2

A Violência, a História e o Mundo hoje !!

Como sugestão de um ex-aluno, que foi adicionada em nosso Link de “Sugestão para Artigos”, vou falar um pouco sobre a violência em nosso mundo. Você que é jovem deve estar cansado de ouvir seus pais, ou mesmo seus avós, dizerem que “na época deles o mundo era muito melhor, afinal, era menos violento!” Mas será que isso é verdade? No passado o mundo era muito menos violento? Estaríamos vivendo, agora, um momento de descontrole que nos levará ao fim inevitável? Não sei, vamos ponderar um pouco sobre o assunto.

Você que participa, ou já participou, de nossas aulas, sabe que a História do homem é repleta de sonhos e pesadelos. Hoje vivemos a era da comunicação global, tanto é verdade que agora você está lendo esse artigo que é compartilhado, ao menos em teoria, com qualquer humano que tenha acesso à internet. Essa facilidade tem trazido algumas mudanças na forma como o homem aprende, sonha, vive. Uma dessas, que pode nos interessar aqui neste artigo, diz respeito à propagação da informação. Hoje, infelizmente, é lugar comum entre as redes de comunicação mundial, principalmente aquelas ligadas à mídia chamada TV, dizer que os assuntos que mais “vendem”, pois interessariam mais ao povo, são aqueles ligados à violência. Quando assistimos televisão somos bombardeados por toda gama de desgraças que acontecem no mundo. Como exemplo, posso citar que neste exato momento em que escrevo este artigo, fico sabendo que um terremoto atingiu o Chile e que já existem, segundo o governo local, 85 mortos! É a desgraça chegando on-line!

Se olharmos para a nossa História veremos que ela é recheada, entre outras coisas, de desgraças. A diferença é que hoje toda essa informação chega muito mais rápido até as pessoas de todo o Mundo. Vejamos, o anos de 2009 é muito esclarecedor sobre esse assunto. Nele uma crise financeira mundial se instalou, abalando as estruturas econômicas, principalmente, do mundo chamado “desenvolvido”. Essa crise se propagou instantaneamente chegando até os locais mais longínquos desta nossa Terra. Mas se olharmos para a História veremos que em 1929 uma outra crise no modelo capitalista também arrasou o mundo! Mas qual então seriam as diferenças daquela crise para esta? São muitas, afinal a História pode ser cíclica, ou seja, os fatos podem acontecer de forma parecida em várias épocas diferentes, mas, no fundo, nunca se repetem. Neste sentido, podemos observar que uma das grandes diferenças entre aquela crise e a nossa está, exatamente, na velocidade de disseminação das mesmas. Em 1929 o Brasil, por exemplo, demorou muitos meses para realmente sentir o “sabor” dos acontecimentos ocorridos com a quebra da Bolsa de Valores de Nova York. Já em nossa atual crise no segundo seguinte, e isso não é exagero, nosso país já sentiu todo o poder da crise, quando observamos que em um único dia, e em dias posteriores, a nossa Bolsa de Valores caiu assustadoramente!

Isso nos mostra que, talvez, não é que o Mundo antigamente fosse menos violento, mas sim que a informação sobre as desgraças demorava muito mais para chegar, e mesmo assim, atingia uma parcela muito menor da sociedade. Imagine na época de seus avós ou bisavós quando a crise de 1929 se alastrou. Eles moravam, em sua maioria, na chamada “roça”. A vida para eles se resumia ao trabalho diário na plantação para poder ter o que comer. Como a crise chegaria até eles? Talvez de forma alguma, ou, se chagasse, de forma muito mais amena!

Outro exemplo, olhem agora para seus pais ou avós que viveram em uma época onde o Brasil sofria com uma severa ditadura militar. Naquele momento a informação, manipulada pelo governo, dizia que o Brasil era um paraíso na Terra! Tudo aqui estava em paz e em perfeita ordem! Esse olhar é o que vai ficar na cabeça deles e hoje, com a liberdade de imprensa, o Mundo parece muito mais violento para eles. Mas será verdade? Talvez não.

Além disso imaginem, como já conversamos nas aulas, a Inquisição Espanhola e todas as torturas e mortes provocadas em “nome de Deus”. A Colonização da América e o genocídio dos americanos que aqui viviam. Ou ainda, as Câmaras de Gás utilizadas pelos Nazistas em pleno século XX! Talvez assim você perceba que a violência hoje não aumentou, o que cresceu foi nosso conhecimento sobre a mesma! Eu vou continuar esse tema em um próximo artigo para mostrar que apesar de tudo, penso que hoje vivemos melhor que no passado!

http://www.umsabadoqualquer.com/

2 comentários :

  1. Nataliani 1° D

    Concordo com a sua tese. E acho que a violência é um tema muito polemico, mas quando pegamos livros que contam a historia do mundo, podemos ver que a violência de antigamente era muito maior do que hoje em dia.

    Os nossos avós apavoram-se quando dão de cara com a realidade de hoje em dia. Eu também acho um absurdo ver pessoas inocentes morrendo mesmo na sua própria calçada, ou ate mesmo dentro de suas casas. Mas o que eu acho realmente um absurdo, foi quando colocaram as pessoas para “tomar banho de gás”, até mesmo crianças, para que fossem morrendo aos poucos. Além de já terem ficado, antes disso, presos no campo de concentração sendo, então, torturados sem terem qualquer liberdade.

    Bom, essa é ha minha opinião!!

    ResponderExcluir
  2. Nataliani, concordo plenamente com você! A violência, infelizmente, encontra-se em nossas calçadas e mesmo em nossas casas !!

    ResponderExcluir

Seja bem vindo !! Aqui é o lugar onde você pode dizer o que pensa sobre o que acabou de ler em nosso artigo !!

Porém:

- Capriche no português.
- Identifique-se ! Quero poder agradecer a participação.
- Evite palavrões ou palavras que tenham duplo sentido.

Copyright© 2010-2017 HISTOSOFIA - modelo por Jason Morrow