu que escolas publicas não são muito proveitosas pela falta de estrutura. As aulas que dão no cursinho são assuntos bem mais avançados, mais explicados, é muito bom sim, mas depende se a pessoa quiser se esforçar

    ResponderExcluir
  37. Professor , por favor me ajude estou muito em dúvida de que curso fazer , será que no meu caso vale a pena fazer cursinho ( semi) ? Eu sempre quis fazer veterinária , mas meus testes vocacionais dão para a área de humanas , dai surge a terrível dúvida , o tempo de cursinho pode me ajudar a tomar a decisão certa ? Obrigada.

    ResponderExcluir
  38. Vou fazer o ultimo ano na escola ano que vem e eu quero prestar vestibular!
    Pretendo fazer um curso extensivo a noite e de manhã terminar o colégio, só que eu trabalho 4 horas no turno da tarde.
    Como vou fazer cursinho e estudar, será que dá para continuar trabalhando?
    Quero fazer eng.civil na federal, porque não tenho condições de pagar particular.
    Eu paro de trabalhar ou posso fazer as três coisas e consigo passar?
    Obs.:Sou uma das meninas mais inteligentes do colégio e sempre estudei em escolas públicas. Já passei uma vez na primeira fase da olimpíada de matemática e no concurso de um colégio federal, só estudando em casa, mas não aceitei porque era muito longe.

    ResponderExcluir
  39. Ola professor meu nome é Isabela, estou com muita duvidas estou terminando o ensino médio este ano, faço ingles aos sabados trabalho na semana ganhando 600 pago meu ingles de 300, pretendo ano que vem conseguir um bom emprego para conseguir pagar o cursinho quero entrar na USP em Medicina Veterinaria , fiquei em duvidas entre varias outras areas que usasse meu ingles ,mais irei fazer o que eo realmente gosto, estou estudando em casa pelo aulalivre.net ja aprendi muitas coisas que nao sabia,mais tive olhando as provas das Federais são muito dificeis nao sei se consigo passar sosinha sem um cursinho pré vestibular,continuo estudando o ano que vem sosinha ? ou é melhor começar um cursinho?

    ResponderExcluir
  40. Oi Prof. Faz muito tempo que sai da escola cheguei a entrar numa faculdade mais larguei que achei que foi a escolha errada. Quero voltar a estudar o Sr. Acha que lave apena cursinho intensivo pra relembrar w tentar uma colocação melhor. Faz uns 10 anos que cometi a infelicidade de largar e me acomodei; agora decidir voltar vale apena no meu caso? Obrigada....

    ResponderExcluir
  41. ola professor , cursei meu primeiro e segundo ano do ensino medio numa escola publica , e no terceiro ano fui para uma particular onde o ensino é muito melhor que a publica , ja cursei 1º 2º e 3º bimestre na escola particular , se eu for pra escola publica novamente no 4 º bimestre terei chance de COTAS ? muito agradecida , aguardo respostas rapidamente

    ResponderExcluir
  42. Olá professor, me chamo Clara Micaela e tenho 16 anos. Li seu texto e achei as respostas que eu tanto procurava, muito obrigada! Mas enfim, eu estou com imensas dúvidas, sobre cursar ou não curso pré vestibular. Vou te explicar um pouco minha situação. Estudo em dois períodos, no matutino faço um curso técnico de Segurança no Trabalho com duração de 2 anos, e atarde curso o ensino regular, vou começar agora em 2014 o terceiro ano, e anoite estudo apostilas que tenho em minha casa. Faço o curso técnico, para obter condições de pagar minha faculdade futuramente, pois o curso é do PRONATC e oferece um auxílio para cada estudante, se eu não conseguir entrar em uma federal. Quero muito cursa Direito na área jurídica rs. E pretendo entra na UFT-Universidade Federal do Tocantins. Me ajude professor, faço ou não o curso pré vestibular.?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Clara Micaela, penso que em seu caso fica difícil conciliar o cursinho, o técnico e o final do Ensino Médio. Penso que seja melhor você terminar ao menos um dos cursos para começar o cursinho.

      Excluir
  43. Olá professor! Td bem? Gostaria de saber sua opinião sobre conciliar o 3°ano e o cursinho pré vestibular! Obrigada!

    ResponderExcluir
  44. Devo começar um pré vest. social. Meu foco é o enem. Será q é uma boa?

    ResponderExcluir
  45. Olá professor , meu nome é Renata e moro em São José dos Campos. Estou cursando o 3° ano do ensino médio em escola publica . Porém sinto que não é o suficiente para que eu entre numa instituição de ensino superior . Não sei estudar em casa , e penso em fazer um cursinho pré vest. , mais não tenho verba , oque eu faço ? estou desesperada !!!

    ResponderExcluir
  46. Oi professor Alexandre, Tenho 17 anos e estou cursando o 3° ano do ensino médio, Meu objetivo é passar na Faculdade Federal de Goiás uma das mais concorridas do meu estado, por isso estou pensando em me matricular em um curso preparatório para vestibular. Este preparatório é das 19:00 às 23:00 e é feito por 6 meses, e eu estudo no colégio das 07:00 às 12:15, e a minha Dúvida é que pela carga horária ser muito, possa vir prejudicar meu desempenho escolar. Isso possa vim a me prejudicar?
    E pretendo fazer esse preparatório porque o vestibular para a faculdade é no fim do ano, e quero terminar o 3° ano e já entrar na faculdade no próximo ano.

