3

O Menino do Pijama Listrado

Voltamos para falar novamente de Cinema. Na última indicação da nossa seção filmes, eu havia mostrado uma das obras que mais gostei de assistir: “2001 Uma Odisséia no Espaço” e a sua continuação “2010 O ano em que faremos contato”. Estas indicações foram para aqueles, como eu, que adoram uma boa ficção científica; principalmente quando esta trata das questões fundamentais da vida dos homens: “Quem sou?”, “De onde vim?”, entre outras. Espero que tenha assistido e que tenham gostado! Caso você tenha visto algum dos filmes, ou os dois, deixe um comentário aqui em nossa página dizendo o que você achou das obras indicadas!

Mas hoje vou deixar um pouco a ficção científica de lado e falarei de um Drama. Eu sei, muitos dirão que de dramática basta a vida, mas são com filmes como este que podemos pensar um pouco mais a nossa História e a nossa própria vida. A indicação desta vez tem como título “O Menino do Pijama Listrado”. Agora teremos a história de uma amizade entre duas crianças em plena Segunda Guerra Mundial, sendo que uma delas é alemã, filho de um militar do alto escalão do Nazismo, e o outro é judeu, prisioneiro de um campo de concentração.

Tudo se passa quando o pai de Bruno, filho do oficial alemão, é transferido de Berlim, onde a família vivia uma vida tranquila, para uma casa que fica próxima de um campo de concentração nazista, onde trabalhará seu pai. Como a família não consegue se adaptar à sua nova moradia, Bruno, sozinho, procura conhecer os arredores do que acredita ser uma fazenda, mesmo contra as ordens de seu pai que havia dito para ele nunca deixar a propriedade da família. É nesse momento que ele conhece Shmuel, um garoto que tem aproximadamente a mesma idade dele e que, curiosamente, veste sempre o mesmo pijama listrado!

Esse encontro vai despertar uma grande amizade entre os dois, que no fundo, não entendem muito bem o que está acontecendo naquele momento.

Apesar de o filme não abordar muito a questão da Guerra na parte histórica, ele acaba por mostrar como era a visão das duas crianças sobre aquele evento. Também trata como a alienação pode ser perigosa, isso quando vemos que Bruno nunca foi apresentado à realidade da Guerra!

É isso, espero que gostem! Caso tenham alguma indicação para fazer de algum filme que vocês gostam muito, comuniquem-se via e-mail ou deixem a mesma em nosso Chat. Até a próxima!

Veja abaixo um pedacinho do "Menido do pijama listrado" .....


3 comentários :

  1. Caso você tenha aceitado a sugestão e assistido ao filme, deixe aqui a sua opinião, sincera, sobre o que achou do mesmo !!! Ela poderá ser útil para outros que estão pensando em ver o filme, mas que não confiam tanto assim no “bom gosto” do velho e cansado professor Alexandre !!! rs rs rs

    ResponderExcluir
  2. O filme retrata um lado da Segunda Guerra Mundial que emocionou muito. Os meninos mostram claramente não conseguir chegar ao fundo do motivo pelo qual tudo se passa, e Bruno não entende porque seu colega não vive entre ele, normalmente. O filme é ótimo, valeu a pena assistir!!

    ResponderExcluir
  3. Bruna, valeu pela resposta !! Com a sua indicação, quem sabe, mais pessoas podem se interessar em ver o filme !!

    ResponderExcluir

Seja bem vindo !! Aqui é o lugar onde você pode dizer o que pensa sobre o que acabou de ler em nosso artigo !!

Porém:

- Capriche no português.
- Identifique-se ! Quero poder agradecer a participação.
- Evite palavrões ou palavras que tenham duplo sentido.

Copyright© 2010-2017 HISTOSOFIA - modelo por Jason Morrow