19

O Vestibular e a Profissão !

Como vão os meus caros vestibulandos ?!? Espero que estudando !!! Para você que já chegou ao terceiro ano do Ensino Médio a situação é uma pouco mais complicada, afinal, se tudo correr bem, no final deste ano você enfrentará processos seletivos em algumas Universidades. Já para aquele que “ainda” está no primeiro, ou no segundo, ano do Ensino Médio, já é hora de começar a avaliar quais são as perspectivas para o futuro! Lembrem-se do que conversamos e do exercício que havíamos proposto: Onde você quer estar aos 30 anos de idade? Qual renda será suficiente para poder viver desta forma que imagina?

Eu sei, escolher uma profissão “para o resto de sua vida”, neste momento, não é fácil ! A pressão social, dos pais, a expectativa dos professores, tudo isso pesa sobre os seus ombros ! Mas afinal, como já falamos algumas vezes, a escolha é parte integrante de toda a nossa vida; quer gostemos ou não, sempre teremos que escolher enquanto estivermos vivos!

É por isso, para ajudar neste árduo trabalho, que gostaria de deixar neste artigo ao menos duas dicas. A primeira, e a mais importante, diz respeito ao curso que você vai escolher. É claro que ninguém vai escolher ser Engenheiro caso “odeie” física e matemática. Assim como ninguém quererá ser Historiador se odiar ler muito! Mas, mesmo quando encontramos uma profissão que nos parece boa, mesmo assim, fica um certo “amargo na boca” em não se ter certeza se aquilo é realmente o melhor ! Por isso, gostaria de lhe dizer o que minha experiência de quase duas décadas como professor mostrou. Neste tempo todo eu percebi que os jovens que fizeram escolhas que no início pareciam boas, mas que com o decorrer do curso, ou da vida de trabalho, se tornaram “insuportáveis”, tiveram mais uma importante escolha para fazer: continuar no curso escolhido ou mudar de curso!

Veja, não é porque a escolha se mostrou “errada” que ela tem que permanecer a mesma para sempre ! Você tem algo que é quase como ouro puro nesta vida: A Juventude. Por isso pode, caso perceba um equívoco, tomar um outro rumo em sua vida sem se preocupar muito, afinal, você tem o tempo ao seu lado ! Com isso eu posso dizer que aqueles que acertaram de primeira o que queriam, ótimo. Mas aqueles que não conseguiram fazer isso, mas que tiveram a coragem de mudar, estão também tão felizes como os primeiros ! Então veja, esse momento que você vive agora não é caso de “vida ou morte”, é possível, com o decorrer da jornada, fazer ajustes em seu curso!

Como segunda dica, quero deixar o endereço de um site lançado ontem pelo governo paulista. Nele você pode configurar algumas opções como profissão, idade, localidade entre outros. Fazendo isso vai aparecer o resultado de quanto ganha um profissional, em média, naquela profissão e naquela localidade escolhida. Posso dizer que essa ferramenta tem chance de ser útil para ajudar no seu pensar. Afinal, uma das variáveis de sua escolha é o quanto você vai receber pelo trabalho que prestará um dia; apesar de sabermos que salário não é tudo em uma profissão ! Tente fazer simulações usando além das profissões que você pensa em escolher, regiões diferentes deste país. Por exemplo, escolha a cidade, ou região, que você mora e veja quanto é o salário nesta localidade. Depois disso, escolha a mesma profissão e compare com o salário na cidade de São Paulo. Você encontrará diferenças !!

É isso, espero ter dado condições para que você possa pensar um pouco mais sobre o seu futuro emprego !! Quem fizer as simulações, coloque os resultados aqui nos comentários deste artigo.

O site é:

19 comentários :

  1. PROFEESSOOOR
    A FAV está um absurdo de ridicula!
    Acredita que temos aula presencial só 3 vezes por semana? De quinta feira, a aula é a distancia,pela internet. De sexta, só preciso cumprir 60 hrs de carga horaria com doação de alimentos e coisas do tipo. Eu estou pagando uma faculdade que é quase que totalmente a distancia! O problema é a que a mensalidade é de um curso presencial!

    ResponderExcluir
  2. Thaís, o problema não está em ser um curso presencial ou não, afinal já existem cursos pela internet que são muito bons. O problema está no que você disse; estar pagando um curso presencial, que é mais caro, e estar recebendo um semipresencial, isso sim é complicado !!

    ResponderExcluir
  3. negócio é fazer o q gosta, se jogar de cabeça na profissão e arriscar, o prazer de assistir uma aula de uma área q vc goste é algo inexplicável.

    Por mais impossível e dificil seja o curso, o sucesso na profissão, o negócio é correr atrás

    ResponderExcluir
  4. Eu já não estou afim de fazer ADM :/
    Jamais deveria ter cancelado minha matricula na UNIP.
    E o pior de tudo é que a aula de 5ª feira pela internet já não estava disponivel ontem! Tivemos que ir embora 8 hrs, e ficou por isso mesmo.
    Mas já estamos reunindo um grupo pra ir falar com o coordenador do curso. Assim nao dá pra ficar.

    ResponderExcluir
  5. Carlos, concordo com você !!! Nem sempre fazer o que se gosta é fácil, mas quando se consegue, é muito prazeroso !!

    Thaís, minha amiga, montar essa comissão é bom, assim a Faculdade vai saber que vocês estão realmente interessados !!! Continue nos informando sobre o que está acontecendo em seu curso. Garanto que isso será um grande aprendizado para muitos !!!