    ResponderExcluir
  47. olá professor!!to com muita duvida aqui,por que nao sei se faço o curso preparatorio pra o enem ou se ja fço um curso tecnico e studo sozinha para o enem.o que eu faço??me ajude!

    ResponderExcluir
  48. Estou super em duvida se faço ou não cursinho , pois estou cursando o terceiro ano no momento e fazer cursinho e terceiro ano é ruim muito puxado ou não dá para levar ??? todos dizem q eu não preciso fazer pq eu estudo bastante mas tenho medo de não fazer e me arrepender tipo eu poderia ter feito e passado .... Me dê uma opinião .... Obrigada!!!

    ResponderExcluir
  49. Estou estudando em casa, estou em duvida se faço cursinho pre vestibular ou se pago uma facul particular e continuo estudando para pre vestibular em casa! Tenho 24 anos e ainda nem comecei a fazer uma faculdade passei por alguns problemas nos anos interiores minha mae adoeceu tiver que cuidar dela, mas nunca esqueci do meu sonho de cursar psicologia numa faculdade federal. Ano passado entrei num cursinho no meio do ano estudei bastante mas percebi que tenho muita dificuldade com matematica esqueci de praticamente tudo isso acaba me prejudicando e acabei nao passando tenho muito de fazer cursinho e nao passar ja que sofro mta pressao por conta da minha idade mas nao quero desisti do meu sonho e ser infeliz fazendo que nao gosto!!

    ResponderExcluir
  50. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  51. Olá Prof,
    O sr. Saberia me informar se vale a pena eu realizar aqueles cursinhos para prestar Concurso para VESTIBULINHO das escolas técnicas de São Paulo? Se sim poderia me indicar alguma aqui em São Paulo. Moro n a Zona Norte.
    Obrigado Victor

    ResponderExcluir
  52. Faz muito tempo que conclui o ensino médio, compensa comprar apenas os materiais didáticos,as coletâneas dos cursinhos de pré-vestibular, como da objetivo ou poliedro e estudar sozinho em casa para se preparar tanto para o vestibular ou Enem?Obrigado!

    ResponderExcluir
  53. professor como faço estou no 3 ano do ensino médio e tenho aula a tarde como vou fazer para se preparar para o vestibular???

    ResponderExcluir
  54. Professor olha meu nome e renally moro em campina grade pb ,o ano passado fiz cursinho o ano todo ,sou louca pelo estudo so que eu não tenho muito tempo para me dedica totalmente ao estudo pq tenho que trabalhar ,minha rotina o ano passado foi assim :trabalhava o dia todo, saia do trabalho direto para o cursinho chegava em cada por volta das 23:00
    h jantava e ia para os livros rever o que os professores deram naquele dia, ia dormir umas 2:30 á 3:00hs da manhã e acordava todos os dias as 5:30 para ir trabalhar essa foi minha rotina o ano todo ,tentava da o máximo de mim ja que não tempo para estudar sou louca para passar em medicina na universidade daqui de campina que é a ufcg ,fico imaginando que isso seja impossível ja que venho de uma escola pública e muitos falam que não vou conseguir nunca passar por isso fico muito desanimada mais não desistir pois e meu sonho ,então quando foi um dia antes da minha prova do vest o ano passado fiquei doente ,dormir com uma grande dor de cabeça e acordei com meu olho desviado e começou a paralisar isso atrapalhou muito na prova ,faz 5 meses que ainda estou assim estou de médico a médico e ninguém sabe oq aconteceu comigo tenho que fazer uma cirurgia mais pra isso acontecer eles tem que descobrir o que aconteceu,fui proibida de fazer o que mais gosto estudar esse ano não vou poder voltar ao cursinho porque to gastando ate o que não tenho em exames ,mas decidir mesmo assim estudar em casa fazer uma tabela com horário para estudo e outras atividades. to tentando me dedicar ao máximo mesmo que esteja muito difícil pra mim esse ano ,o que passar a gente não e cursinho e sim a força de vontade de cada um sua dedicação e desempenho vou continuar lutando pelo meu sonho sei que um dia chego la não importa a demora chegara a minha vez ,essa e um pouco da minha história boa sorte a todos e nunca desista de lutar pelo sonhos de vcs.fiquem com Deus.

    ResponderExcluir
  55. Sim desculpe o erro moro em campina grande pb.

    ResponderExcluir
  56. Pessoal, por favor me ajudem. Irei ser curto e grosso, conclui o ensino médio ano passado, e no começo desse ano ingressei na Universidade São Judas no curso de engenharia de produção, mas desisti há pouco tempo, pois não conseguir acompanhar os estudos. Admito que não sei muita coisa que fiz no ensino médio.
    Bem, estava pensando se vale a pena entrar agora na anglo para fazer um curso preparatório, e em fevereiro voltar para a universidade, ou até tentar a bolsa em uma pública, eu juro que quero fazer engenharia, não pretendo fazer um curso mais `` fácil ``, a pergunta vocês me aconselham a fazer o cursinho preparatório na anglo, e eu consigo cursar engenharia e concluir ?
    Obrigado desde já.

