0

A Wikipédia, a enciclopédia e o mundo

É inegável, a internet se tornou uma enorme ferramenta de busca por informação e conhecimento. E o site da Wikipédia uma parte fundamental neste processo. Mas será que isso pode nos trazer algum progresso intelectual ? Temo que não.

Gostaria de escrever um artigo que explicasse essa minha descrença nesta ferramenta em particular. Para tanto, vou seguir a linha de raciocínio apresentada, por Arthur Meucci, em um artigo publicado na revista “Filosofia (Ciência e vida)”, e que tem como título: “Iluminismo contemporâneo ou ingenuidade coletiva?”.

Com o mundo dito “pós-moderno”, a necessidade de ser rápido cresceu exponencialmente. Somado a isso, no caso brasileiro, a eterna vontade dos homens de levar vantagem em tudo, fez com que a Wikipédia se tornasse um fenômeno mundial. Nela qualquer pessoa pode digitar uma palavra e, em frações de segundos, é levada a um “lugar mágico” onde todas as suas dúvidas serão sanadas. É maravilhoso, principalmente para os estudantes do ensino fundamental e médio, e também até para os universitários. Como em um passe de mágica todos os seus problemas foram resolvidos! E o que é melhor, sem a necessidade de se deslocar para uma biblioteca, ou mesmo manusear aqueles velhos e incômodos livros. Sem dúvida isso seria um salto na educação.

Seria, digo eu. Mas na verdade ...

Como este artigo é um pouco extenso, não vou publicá-lo aqui na íntegra. Caso queira, você pode acessá-lo por completo no link abaixo:

Que tal opinar sobre o que acabou de ler !

Postar um comentário

Seja bem vindo !! Aqui é o lugar onde você pode dizer o que pensa sobre o que acabou de ler em nosso artigo !!

Porém:

- Capriche no português.
- Identifique-se ! Quero poder agradecer a participação.
- Evite palavrões ou palavras que tenham duplo sentido.

Copyright© 2010-2017 HISTOSOFIA - modelo por Jason Morrow