    ResponderExcluir
  6. Primeiro de tudo: NUNCA deixar de fazer o que realmente queremos :/

    ResponderExcluir
  7. Thaís, vou fazer os meus alunos lerem esse seu comentário !!!! Acredito que ele será útil !!!

    ResponderExcluir
  8. Professor!! que saudade *-*
    Fui classificada pra lista de espera da UFSCAR! tudo bem que o n° é alto pra caramba né, mas eu não estou TÃO mal assim (=
    Eu vou sobreviver a Mais um ano de cursinho!

    ResponderExcluir
  9. Concordo com o Carlos! Comentamos isso no primeiro dia de aula da UNIP! Não tem coisa melhor que faculdade e principalmente quando é aquilo o que você quer. Escolher uma carreira foi umas das coisas mais difícies que já fiz, tirando o vestibular. AHSUAHUSA
    Professor, agora uma coisa que o senhor vai gostar! De quinta-feira tenho uma matéria que se chama Homem e Sociedade! e já tenho dois livros de antropologia para ler o.O HAHA
    ah, quase esqueci... adorei esse blog novo *--*

    ResponderExcluir
  10. Professor!!!! Que bacana este blog, amei! Temos que conversar, tenho um postal pra te mandar, depois me envia por email um endereço, por favor!Bom, quero dar um "palpite" sobre diálogo acima: Thaís, a faculdade a distância pode ser realmente muito melhor que uma presencial já que depende, sobretudo, da disciplina e esforço do próprio aluno. Na Europa isso é uma realidade há muito tempo e o aluno é muito valorizado pela dedicaçao que seguramente dispensa aos estudos(à distancia nao dá para "colar", nem para outro responder presença por você, muito menos o professor fingir que explicou algo...). Sem falar que fora ñ existe as "facilidades" da faculdade privada, que você estuda de manha, à tarde ou à noite e por isso muita gente (principalmente aqueles que necessitam trabalhar) estudam à distância...
    é outra realidade!



    Beijo pra todos!

    ResponderExcluir
  11. Nathalya, SAUDADE estou eu !!! Mas como disse no final do ano, é necessário que vocês continuem caminhando !!! Fico MUITO FELIZ em saber da lista de espera !!! Afinal, no curso que você escolheu a paciência é sempre necessária !!! Não deixe de arrumar um tempinho para passar por aqui, para que possa nos contar como anda sua vida de estudante de medicina, ou a de batalhadora no cursinho !!!

    ResponderExcluir
  12. Karina, obrigado pelo elogio !!! É sempre bom poder fazer o que se gosta !!! Já que agora você tem um outro professor para lhe atormentar com as "humanas", não deixe de me contatar para que possamos discutir o que você está aprendendo !!! Como você sabe, eu sou muito curioso e adoro uma boa “discussão” !!!

    ResponderExcluir
  13. Kelen Munhoz, minha cara amiga, fico feliz em encontrar você por aqui !!! Como já lhe disse um dia, você é um dos meus bons exemplos para contar aos meus alunos !!! Sua visão de quem vive no Velho Continente pode ser de grande valia para ajudar estes jovens que aqui vivem e sonham !!! Quem sabe você não poderia, por exemplo, escrever um artigo sobre como é viver, hoje,em plena crise, na Europa !! Acho que despertaria muito interesse por aqui !!!

    No mais lhe envio um e-mail com o meu endereço e aproveito para responder as suas últimas indagações !!! Caso queira escrever um artigo, basta mandar por e-mail que eu publico aqui !!!

    ResponderExcluir
  14. Eu tbm tenho a matéria de "Homem e Sociedade" mas o cara q dá aula é mais loko q o Alexandre, kkkkkkkkkkk.

    Consegui minha bolsa do PROUNI, por mais q seja a UNIP, fazer 4 anos de graça de faculdade é fenomenal.


    E pra srta. Thaís, eu sempre disse pra vc escolher o q seria melhor pra sua vida e te satisfazesse, olha oq vc escolheu, kkkkkkkkkkkkkkkk, mas acho q ainda dá pra vc reativar a vaga na UNIP hein

    ResponderExcluir
  15. Pode deixar Professor, eu vou passar aqui sempre e contar como andam as coisas, vou ver se a semana que vem eu vou lá na escola pra ver vcs (=
    Meu cursinho começa só dia 09 então eu ainda tenho um tempinho, pq esse ano vai ser ralação total! Rss.

    ResponderExcluir
  16. Nathalya, estarei aguardando a sua visita !!!

    ResponderExcluir
  17. Carlos, é bom saber da bolsa, sem dúvida é muito mais fácil fazer uma faculdade sem ter que pagar "quase nada" !

    ResponderExcluir
  18. Professor vc viu quando uma medica cirurgiã tá ganhando...:O quase 10 mil conto iauhsiuas e é só pq ela é mulher pq os homens cirurgiões não recebem tudo isso..."eita nega ferrada"...:p

    ResponderExcluir
  19. Vanessa, minha amiga, quando você estiver ganhando o triplo disso não se esqueça de contribuir para o "lar dos velhinhos professores de história carecas e aposentados", garanto que vou precisar !!! rs rs

    ResponderExcluir

Seja bem vindo !! Aqui é o lugar onde você pode dizer o que pensa sobre o que acabou de ler em nosso artigo !!

Porém:

- Capriche no português.
- Identifique-se ! Quero poder agradecer a participação.
- Evite palavrões ou palavras que tenham duplo sentido.

Copyright© 2010-2017 HISTOSOFIA - modelo por Jason Morrow