    ResponderExcluir
  57. PESSOAL ME AJUDEM!
    CONCLUIR O ENSINO MÉDIO AOS 17 ANOS E HOJE TENHO 31 E MEU SONHO É FAZER UMA FACULDADE MAS,POR CONTA DA SITUAÇÃO FINANCEIRA NA ÉPOCA E DO TRABALHO NÃO PUDE FAZER...
    SÓ AGORA QUE TOMEI UMA DECISÃO EM VOLTAR A ESTUDAR!
    TENHO UMA DÚVIDA :COMO TENHO MUITO TEMPO SEM ESTUDAR NÃO SEI COMO DÁ O PRIMEIRO PASSO...SE FAÇO ALGUM CURSINHO PRÉ-VESTIBULAR OU SE PAGO UMA FACULDADE PARTICULAR?

    ResponderExcluir
  58. fazer um curso pré-vestibular tira o direito a cota?

    ResponderExcluir
  59. Boa Tarde professor!!
    Estou com uma dúvida imensa, terrível por sinal.
    Estou cursando Eng. Agronômica, não sei bem ao certo o curso ao qual me identifico, gosto bastante da área da saúde, pesquisa, laboratório, mas por questões financeiras, e também por talvez gostar do curso estou fazendo agronomia, enfim, minha dúvida é: Minha sogra quer pagar um cursinho pré vestibular para medicina pra mim, só que intensívo, pois já estamos no meio do ano. O meu namorado, filho dela, está fazendo o extensívo, acredito que ela quer pagar para mim para que eu possa ajudar ele a estudar, uma vez que eu sou bem disciplinada e gosto muuuuuuuito de estudar, o meu problema é a memoria, esque,o das coisas que aprendo com facilidade. Mas continuando, não sei se tranco minha faculdade, que é federal, para fazer o cursinho intensívo, porque na faculdade que estou fazendo tenho um projeto de extensão, ate no fim do ano vou para o Equador apresentar. Tenho receio de trancar, o meu orientador do projeto ficar de mal comigo e depois, se eu não passar em medicina, e querer voltar ele ficar meio ''bravo'' comigo, seila, e eu não poder pegar o projeto denovo. Outra que eu tenho receio também é pq um cursinho que ela vai me dar custa 10.000 reais, muito caro, vou morar em Porto Alegre/RS com meu namorado totalmente dependente deles. O que eu faço, uma vez que meu maior desejo gira entorno da area da saude?
    Gostaria que fosse bem sincero comigo.

    Desde já eu agradeço!!

    ResponderExcluir
  60. Faço curso no objetivo e trabalho de tarde até meia noite, passo o dia cansado, não consigo prestar muita atenção nos professores do cursinho, durmo 1/5 das aulas e nao tenho tempo pra estudar em casa.
    Gostaria de saber se é uma boa idéia largar o cursinho e estudar 3 horinhas por dia, focado e descansado até o enem. Tenho os livros (que são excelentes) e no youtube há professores muito bons.

    ResponderExcluir
  61. Olá, professor. Primeiro eu o parabenizo pelo blog, eu tive um ensino ruim, não só pela escola em si, mas por mim mesmo. Nem de longe fui aplicado e esforçado e agora pago o preço só encontrando sub-empregos, mas estou disposto a mudar, eu pretendo fazer cursinho, mas não agora, ouvi falar de um cursinho chamado kumon? O senhor conhece? Recomendar-o-ia? Sou péssimo em exatas e humanas. Mas quero mudar isso, não consigo me concentrar para estudar sozinho, eu sou muito disperso. Por favor, me ajude!

    ResponderExcluir
  62. Conheci o site http://www.soexercicios.com.br que oferece banco de questões dos mais importantes vestibulares e concurso - ENEM, UERJ, UFF, EPCAR, PUC, ITA, USP, ESA, AFA, ESCOLA NAVAL, etc...- com as funcionalidades de gerar listas de exercícios e elaborar simulados com vídeo resoluções das questões e vídeo aulas dos assuntos que caem nas provas. Podemos criar plano de estudo personalizado com assuntos mais prováveis e os que temos mais dificuldades para tirar dúvidas. MUITO BOM!!!
    https://www.youtube.com/watch?v=JDVmwF_g7fg

    ResponderExcluir

Seja bem vindo !! Aqui é o lugar onde você pode dizer o que pensa sobre o que acabou de ler em nosso artigo !!

Porém:

- Capriche no português.
- Identifique-se ! Quero poder agradecer a participação.
- Evite palavrões ou palavras que tenham duplo sentido.

Linha do Tempo - - Click nos Links abaixo e aprenda mais sobre cada época da História !
Copyright© 2010-2014 HISTOSOFIA - modelo por Jason Morrow