1

Blade Runner

Essa é para quem realmente gosta de cinema, principalmente no gênero de ficção científica. Como minha última indicação foi mais no sentido histórico, com o filme “O Menino do Pijama Listrado” - e espero que quem assistiu tenha apreciado a obra - gostaria agora de fazer uma indicação mais “retrô”. O filme em questão é Blade Runner, que no Brasil teve como subtítulo “O caçador de andróides”. É um filme produzido nos EUA em 1982 e realizado pelo diretor Ridley Scott. Para muitos esse foi o melhor filme de ficção dos anos 80! Particularmente, eu concordo !!

A História é narrada em uma Los Angeles futurística em 2019. Nela o homem passou a colonizar o espaço e para realizar esta empreitada criou seres geneticamente alterados – os replicantes – que são utilizados em tarefas pesadas, perigosas ou degradantes nas novas colônias espaciais. Uma série desses replicantes, o Nexus-6, é fisicamente idêntico ao homem, porém são muito mais fortes e ágeis. O problema acontece exatamente pela identidade desses seres com o homem. Assim como nós, eles são emocionalmente instáveis e agressivos, e por isso são criados para durar um curto espaço de tempo, por quatro anos exatamente. Mas acontece, que como nós, eles querem viver mais!

O problema só faz crescer quando, após um motim, a presença dos replicantes na Terra é proibida, sendo então criada uma força policial especial – os blade runners — para caçar e matar todos os replicantes que ousassem vir para o nosso planeta. O filme relata como um ex-blade runner - Deckard - é levado a voltar à ativa para caçar um grupo de replicantes que se rebelou e veio para a Terra à procura do seu criador, com o objetivo de tentar aumentar o seu período de vida e escapar da morte que se aproxima. Um a um os replicantes são caçados e exterminados. É nesse momento que uma pergunta nasce: Quem realmente é humano e quem está desumanizado ?

Com o passar do filme vamos percebendo que as questões colocadas pelos replicantes são as mesmas que as nossas: Por que devo morrer agora? Quem é meu criador? Qual o meu propósito nesta vida? E assim como deveríamos fazer, eles enfrentam o mundo para responder a essas questões tão fundamentais. E isso fica mais evidente quando percebemos que o próprio humano, na época em que se passa o filme, está deformado pela sociedade que criou. A mediocridade assola a humanidade, e nela os valores do consumo e do lucro tomam conta das pessoas que acabam, por muitas vezes, nem se interessando em fazer as perguntas fundamentais da vida! A ironia é que a s criaturas – os replicantes – estão fazendo essas questões! É a criatura “tomando o lugar” do criador.

O filme é de fato instigador, pois propõe uma profunda reflexão sobre os rumos que a humanidade vem tomando, na medida em que é flagrante, ainda hoje, a perda de sintonia entre valores éticos e morais, criando, assim, uma sociedade de capital doentia onde o consumo e o hedonismo são os valores máximos dessa sociedade.

Alguns fatos interessantes sobre o filme:

O filme teve problemas com os produtores, que teriam alterado a edição final e obrigado Harrison Ford – o ex-blade runner – Deckard - a fazer uma narração de última hora para melhor explicar o enredo, considerado muito complicado para o público.

Anos depois, o diretor Scott relançaria o filme com a sua versão, a chamada "versão do diretor", esta versão tem novas cenas, que foram cortadas, e retira a narração incluída na primeira versão.

É isso, apesar de ser considerado um filme "cult", penso que vocês, meus caros jovens, podem apreciar essa magnífica obra.


Veja o Trailer do filme:



Uma nova informação:

Neste ano de 2017 está previsto o lançamento da continuação desse clássico dos anos 80. ÉR claro que os fãs estão ansiosos por ver o filme, mas ao mesmo tempo "preocupados" pois continuar um filme como este não vai ser nada fácil para o diretor. Quem viver vera!



Veja o Trailer da continuação:



Um comentário :

  1. Se alguém resolver assistir a esse fantástico filme, coloque aqui a opinião sobre o que achou do mesmo !!!! Garanto que muitos gostarão de saber se o professor Alexandre é bom nas dicas de cinema !!!!

    ResponderExcluir

Seja bem vindo !! Aqui é o lugar onde você pode dizer o que pensa sobre o que acabou de ler em nosso artigo !!

Porém:

- Capriche no português.
- Identifique-se ! Quero poder agradecer a participação.
- Evite palavrões ou palavras que tenham duplo sentido.

Copyright© 2010-2017 HISTOSOFIA - modelo por Jason Morrow