2

Invictus

Mandela chega ao poder. A África do Sul é um país esfacelado e dividido por décadas de segregação racial com o apartheid, além de viver uma condição econômica onde a miséria é uma constante.

Não esqueçamos que daqui a três meses esse país será a sede da Copa do Mundo de Futebol. Algo parecido com o que ocorria na época em que se passa o filme INVICTUS. Naquele momento esses mesmos sul-africanos estavam recebendo o Campeonato Mundial de Rugby, esporte que era praticado pelos brancos de origem holandesa e inglesa. Esses idolatravam o rugby e odiavam o futebol, que era visto como esporte de negro. Por outro lado, esse mesmo esporte, o rugby, era odiado pela população negra como forma de expressar a sua revolta por toda uma história de apartheid.

Neste momento, Mandela percebe que o rugby poderia agir como um mecanismo para aglutinar o povo da África do Sul, tanto brancos como negros, em prol de um mesmo objetivo: ser Campeão Mundial de Rugby. Para tanto, o presidente Mandela passa a apoiar a seleção na tentativa de mostrar para o seu povo que não era preciso destruir todas as “tradições” da cultura branca, que havia dominado aquele país por décadas, mas sim era possível assimilar, e fundir, toda a diversidade cultural dos negros e dos brancos fazendo, então, nascer uma verdadeira Nação.

Com o apoio de Mandela, um time fraco, com poucas chances de vitória, acaba por se tornar campeão invicto.

INVICTUS, pela história de tentar amenizar o fosso entre negros e brancos, é um filme que vale a pena ser assistido. Afinal, nesse nosso mundo, qualquer tentativa no sentido da diminuição de preconceitos e conflitos, deve sempre ser louvada !!

Saiba mais:

2 comentários :

  1. Tô loko pra ver esse filme, tão falando bem dmais.

    ResponderExcluir
  2. Carlos, em tempos de Avatar, onde os efeitos especiais são muito mais importantes que a própria história, ou mesmo a atuação, esse passa a ser um filme que vale uma visita ao cinema !!!

    ResponderExcluir

Seja bem vindo !! Aqui é o lugar onde você pode dizer o que pensa sobre o que acabou de ler em nosso artigo !!

Porém:

- Capriche no português.
- Identifique-se ! Quero poder agradecer a participação.
- Evite palavrões ou palavras que tenham duplo sentido.

Copyright© 2010-2017 HISTOSOFIA - modelo por Jason Morrow